Contos Clássicos.  By  cover art

Contos Clássicos.

By: Leonardo Rossi Lazzari
  • Summary

  • Olá, boas vindas à este canal.

    Toda semana traremos contos clássicos, em domínio público.

    Criação de conteúdo: Lazzap

    Criação e locução: Leo Rossi.
    Lazzap
    Show more Show less
Episodes
  • 05 Manusrito encontrado em uma garrafa - Edgar Allan Poe
    Jan 9 2024
    Manuscrito Encontrado Numa Garrafa é um conto escrito por Edgar Allan Poe e publicado em 1833.

    Narrado em primeira pessoa, acompanhamos o narrador que parte em uma viagem à bordo de uma embarcação. Em alto mar, porém, eles são surpreendidos por um furacão que acaba matando quase toda a tripulação, deixando vivos apenas ele e um velho sueco. Após dias vagando em noites intermináveis, eles se verão em apuros novamente quando se chocam com um outro navio, muito maior que o seu. O protagonista então muda de embarcação, porém não é visto ou notado por ninguém nela, tornando tudo uma situação assombrosa.

    Show more Show less
    22 mins
  • 04 Navio Negreiro - Castro Alves
    Jan 7 2024
    Castro Alves, poeta baiano do século XIX, é uma figura fundamental na literatura brasileira e frequentemente cobrado em vestibulares.

    Entre suas obras mais notáveis está o épico “Navio Negreiro“, que denuncia a tragédia da escravidão no Brasil, evidenciando sua luta pela abolição.

    O escritor fez parte do movimento literário conhecido como “Condoreirismo“, que buscava transformar a literatura em instrumento de mudança social. Sua importância transcende o âmbito literário, uma vez que suas palavras e ideais contribuíram para o debate político e social de sua época, tornando-o uma figura imprescindível para compreender a história e a literatura brasileira. Estudar sua obra é não apenas uma exigência dos vestibulares, mas também uma oportunidade de entender melhor as raízes e as lutas do Brasil do século XIX.
    Show more Show less
    10 mins
  • 03 O Monstro - Humberto de Campos
    Jan 4 2024

    Terceiro ocupante da Cadeira 20, eleito em 30 de outubro de 1919, na sucessão de Emílio de Menezes e recebido pelo Acadêmico Luís Murat em 8 de maio de 1920.Humberto de Campos (H. de C. Veras), jornalista, crítico, contista e memorialista, nasceu em Miritiba, hoje Humberto de Campos, MA, em 25 de outubro de 1886, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 5 de dezembro de 1934.

    Autodidata, grande leitor, acumulou erudição, que utilizava nas crônicas. Poeta neoparnasiano, fez parte do grupo da fase de transição anterior a 1922. Poeira é um dos últimos livros da escola parnasiana no Brasil. Fez também crítica literária de natureza impressionista. É uma crítica de afirmações pessoais, que não se fundamentam em critérios e, por isso, não podem ser endossadas nem verificadas. Na crônica, seu recurso mais corrente era tomar conhecidas narrativas e dar-lhes uma forma nova, fazendo comentários e digressões sobre o assunto, tecendo comparações com outras obras. No fundo ou na essência, não era uma crítica profunda, que não resiste ao tempo.






    fonteˆhttps://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm%3Fsid%3D221/biografia
    Show more Show less
    9 mins

What listeners say about Contos Clássicos.

Average customer ratings

Reviews - Please select the tabs below to change the source of reviews.