Episodios

  • “Muitos dos valores que as pessoas conhecem também procurou sempre transmitir em casa”: Francisco Pinto Balsemão nas palavras de Francisco Pedro Balsemão
    Oct 22 2025

    "Houve alturas em que esteve para desistir e não desistiu. Manteve-se sempre até ao fim a lutar no que acreditava que era a liberdade", conta Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa e autor do podcast Geração 80, nas suas primeiras declarações públicas sobre o falecimento de Francisco Pinto Balsemão, pai, marido, avô, jornalista, empreendedor e fundador do Expresso e da SIC. "Hoje vi aqui muitos sorrisos, mas vi muitas lágrimas também. É gratidão que nos vai na alma pela onda de agradecimento das pessoas pelo que Francisco Pinto Balsemão fez pelo país", relata o CEO da Impresa sobre a figura histórica, ex-primeiro-ministro de Portugal, e sobre "um pai que sempre quis que os filhos fossem unidos, fortes e divertidos, à imagem dele". Sempre à frente do seu tempo e na vanguarda das novas tecnologias aplicadas ao jornalismo e à liberdade de imprensa, era "a pessoa mais antiga da empresa, mas era a pessoa mais curiosa e aquele que mais nos desafiava, mais exigia de nós para pensarmos de forma mais universal e abrangente", considera Francisco Pedro. "Temos muito orgulho dele", relembra o filho mais novo de Francisco Pinto Balsemão, em direto na SIC Notícias, sobre o legado do fundador da Impresa, falecido a 21 de outubro de 2025, aos 88 anos.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    13 m
  • Francisco Pinto Balsemão (1937-2025): “Não me apetece morrer, mas estou consciente de que o meu comboio está a chegar à estação. Estou preparado para isso”
    Oct 21 2025

    Nasceu em Lisboa a 1 de setembro de 1937 e foi no jornalismo e na comunicação que, verdadeiramente, se encontrou a nível profissional: "Ainda hoje me considero jornalista. Tenho carteira profissional, tenho muito orgulho em tê-la, e tem o número 18" disse, em janeiro de 2023, o fundador do Expresso e da SIC ao diretor do semanário, João Vieira Pereira. Deixou-nos hoje, dia 21 de outubro de 2025.

    Estreou-se nestas lides no vespertino Diário Popular, "um jornal que infelizmente já desapareceu", do qual era acionista o seu tio Francisco Pinto Balsemão. Nascido em berço de ouro, mas ciente das responsabilidades sociais que isso lhe dava, o Conselheiro de Estado Francisco José Pereira Pinto Balsemão começou na política como deputado da Ala Liberal nos últimos anos do Estado Novo e, depois do 25 de Abril de 1974, fundador do PSD, deputado na Assembleia Constituinte e na Assembleia da República. Tornou-se primeiro-ministro depois da morte trágica de Francisco Sá Carneiro: "Foi um dos momentos mais tristes, mais trágicos, mais difíceis da minha vida. Tive de o enfrentar, e acho que fiz tudo o que podia para saber enfrentá-lo". Desta fase da vida política portuguesa, orgulha-se da "revisão Constitucional de 1982 e do avanço decisivo que conseguimos nas negociações para a entrada de Portugal na Europa".

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    57 m
  • Memórias de Francisco Pinto Balsemão: Introdução
    Jan 22 2025

    'Memórias' é uma janela aberta para a vida de Francisco Pinto Balsemão e uma visita guiada pelo seu caminho e pela sua obra. Editado pela agência de inovação Instinct a partir da voz de Francisco Pinto Balsemão, contou com sonoplastia de João Luís Amorim, coordenação de Mónica Balsemão e Joana Beleza e direção de João Vieira Pereira.

    Baseado na obra homónima publicada pela Porto Editora, teve ainda a participação especial de Clara de Sousa. Todo o livro é reproduzido em quatro temporadas de podcast, num total de 24 episódios. Oiça aqui o trailer e subscreva o podcast.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    9 m
  • A Próxima Vaga. A Inteligência Artificial veio mesmo para ficar, mas vamos poder confiar totalmente nela?
    Sep 4 2024

    Arlindo Oliveira, professor do Instituto Superior Técnico, autor de várias obras sobre tecnologia e consultor científico deste podcast, faz um ponto de situação sobre os avanços atuais na Inteligência Artificial e as grandes pistas abertas neste campo de inovação e disrupção. Oiça aqui a conversa com Francisco Pinto Balsemão, originalmente publicada a 12 de abril de 2024.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    30 m
  • A Próxima Vaga. Segurança nacional e Inteligência Artificial: como podemos controlar uma máquina que é capaz de aprender e de ultrapassar os humanos?
    Sep 2 2024

    Este verão o Expresso recupera o melhor do primeiro semestre de 2024: oiça aqui o podcast de Francisco Pinto Balsemão sobre Inteligência Artificial.

    A inteligência artificial (IA) tem se desenvolvido rapidamente nos últimos anos, com inúmeras oportunidades para a sociedade, mas também grandes desafios e preocupações, especialmente quando se trata da segurança dos países. A IA pode potencialmente melhorar a eficiência das operações de segurança, ajudar na identificação de ameaças e até mesmo antecipar ataques, mas estes sistemas de IA também podem cometer erros fatais, facilitar a existência de ataques cibernéticos avançados e dar lugar a armamento autónomo, sem controlo humano. Quais são as implicações éticas e legais dos avanços da IA na segurança nacional? E como podemos equilibrar a necessidade de segurança e vigilância com a privacidade dos cidadãos? Para responder a estas e outras questões sobre tecnologia, inovação e regulamentação da IA foram convidados do podcast A Próxima Vaga o Almirante Henrique Gouveia e Melo e Pedro Domingos, professor de Ciências da Computação na Universidade de Washington, nos EUA, e autor do livro 'O Algoritmo Mestre'.

    Oiça aqui o último episódio de Francisco Pinto Balsemão, originalmente publicado a 28 de março de 2024.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    37 m
  • A Próxima Vaga. Banca e Inteligência Artificial: os algoritmos podem levar-nos a decisões injustas na análise de crédito ou outros processos bancários?
    Aug 30 2024

    Este verão o Expresso recupera o melhor do primeiro semestre de 2024: oiça aqui o podcast de Francisco Pinto Balsemão sobre Inteligência Artificial.

    A integração da Inteligência Artificial (IA) na banca já está a acontecer e enfrenta uma série de desafios importantes, na área da regulamentação, segurança e transparência. Neste como noutros setores, é essencial estabelecer normas que garantam a ética e a responsabilidade no uso da IA, além de proteger a privacidade dos clientes e dos seus dados financeiros. A adoção generalizada da IA na banca requer a confiança dos clientes e para isso é preciso garantir que a análise de grandes volumes de dados por esta tecnologia seja imparcial e favoreça a igualdade de oportunidades. Algumas das grandes questões neste domínio são: como é que a IA pode melhorar a experiência do cliente no setor bancário? Quais são os riscos associados ao uso da IA na tomada de decisões financeiras importantes e como é que esses riscos podem ser mitigados? Que funções e processos podem ser automatizados e quais são as possíveis consequências para os funcionários bancários?

    Para responder a estas e outras perguntas foram convidadas Isabel Guerreiro, Engenheira Informática e de Computadores, responsável pelos pelouros pelouros da Transformação, IT e área comercial do Banco Santander Portugal, e Madalana Talone, administradora executiva da Caixa Geral de Depósitos, com responsabilidade pelas áreas de Transformação, Inteligência Artificial, Tecnologia e Sistemas de Informação, Banca Digital e Operações.

    O 10º debate do podcast 'A Próxima Vaga' foi moderado por Francisco Pinto Balsemão, originalmente publicado a 21 de março de 2024.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    36 m
  • A Próxima Vaga. Direito e Inteligência Artificial: como é que se pode legislar um 'alvo' em movimento e constante evolução como o robô?
    Aug 28 2024

    Este verão o Expresso recupera o melhor do primeiro semestre de 2024: oiça aqui o podcast de Francisco Pinto Balsemão sobre Inteligência Artificial.

    À medida que a IA se torna mais omnipresente em vários setores, surgem desafios e preocupações que exigem a implementação de leis e regulamentos específicos para estruturar a sua utilização.

    A legislação deve abordar questões de responsabilidade legal em casos de danos ou consequências adversas causadas por sistemas de IA, o que envolve a definição de responsabilidades para os fabricantes, programadores e utilizadores de sistemas de IA.

    Mas como criar leis para uma matéria em constante mutação e evolução?

    A União Europeia tem sido pioneira nesta matéria e os eurodeputados debatem esta terça-feira, 12 de março, e vão aprovar na quarta-feira o acordo que estabelece obrigações para a inteligência artificial (IA) com base no seu potencial risco e nível de impacto.

    Para nos falar sobre isto mas também sobre até que ponto a inteligência artificial pode substituir o trabalho humano no setor jurídico e como podemos garantir a transparência e a responsabilidade na tomada de decisões automatizadas, foram convidadosa eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e doutorada em Economia pela Faculdade de Economia da mesma universidade, e Luís Barreto Xavier, professor convidado da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, onde leciona e investiga nas áreas de Direito Internacional Privado e do Direito Digital (desde 2019, leciona uma disciplina de Direito da Inteligência Artificial (IA) na licenciatura).

    Oiça aqui o debate moderado por Francisco Pinto Balsemão. Este é o 9º de 11 episódios dedicados ao impacto da Inteligência Artificial em diversos setores da sociedade, originalmente publicado a 14 de março de 2024.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    37 m
  • A Próxima Vaga. Ética e Inteligência Artificial: como podemos garantir que esta tecnologia é usada para o bem da Humanidade e não para fins maliciosos?
    Aug 26 2024

    Este verão o Expresso recupera o melhor do primeiro semestre de 2024: oiça aqui o podcast de Francisco Pinto Balsemão sobre Inteligência Artificial.

    À medida que a inteligência artificial continua a evoluir, é preciso garantir que seja desenvolvida e implementada de forma responsável, tendo em conta o a responsabilidade e o bem-estar humano. Mas como podemos equilibrar a autonomia dos sistemas de IA com o controlo humano? E como podemos garantir a transparência dos algoritmos para evitar decisões injustas? Para responder a estas e outras perguntas, foram convidados a Professora Catedrática de Ética, Maria do Céu Patrão Neves, Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, perita em ética e avaliadora de projetos pela Comissão Europeia, e ainda Afonso Seixas Nunes, padre jesuíta, professor de Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Saint Louis nos EUA e especialista em Direito Internacional e Direito da Guerra.

    Oiça aqui o oitavo episódio do podcast A Próxima Vaga, moderado por Francisco Pinto Balsemão, originalmente publicado a 1 de março de 2024.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    38 m