POD Falar de Saúde Podcast Por RW Cast arte de portada

POD Falar de Saúde

POD Falar de Saúde

De: RW Cast
Escúchala gratis

Obtén 3 meses por US$0.99 al mes + $20 crédito Audible

Um podcast para falar de forma simples e clara sobre saúde integral. Você sabe o que é isso? É quando a gente fala de saúde física, mental e emocional.

A cada 15 dias, um tema diferente é o centro da conversa que reúne especialistas da área da saúde e também pacientes.

Conduzido pela jornalista Carolina Cassola, uma pessoa apaixonada pelo assunto, o POD Falar de Saúde é para todas as idades: crianças, adolescentes, adultos e idosos.Copyright RW Cast
Enfermedades Físicas Higiene y Vida Saludable Psicología Psicología y Salud Mental
Episodios
  • #056 Síndrome da Fadiga Crônica: invisibilidade e a relação com a Covid
    Nov 17 2025
    Você já parou pra pensar quantas pessoas no Brasil possivelmente estão sofrendo com uma doença invisível, que grande parte da sociedade nem imagina?

    Já parou para pensar como é acordar todos os dias sentindo um cansaço extremo, em que cada movimento exige um esforço enorme? Uma exaustão física e mental que não passa, dificuldade de dormir e de ficar em pé.

    Essa é a realidade diária de milhões de pessoas que vivem com a chamada Encefalomielite Miálgica, mais conhecida como Síndrome da Fadiga Crônica, uma doença pós-viral, que teve um aumento após a pandemia.

    No Brasil, não há dados oficiais, mas estima-se que mais de 2,6 milhões de brasileiros possam ter a doença, que ainda é subdiagnosticada e negligenciada.

    A nossa conversa nesse episódio é com a doutora Eloara Campos (CRM-SP: 103.072 / RQE: 68038), pneumologista e fisiologista do exercício, professora pela Unifesp e médica do Hospital Sírio Libanês. E também com a psicóloga Ivana Andrade (CRP 06/200858), que é mestranda em Ciências da Saúde pela UNIFESP. A história da Ivana como paciente de Síndrome de Fadiga Crônica a transformou em uma ativista pelas políticas públicas.

    https://www.instagram.com/ivanaandrade/

    Vem comigo? Dê o play!

    Siga o POD no Instagram: https://www.instagram.com/podfalardesaude/
    Inscreva-se no Canal do Youtube: https://www.youtube.com/@PodFalarDeSaude


    Más Menos
    53 m
  • #055 Crise climática: impactos na saúde e riscos de novas pandemias
    Nov 3 2025
    Ondas de calor, mudanças bruscas de temperatura, inundações, poluição do ar. Além dos prejuízos ambientais, qual é o preço que a nossa saúde paga diante da crise climática já escancarada?

    Estamos diante da COP 30- a Conferência do Clima das Nações Unidas para a Mudanças Climáticas, que será em Belém no Pará. Essa é a chance de colocarmos em pauta a urgência de proteger nossas florestas e reduzir a emissão de gases poluentes.

    Um estudo publicado na revista Nature em 2022 projeta que as mudanças climáticas poderão gerar mais de 300 mil primeiros encontros entre espécies e até 15 mil transferências virais até 2070 . Ou seja, o aumento das temperaturas aumenta o risco de novas pandemias.

    A conversa nesse episódio é com a doutora Rosana Richtmann, infectologista do Instituto Emílio Ribas, em São Paulo (CRM SP 50470 | RQE Nº: 122389). Ela também está à frente do projeto Doutores das Águas, uma expedição em barco que oferece atendimento médico e odontológico aos povos ribeirinhos da Amazônia desde 2011.

    https://www.instagram.com/doutoresdasaguas/

    Vem comigo? Dê o play!

    Siga o POD no Instagram: https://www.instagram.com/podfalardesaude/

    Inscreva-se no canal do Youtube: https://www.youtube.com/@podfalardesaude
    Más Menos
    35 m
  • #054 Câncer infantil: desafios no acesso ao diagnóstico e tratamento
    Oct 20 2025
    Você sabia que cerca de oito mil casos anuais de câncer infanto juvenil são registrados no Brasil e é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, segundo o Instituto Nacional de Câncer?

    Os tipos mais comuns nessa faixa etária são: as leucemias (que afetam o sangue e a medula óssea), tumores do sistema nervoso central, linfomas, neuroblastomas, tumores nos rins, e sarcomas (em tecidos moles).

    A região Sul do País registra a maior taxa de incidência da doença, seguida pela região Sudeste, enquanto a menor taxa ocorre na região Norte.

    O problema é que o Brasil tem profundas desigualdades regionais no acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado, fatores que impactam diretamente as chances de cura e a qualidade de vida dos pacientes.

    Essa é uma constatação do Panorama da Oncologia Pediátrica, elaborado pelo Instituto Desiderata. E para se ter uma ideia, o diagnóstico precoce pode elevar as chances de cura em até 80%.

    A conversa nesse episódio é com Renata Couto, diretora executiva do Instituto. Ela conta como a iniciativa Unidos pela Cura vem aumentando o acesso ao diagnóstico precoce e tratamento em crianças com câncer tanto no Rio de Janeiro, como em Pernambuco.

    https://www.instagram.com/institutodesiderata/

    Vem comigo? Dê o play!

    Siga o podcast no Instagram: https://www.instagram.com/podfalardesaude/
    Inscreva-se no canal do Youtube: https://www.youtube.com/@podfalardesaude





    Más Menos
    39 m
Todavía no hay opiniones