Episodios

  • Experiência do negacionismo em sala de aula #3 | Coisado na História
    Jan 10 2023

    Neste episódio, entrevistamos o professor Daniel, professor, que vai nos contar sobre sua experiência na produção de sua dissertação que estuda esse tema ou seja o negacionismo histórico e os impactos sobre o ensino de história nos anos. . Nesta conversa tivemos as seguintes questões norteadoras: 1 - O que é o negacionismo? 2 - como o negacionismo impacta na produção do conhecimento histórico? 3 - Como o negacionismo atrapalha o ensino de História: 4 - Como o negacionismo atrapalha a aprendizagem dos conteúdos históricos?

    Más Menos
    11 m
  • O conservadorismo no Iguatu: impacto do ensino de História para o futuro das próximas gerações #2 | Coisado na História|
    Dec 19 2022

    O segundo episódio nosso convidado é o professor Gleuberto. Nesta conversa tratará sobre a importância do ensino de história para a formação humana e das futuras gerações, qual é o impacto do ensino de História para o futuro das próximas gerações. Ele também nos conta das principais dificuldades do ensino de história nos últimos tempos, diante da onda conservadora e negacionista.

    Más Menos
    12 m
  • O conservadorismo no Iguatu: um desafio para a prática docente de história #1 | Coisado na História
    Dec 19 2022

    O primeiro episódio trata da apresentação deste produto que é resultado da dissertação de mestrado intitulada: O conservadorismo no Iguatu: um desafio para a prática docente de história. O ensino de história é transformador, toca em questões sensíveis, que grupos sociais se incomodam com tal, por isto nos últimos tempos temos vividos ataques à disciplina e ao professor, ataques estes perpetrados por grupos negacionistas e conservadores. As ações destes grupos têm sido visíveis com o movimento escola sem partido, na aprovação de legislação conservadora, como a legislação do Novo ensino médio, e nas práticas diretas de negar os conteúdos históricos. Nossa investigação contou com os depoimentos dos professores, que vivenciaram/vivenciam toda esta situação.

    Más Menos
    12 m
  • Deixar de ser Escravo | Coisado na História #6
    Aug 13 2021

    Neste 4º episódio falamos sobre deixar de ser escravo. A miragem de liberdade que o escravo tem com o processo de finalização da escravidão. A escravidão no Brasil teve um fim gradativa, o Estado Monárquico, foi legislando leis que de forma gradativa foi pondo fim a escravidão. Com este processo que pôs o termino a escravidão deu uma certa liberdade, mas não deu a inclusão social, política e econômica destes indivíduos a sociedade Brasil, que ficaram abandonados à própria sorte. Saiu o escravismo e entrou o racismo contra os alforriados e os seus descendestes.

    Más Menos
    22 m
  • Ser Escravo no Brasil | Coisado na História #5
    Aug 13 2021

    Neste terceiro episódio da série de escravidão falamos sobre ser escravo no Brasil. Uma pessoa sem condição jurídica na sociedade. Ao ser escravizado teve que se adaptar a um novo de lugar e de condição social. Toda esta condição se dá em processo que se inicia na captura e que vai até a efetivação de ser escravo. No Brasil é construído uma relação com o senhor, seu dono, que se realizar pela obediência, sendo uma “coisa”, uma “mercadoria” ou “um animal que trabalhar”. Suas relações sociais são estabelecidas por seu senhor.

    Más Menos
    25 m
  • O Comércio de Escravos | Coisado na História #4
    Aug 11 2021

    Uma conversa sobre o contexto da escravidão moderna, empreendida desde o século XVI até o XVII, sua relação com o sistema de colonização europeu. Neste período, em que se desenvolvimento do tráfico de escravos e todas de comercialização do negro africano, num fenômeno de transformação de seres humanos em mercadorias. Também discutimos como a colonização e o sistema econômico adotado no Brasil, se relacionou com a Escravidão.

    Más Menos
    22 m
  • Diáspora Africana | Coisado na História #3
    Jun 9 2021

    A Diáspora foi o movimento forçado de locomoção de um determinado povo, no nosso caso dos africanos por meio da escravidão. Este deslocamento populacional forçado ocorreu desde a antiguidade e consolidou entre do Século XVI ao XIX. A escravidão, esta coisificação do africano e gerou cicatrizes naquele continente. Tivemos três tipos de escravidão, a escravidão interna, existente dentro da própria África; a escravidão comercial, ligada a expansão islâmica pelo norte do continente e a escravidão moderna, que existiu no contexto da expansão marítima comercial.

    Más Menos
    17 m
  • Expansão Marítima e Comercial | Coisado na História #2
    Mar 30 2020

    O processo de transição da economia feudal para o sistema capitalista, temos a expansão comercial marítima europeia como fenômeno da economia que modifica as condições de vida, tanto dos europeus como do povos que sofreram o processo colonizador.

    Más Menos
    43 m
adbl_web_global_use_to_activate_DT_webcro_1694_expandible_banner_T1