#057 Dengue: desafios para 2026 e o que esperar da vacina no SUS Podcast Por  arte de portada

#057 Dengue: desafios para 2026 e o que esperar da vacina no SUS

#057 Dengue: desafios para 2026 e o que esperar da vacina no SUS

Escúchala gratis

Ver detalles del espectáculo

OFERTA POR TIEMPO LIMITADO | Obtén 3 meses por US$0.99 al mes

$14.95/mes despues- se aplican términos.
Muita gente já se deparou com o famoso mosquito de listas brancas, o tão conhecido aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O estrago que ele tem feito também já é conhecido. Se você teve dengue, ou já conheceu alguém que teve, sabe do que estou falando: muito mal estar, febre alta, dor no corpo, nas articulações e vários outros sintomas que variam de pessoa para pessoa. É uma doença muito debilitante por alguns dias.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2025, o Brasil registrou mais de 1,4 milhão de casos prováveis de dengue, uma redução de cerca de 75% em comparação com o mesmo período de 2024. Mas a verdade é que os índices de contaminação ainda estão muito altos.

Um levantamento feito pela pasta com 3,2 mil municípios aponta que 30% destas cidades estão em situação de alerta para a proliferação e transmissão de doenças pelo Aedes no próximo ano.

Cientistas projetam que o Brasil terá um 1,8 milhão de casos de dengue em 2026, um número mais elevado e preocupante.

Pois é, o período de chuvas e das altas temperaturas está chegando, um prato cheio para o mosquito da dengue.

Nesse episódio a gente vai falar sobre o que podemos fazer, individual e coletivamente para prevenir uma nova epidemia como a gente teve em 2024, o que as mudanças climáticas tem a ver com a proliferação do mosquito e como está o cenário da vacinação no país.

A conversa é com a doutora Melissa Falcão (@melissabfalcao), infectologista e consultora da coordenação geral de arboviroses do Ministério da Saúde e membro do Comitê Científico de Arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Vem comigo? Dê o play!

Edição de vídeo: Luísa Scopel

Todavía no hay opiniones