Episodios

  • #056 Síndrome da Fadiga Crônica: invisibilidade e a relação com a Covid
    Nov 17 2025
    Você já parou pra pensar quantas pessoas no Brasil possivelmente estão sofrendo com uma doença invisível, que grande parte da sociedade nem imagina?

    Já parou para pensar como é acordar todos os dias sentindo um cansaço extremo, em que cada movimento exige um esforço enorme? Uma exaustão física e mental que não passa, dificuldade de dormir e de ficar em pé.

    Essa é a realidade diária de milhões de pessoas que vivem com a chamada Encefalomielite Miálgica, mais conhecida como Síndrome da Fadiga Crônica, uma doença pós-viral, que teve um aumento após a pandemia.

    No Brasil, não há dados oficiais, mas estima-se que mais de 2,6 milhões de brasileiros possam ter a doença, que ainda é subdiagnosticada e negligenciada.

    A nossa conversa nesse episódio é com a doutora Eloara Campos (CRM-SP: 103.072 / RQE: 68038), pneumologista e fisiologista do exercício, professora pela Unifesp e médica do Hospital Sírio Libanês. E também com a psicóloga Ivana Andrade (CRP 06/200858), que é mestranda em Ciências da Saúde pela UNIFESP. A história da Ivana como paciente de Síndrome de Fadiga Crônica a transformou em uma ativista pelas políticas públicas.

    https://www.instagram.com/ivanaandrade/

    Vem comigo? Dê o play!

    Siga o POD no Instagram: https://www.instagram.com/podfalardesaude/
    Inscreva-se no Canal do Youtube: https://www.youtube.com/@PodFalarDeSaude


    Más Menos
    53 m
  • #055 Crise climática: impactos na saúde e riscos de novas pandemias
    Nov 3 2025
    Ondas de calor, mudanças bruscas de temperatura, inundações, poluição do ar. Além dos prejuízos ambientais, qual é o preço que a nossa saúde paga diante da crise climática já escancarada?

    Estamos diante da COP 30- a Conferência do Clima das Nações Unidas para a Mudanças Climáticas, que será em Belém no Pará. Essa é a chance de colocarmos em pauta a urgência de proteger nossas florestas e reduzir a emissão de gases poluentes.

    Um estudo publicado na revista Nature em 2022 projeta que as mudanças climáticas poderão gerar mais de 300 mil primeiros encontros entre espécies e até 15 mil transferências virais até 2070 . Ou seja, o aumento das temperaturas aumenta o risco de novas pandemias.

    A conversa nesse episódio é com a doutora Rosana Richtmann, infectologista do Instituto Emílio Ribas, em São Paulo (CRM SP 50470 | RQE Nº: 122389). Ela também está à frente do projeto Doutores das Águas, uma expedição em barco que oferece atendimento médico e odontológico aos povos ribeirinhos da Amazônia desde 2011.

    https://www.instagram.com/doutoresdasaguas/

    Vem comigo? Dê o play!

    Siga o POD no Instagram: https://www.instagram.com/podfalardesaude/

    Inscreva-se no canal do Youtube: https://www.youtube.com/@podfalardesaude
    Más Menos
    35 m
  • #054 Câncer infantil: desafios no acesso ao diagnóstico e tratamento
    Oct 20 2025
    Você sabia que cerca de oito mil casos anuais de câncer infanto juvenil são registrados no Brasil e é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, segundo o Instituto Nacional de Câncer?

    Os tipos mais comuns nessa faixa etária são: as leucemias (que afetam o sangue e a medula óssea), tumores do sistema nervoso central, linfomas, neuroblastomas, tumores nos rins, e sarcomas (em tecidos moles).

    A região Sul do País registra a maior taxa de incidência da doença, seguida pela região Sudeste, enquanto a menor taxa ocorre na região Norte.

    O problema é que o Brasil tem profundas desigualdades regionais no acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado, fatores que impactam diretamente as chances de cura e a qualidade de vida dos pacientes.

    Essa é uma constatação do Panorama da Oncologia Pediátrica, elaborado pelo Instituto Desiderata. E para se ter uma ideia, o diagnóstico precoce pode elevar as chances de cura em até 80%.

    A conversa nesse episódio é com Renata Couto, diretora executiva do Instituto. Ela conta como a iniciativa Unidos pela Cura vem aumentando o acesso ao diagnóstico precoce e tratamento em crianças com câncer tanto no Rio de Janeiro, como em Pernambuco.

    https://www.instagram.com/institutodesiderata/

    Vem comigo? Dê o play!

    Siga o podcast no Instagram: https://www.instagram.com/podfalardesaude/
    Inscreva-se no canal do Youtube: https://www.youtube.com/@podfalardesaude





    Más Menos
    39 m
  • #053 Câncer nos olhos: prevenção na primeira infância salva vidas
    Oct 6 2025
    Você já olhou bem no fundo dos olhos do seu filho ou da sua filha hoje? Além da questão da conexão, claro, isso também pode ser um hábito que ajuda a salvar vidas.

    Isso porque muitas doenças na visão podem ser diagnosticadas precocemente, como é o caso do retinoblastoma, um câncer raro que se desenvolve na retina, parte interna dos olhos. É o tumor ocular mais comum em crianças, mas é raro e responde por 3% dos cânceres infantis.

    Aproximadamente 90% dos casos são descobertos antes dos cinco anos de idade. Quando diagnosticado precocemente e tratado, as chances de cura podem chegar a 90%. Se diagnosticado tardiamente, pode provocar cegueira e até levar à morte.

    Diante desse cenário, a campanha De Olho nos Olhinhos tem o intuito de conscientizar sobre o diagnóstico precoce e alertar cuidadores sobre os sinais de atenção.

    O bate papo nesse episódio é com Daiana Garbin, jornalista, palestrante, mãe da Lua e fundadora da campanha De Olho nos Olhinhos. E também com a doutora Carla Macedo, oncologista pediátrica do GRAAC (CRM 82954 | RQE 47764).

    Vem comigo? Dê o play!

    Siga o POD Falar de Saúde no Instagram: https://www.instagram.com/podfalardesaude/
    Confira o perfil da campanha no Instagram: https://www.deolhonosolhinhos.org/

    Prêmio MPB- Melhores Podcasts do Brasil

    Estamos na segunda fase de votação popular. O voto é único em cada categoria.
    Como votar:
    1️⃣ Cadastre e-mail, nome, WhatsApp e data de nascimento em: https://www.premiompb.com.br/votar
    2️⃣ Confirme o link que chegar no seu e-mail
    3️⃣ Vote nos nossos podcasts
    DIREITO — Prosa de Trabalho (Janaína Oliveira e Rafael Silva)

    EDUCAÇÃO — Estação História (Diego Brião)
    GRANDE MÍDIA — RW+ (time de repórteres do Grupo Radioweb)
    SAÚDE E BEM-ESTAR — POD Falar de Saúde (Carolina Cassola) — ficou em 1º na fase anterior! 🏆
    Más Menos
    50 m
  • #052 Setembro Amarelo: como prevenir suicídio e acolher o paciente?
    Sep 22 2025
    O suicídio é um grande problema de saúde pública com impactos na sociedade

    Todos os anos, mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio no mundo. É uma das principais causas de morte entre jovens de 15 e 29 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, os registros giram em torno de 14 mil casos anuais.
    Como deve ser o tratamento médico e o acolhimento no consultório de psicoterapia desse paciente que tentou tirar a própria vida?

    Como esse é o mês do Setembro Amarelo, de prevenção do suicídio, a gente vai reprisar um episódio do podcast sobre assunto. Foi um dos primeiros conteúdos e também um dos mais acessados.
    A conversa foi com o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (@abpbrasil), Antônio Geraldo da Silva (@antoniogeraldo), e com a psicóloga Camila Tuchlinski, criadora do Mentalistas na Clínica (mentalistas_na_clinica).

    Vem comigo? Dê o play!

    https://www.setembroamarelo.com/
    Más Menos
    41 m
  • #051 Cigarro eletrônico: uma ameaça à saúde de jovens e adultos
    Sep 8 2025
    Você já deve ter ouvido falar do cigarro eletrônico, vape, ou pod e talvez até conheça quem faz uso dele. É um dispositivo que se tornou muito comum entre os jovens nos últimos anos, mas tem causado graves problemas de saúde.

    As políticas públicas de controle do tabagismo, incluindo programas gratuitos de tratamento, coordenadas pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), fizeram do Brasil um exemplo mundial.

    Recentemente, a OMS reconheceu que o Brasil é um dos 4 países do mundo que mais avançaram no controle do tabaco, mas chama a atenção para a disseminação de cigarros eletrônicos e produtos de tabaco aquecido, o que tem levado muitos jovens ao consumo.

    Estudos mais recentes, já vem mostrando os efeitos nocivos para a saúde a curto e médio prazo.

    A convidada nesse episódio é a médica pneumologista Maria Vera Castellano (CRM:38949), membro da Comissão Científica de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e coordenadora do Ambulatório de Tabagismo do Hospital do Servidor Público de São Paulo.

    Vem comigo? Dê o play!

    Mais informações sobre tabagismo e cigarro eletrônico, acesse: https://www.instagram.com/pneumosbpt/


    Vote no Prêmio MPB- Melhores Podcasts do Brasil! O POD Falar de Saúde concorre na categoria Saúde e Bem Estar:
    https://www.premiompb.com.br/votar

    Temos vários conteúdos da Radioweb concorrendo! 🙌
    ⚠️ Atenção: o voto é único por categoria, então precisamos engajar geral!
    👉 Passo a passo:
    1️⃣ Cadastre e-mail, nome, whats e data de nascimento no site: https://www.premiompb.com.br/votar
    2️⃣ Confirme o link que chega no seu e-mail🧡
    3️⃣ Vote nos nossos podcasts 🧡

    Estamos concorrendo em outras 5 categorias:
    ✨ Assuntos Diversos – Política se Discute?, com Norberto Notari

    ✨ Direito – Prosa de Trabalho , com Janaína Oliveira e Rafael Silva
    ✨ Educação – Estação História , com Diego Brião
    ✨ Esporte – Preleção , com Dani Esperon
    ✨ Grande Mídia – RW+ , com o time de repórteres da Radioweb
    Más Menos
    41 m
  • #050 Mudanças no estilo de vida podem melhorar a saúde
    Aug 18 2025
    Você já parou pra pensar se o seu estilo de vida, a sua rotina gera mais prazer ou mais estresse no seu dia a dia? Sabia que algumas mudanças simples, dentro do seu contexto social, podem fazer diferença na sua saúde? Como a medicina vem mudando o olhar sobre o paciente?

    Nesta edição comemorativa de 2 anos do POD Falar de Saúde, a convidada é a Simone Nascimento (CRM-SP 98753), médica especialista em Medicina do Estilo de Vida, palestrante, consultora de qualidade de vida e apresentadora do Canal Futura. O bate papo também vai pelo tema da saúde mental: ajustes na rotina de trabalho e como não sermos “engolidos” pelas telas.

    Vem comigo? Dê o play!

    https://www.instagram.com/simone.estilodevida/

    Más Menos
    53 m
  • #049 Distúrbios do sono afetam qualidade de vida
    Aug 4 2025
    Como você avalia a sua qualidade do sono: boa ou ruim? Costuma roncar e acha que é normal?

    Desde a pandemia, os distúrbios do sono aumentaram de forma significativa, e cerca de 40% da população mundial tem algum problema relacionado ao sono.

    Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz de 2023 revelou que 72% dos brasileiros sofrem com doenças e condições que afetam a qualidade do sono, seja impedindo a pessoa de adormecer, interrompendo o sono ou tornando o sono insuficiente para a recuperação do organismo.

    As doenças mais prevalentes na população brasileira são apneia obstrutiva do sono, insônia crônica e síndrome das pernas inquietas.

    Nesse episódio você vai conhecer a história da Mônica, que sofre de insônia desde a infância e também já fez tratamento para apneia.

    Também tem bate papo com o médico otorrinolaringologista Renato Stefanini (CRM:107.748 / RQE:35497), que é coordenador do Núcleo de Medicina do Sono do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo.

    Vem comigo? Dê o play!
    Más Menos
    43 m