• ‘Situação política está conturbada e isso prejudica a economia’
    Jun 21 2024
    Merval Pereira faz uma análise da semana complicada para o governo. ‘Lula anda numa fase difícil. Muito por causa dele, dos acordos que fez e das atitudes que tomou’. Comentarista destaca a posição do presidente contra o Banco Central.
    Show more Show less
    4 mins
  • 'Congressistas, de uma maneira geral, passaram a ser defensores de nichos eleitorais'
    Jun 20 2024
    Merval Pereira faz uma análise das decisões tomadas no Congresso Nacional pautadas por interesses pessoais de deputados e senadores. “Os congressistas, de uma maneira geral, passaram a ser defensores de nichos eleitorais. Eles atendem a anseios de grupos minoritários, mas que tem muita força e repercussão política. É impressionante o número de projetos que saem da cartola de Arthur Lira, que estavam adormecidos, não interessam a maioria da população e não são prioritários”. Comentarista destaca a distorção da vontade do povo.
    Show more Show less
    7 mins
  • ‘Além de uma crise institucional, Lula criou um problema para aliados dentro do Copom’
    Jun 19 2024
    Merval Pereira faz uma análise da fala do presidente Lula em relação ao Banco Central e a taxa de juros durante entrevista ao Jornal da CBN. Randolfe Rodrigues, líder do governo no Senado, disse que Galípolo, indicado por Lula, tem que votar pela baixa de juros. ‘Se o Galípolo votar a favor da manutenção da taxa de juros, vai criar um problema com Lula. Agora, se ele votar contra só para agradar o Lula, será um péssimo sinal para quando ele for presidente do Banco Central’.
    Show more Show less
    6 mins
  • "Lula está em um momento em que ele precisa ter um bode expiatório”
    Jun 18 2024
    Merval Pereira faz uma análise da entrevista do presidente Lula ao Jornal da CBN. ‘Lula precisa ter uma explicação para a perspectiva da economia brasileira. E Lula já escolheu: o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto’. Comentarista destaca que, se confirmar que não haverá corte de juros, e a decisão for por unanimidade, Campos Neto terá os últimos meses à frente do BC muito ruins politicamente. Merval explica que a escolha do novo presidente do Banco Central será mais política do que técnica.
    Show more Show less
    5 mins
  • ‘Política desenvolvimentista do PT gera desequilíbrio entre a prática e a teoria’
    Jun 17 2024
    Merval Pereira fala sobre o desempenho de Lula no G7, como convidado. Comentarista destaca que, atualmente, a imagem externa do Lula é melhor do que a interna. Nessas ocasiões, Lula defende teses muito boas. Tudo que o mundo precisa e quer ouvir. ‘Agora, o que ele fala não combina com o que ele faz. Esse é o problema. No final das contas, não tem consequência. Não tem nada que termine favoravelmente’.
    Show more Show less
    6 mins
  • ‘Uma luta entre um pensamento chamado progressista do PT contra uma ideia de equilíbrio fiscal’
    Jun 14 2024
    Merval Pereira faz uma análise da semana desafiadora para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. As coisas começaram a melhorar a partir de uma declaração conjunta com a ministra Simone Tebet sobre a possibilidade de corte nos gastos públicos. Nesta sexta-feira, ele recebeu apoio da Febraban. ‘A situação melhora à medida que ele se compromete com o corte de gastos e piora no PT’. Comentarista destaca que o espírito do PT não é de corte. ‘Lula sabe que para não deixar a economia desandar tem que dar apoio a Haddad, mas na hora ‘h’ ele tira a escada'.
    Show more Show less
    6 mins
  • ‘Situação que demonstra a incapacidade de Lula de tomar decisões’
    Jun 13 2024
    Merval Pereira fala sobre a postura do presidente Lula diante do indiciamento do ministro Juscelino Filho. Lula diz que o ministro tem o direito de provar que é inocente. ‘Evidente que uma pessoa indiciada por corrupção não pode continuar no governo. Ele que saia e vai se defender. Mas não pode colocar o governo na linha de frente dessa investigação’. Comentarista destaca que Lula está em uma situação em que tem que aceitar tudo, ‘ir levando’.
    Show more Show less
    6 mins
  • Distorção da política nas redes sociais: ‘fazer tumulto e engajar eleitores'
    Jun 12 2024
    Merval Pereira fala sobre as disputas propositais entre deputados na Câmara e o engajamento nas redes. ‘Distorção das redes sociais e da política estão levando a essa situação. O Congresso já não representa mais a população, representa nichos que os políticos eleitos exploram durante o mandato. Não importa que eles não façam nada, o que importa é que eles façam barulho’.
    Show more Show less
    5 mins