Episodios

  • Divã na CBN: Entenda a importância da função paterna e do estabelecimento de limites no desenvolvimento infantil
    Jan 15 2026
    Psicanalistas explicam como a imposição de regras de forma amorosa ajuda a organizar a vida psíquica das crianças e a superar a fusão imaginária com a mãe.
    Más Menos
    11 m
  • Divã na CBN: Entenda como a angústia se manifesta na infância e a importância da escuta dos pais
    Jan 8 2026
    No Divã da CBN desta quinta-feira: os psicanalistas Ruth Cavalcante e Leandro Borges falam sobre a angústia como uma das experiências mais precoces do ser humano, presente desde o nascimento. Eles explicam que, como a criança ainda não possui recursos linguísticos para expressar o que sente, o corpo e o choro tornam-se os principais meios de comunicação de desconfortos e medos. O programa destaca a necessidade de os pais estarem atentos aos sinais sintomáticos e de utilizarem o brincar e o universo lúdico para ajudar os filhos a traduzirem suas emoções e enfrentarem momentos de transição, como a separação e o início da vida escolar.
    Más Menos
    10 m
  • Divã na CBN: Entenda como as crianças usam os convívios como referência durante o crescimento
    Jan 1 2026
    No Divã da CBN desta sexta-feira (1ª): os jornalistas e psicanalistas, Ruth Cavalcanti e Leandro Borges falam sobre o momento em que a criança começa entender quem é e como o ambiente familiar pode influenciar nesta fase. Entenda como as crianças usam os convívios como referência.

    Ouça o quadro completo:
    Más Menos
    9 m
  • Divã na CBN: Psicanalistas abordam a solidão como uma experiência estrutural e necessária
    Dec 25 2025
    No Divã na CBN desta quinta-feira (25), Ruth Cavalcante e Leandro Borges discutem como a solidão faz parte da constituição psíquica de todos nós e pode se tornar mais evidente durante as festas de fim de ano. Mesmo cercadas de pessoas, muitas pessoas se sentem deslocadas ao lidar com suas próprias angústias e comparações com a felicidade alheia. Os psicanalistas explicam que, embora estrutural, a solidão encontra um contraponto importante nos laços afetivos e no amor — elemento essencial para que possamos seguir desejando e vivendo em relação com o outro.
    Más Menos
    9 m
  • Divã na CBN: Psicanalistas abordam a solidão como uma experiência estrutural e necessária
    Dec 18 2025
    No Divã na CBN desta quinta-feira (18), os psicanalistas Ruth Cavalcanti e Leandro Borges abordam a experiência da solidão, muitas vezes intensificada pelas festas de fim de ano. Para os especialistas, a solidão não é um sentimento de falta, mas uma condição estrutural e necessária do ser humano, que existe antes mesmo dos laços sociais. Eles explicam que, diferente do isolamento, que é a ausência de vínculos, a solidão pode ser um espaço de autocuidado e reflexão. Em um período de grande apelo social para comemorações, o convite é para que cada um encontre seu próprio equilíbrio, aproveitando os momentos de recolhimento para se reconectar consigo mesmo, sem se sentir deslocado.
    Más Menos
    11 m
  • Divã na CBN: Psicanalistas comentam sobre o peso dos papéis que as pessoas assumem dentro da família
    Dec 11 2025
    No Divã na CBN desta quinta-feira, os psicanalistas Ruth Cavalcanti e Leandro Borges abordam o significado de ocupar um lugar na rede familiar e as limitações que isso pode trazer. Com a chegada das festas de fim de ano, esses papéis costumam ser reforçados, gerando angústia e a sensação de sermos empurrados para versões antigas de nós mesmos.
    Más Menos
    11 m
  • Divã na CBN: Ruth Cavalcante e Leandro Borges falam sobre 'excessos'
    Nov 20 2025
    No Divã na CBN desta quinta-feira (20): Ruth Cavalcante e Leandro Borges continuam abordando o assunto "excessos". A sensação de sentir falta de algo, sem nem mesmo saber o que é.

    Ouça o quadro completo:
    Más Menos
    9 m
  • Divã na CBN: Psicanalistas comentam sobre os excessos em um tempo que não permite pausas
    Nov 13 2025
    No Divã na CBN desta quinta-feira (13), os psicanalistas Ruth Cavalcanti e Leandro Borges comentam sobre os excessos da vida em um tempo que não permite pausas, tudo fdever ser vivido
    intensamente, aproveitado ao máximo e compartilhado. Quanto mais o sujeito se multiplica mais ele se perde.
    Más Menos
    9 m
adbl_web_global_use_to_activate_DT_webcro_1694_expandible_banner_T1