Deixar o Mundo Melhor Podcast Por Francisco Pinto Balsemão arte de portada

Deixar o Mundo Melhor

Deixar o Mundo Melhor

De: Francisco Pinto Balsemão
Escúchala gratis

Obtén 3 meses por US$0.99 al mes

Francisco Pinto Balsemão lança um podcast para assinalar o início das comemorações dos 50 anos do Expresso. Durante 50 semanas, e em contagem decrescente para o dia de aniversário a 6 de janeiro de 2023, o fundador e primeiro diretor do jornal entrevista 50 personalidades marcantes dos mais diversos setores da sociedade. Um novo episódio sempre à sexta-feira de manhã.

2025 Expresso
Ciencias Sociales
Episodios
  • “Muitos dos valores que as pessoas conhecem também procurou sempre transmitir em casa”: Francisco Pinto Balsemão nas palavras de Francisco Pedro Balsemão
    Oct 22 2025

    "Houve alturas em que esteve para desistir e não desistiu. Manteve-se sempre até ao fim a lutar no que acreditava que era a liberdade", conta Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa e autor do podcast Geração 80, nas suas primeiras declarações públicas sobre o falecimento de Francisco Pinto Balsemão, pai, marido, avô, jornalista, empreendedor e fundador do Expresso e da SIC. "Hoje vi aqui muitos sorrisos, mas vi muitas lágrimas também. É gratidão que nos vai na alma pela onda de agradecimento das pessoas pelo que Francisco Pinto Balsemão fez pelo país", relata o CEO da Impresa sobre a figura histórica, ex-primeiro-ministro de Portugal, e sobre "um pai que sempre quis que os filhos fossem unidos, fortes e divertidos, à imagem dele". Sempre à frente do seu tempo e na vanguarda das novas tecnologias aplicadas ao jornalismo e à liberdade de imprensa, era "a pessoa mais antiga da empresa, mas era a pessoa mais curiosa e aquele que mais nos desafiava, mais exigia de nós para pensarmos de forma mais universal e abrangente", considera Francisco Pedro. "Temos muito orgulho dele", relembra o filho mais novo de Francisco Pinto Balsemão, em direto na SIC Notícias, sobre o legado do fundador da Impresa, falecido a 21 de outubro de 2025, aos 88 anos.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    13 m
  • Francisco Pinto Balsemão (1937-2025): “Não me apetece morrer, mas estou consciente de que o meu comboio está a chegar à estação. Estou preparado para isso”
    Oct 21 2025

    Nasceu em Lisboa a 1 de setembro de 1937 e foi no jornalismo e na comunicação que, verdadeiramente, se encontrou a nível profissional: "Ainda hoje me considero jornalista. Tenho carteira profissional, tenho muito orgulho em tê-la, e tem o número 18" disse, em janeiro de 2023, o fundador do Expresso e da SIC ao diretor do semanário, João Vieira Pereira. Deixou-nos hoje, dia 21 de outubro de 2025.

    Estreou-se nestas lides no vespertino Diário Popular, "um jornal que infelizmente já desapareceu", do qual era acionista o seu tio Francisco Pinto Balsemão. Nascido em berço de ouro, mas ciente das responsabilidades sociais que isso lhe dava, o Conselheiro de Estado Francisco José Pereira Pinto Balsemão começou na política como deputado da Ala Liberal nos últimos anos do Estado Novo e, depois do 25 de Abril de 1974, fundador do PSD, deputado na Assembleia Constituinte e na Assembleia da República. Tornou-se primeiro-ministro depois da morte trágica de Francisco Sá Carneiro: "Foi um dos momentos mais tristes, mais trágicos, mais difíceis da minha vida. Tive de o enfrentar, e acho que fiz tudo o que podia para saber enfrentá-lo". Desta fase da vida política portuguesa, orgulha-se da "revisão Constitucional de 1982 e do avanço decisivo que conseguimos nas negociações para a entrada de Portugal na Europa".

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    57 m
  • Memórias de Francisco Pinto Balsemão: Introdução
    Jan 22 2025

    'Memórias' é uma janela aberta para a vida de Francisco Pinto Balsemão e uma visita guiada pelo seu caminho e pela sua obra. Editado pela agência de inovação Instinct a partir da voz de Francisco Pinto Balsemão, contou com sonoplastia de João Luís Amorim, coordenação de Mónica Balsemão e Joana Beleza e direção de João Vieira Pereira.

    Baseado na obra homónima publicada pela Porto Editora, teve ainda a participação especial de Clara de Sousa. Todo o livro é reproduzido em quatro temporadas de podcast, num total de 24 episódios. Oiça aqui o trailer e subscreva o podcast.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    9 m
Todavía no hay opiniones