Episodios

  • Pautas ideológicas ou demandas da cidade? Vereadores discutem o que deve pesar mais
    May 3 2025

    Pensando em uma “hierarquia política”, os vereadores são as figuras mais próximas do cidadão. Por isso, têm mais chances de conhecer as reais demandas do cotidiano das cidades e entender o que a população realmente precisa.

    A chamada pauta de costumes — muitas vezes com viés moral ou ideológico — gera intensos debates nos legislativos municipais. O termo "pauta de costumes" refere-se a um conjunto de normas, valores e práticas sociais que orientam o comportamento das pessoas na sociedade.

    Ela representa as expectativas compartilhadas sobre o que é considerado adequado ou inadequado, certo ou errado, em relação a atitudes e tradições culturais. Usando a capital mineira, Belo Horizonte, como exemplo, tramitam na Câmara Municipal projetos como a proibição da presença de crianças em eventos LGBT+, o uso da Bíblia nas escolas e a criação de uma data para comemorar o Dia dos Métodos Naturais.

    Por outro lado, há propostas como a que prevê a mudança do nome da Avenida Presidente Costa e Silva para Avenida Eunice Paiva — nome lembrado no premiado filme “Ainda Estou Aqui”.

    Para debater a conduta dos vereadores em relação às pautas ideológicas e às demandas objetivas da cidade — como infraestrutura e serviços básicos — o podcast Palavra Aberta deste sábado (3) recebe os vereadores de Belo Horizonte Pedro Rousseff (PT) e Uner Augusto (PL).

    Más Menos
    25 m
  • Os prós e contras da 'PEC da segurança pública' | Palavra Aberta
    Apr 19 2025

    Uma das principais discussões para o ano de 2025 no Congresso Nacional é a PEC da Segurança Pública, proposta de emenda à constituição apresentada pelo Governo aos parlamentares.

    Entre os principais pontos do texto, está o maior poder à União para estabelecer diretrizes de atuação das forças de segurança no país e a política nacional de segurança. É um mecanismo, de acordo com o Ministério da Justiça, para padronizar ações e integrar polícias e guardas municipais.

    A PEC também amplia a atuação da Polícia Federal (PF), garantindo à corporação competência para investigar milícias e crimes ambientais. Hoje, segundo o Ministério da Justiça, a Polícia Federal já atua nessas áreas, mas somente quando há federalização dos casos ou quando há decisão judicial.

    Para debater os pontos positivos e negativos da PEC, o Palavra Aberta conversa com o doutor em Sociologia, especialista em Segurança Pública, professor da PUC Minas, Luis Flávio Sapori e o mestre em Administração Pública, professor da Academia da Polícia Civil de Minas Gerais, Gustavo Persichini, que atua no assessoramento à Corporação há 28 anos.

    Más Menos
    26 m
  • A nova guerra comercial de Trump | Palavra Aberta
    Apr 12 2025

    Turbulências nos mercados em todo o mundo por causa da aplicação das novas tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos a dezenas de países, no que está sendo chamado de 'Tarifaço de Donald Trump'.

    Especialistas estimaram que os prejuízos econômicos iniciais ficaram em torno de 10 trilhões de dólares, valor que é maior que o PIB da América Latina. E mais: os analistas dizem que as tensões financeiras em nível mundial foram muito semelhantes ao cenário vivido na pandemia de Covid-19.

    O tarifaço de Trump também provocou um vai e vem, principalmente em relação à suspensão ou não das novas medidas diante das reações de diversas nações. O principal embate tem sido com a China.

    Para aprofundar e compreender a guerra comercial, o podcast recebe o professor de Relações Internacionais do IBMEC, doutor em Sociologia, Lucas Azambuja.

    Más Menos
    23 m
  • Especialistas analisam o aumento de mortes causadas por policiais | Palavra Aberta
    Apr 5 2025

    O ‘Palavra Aberta’ desta semana debate sobre o relatório divulgado pelo Ministério Público de Minas Gerais que mostra o aumento de 47% nas mortes causadas por policiais no Estado em relação aos anos a 2024 e 2023.

    O levantamento feito em 2023 apontou que 133 pessoas foram mortas por policiais. Já em 2024, 195 mortes, em uma média de 16 por mês ou uma a cada dois dias. Segundo o Ministério Público, quando a comparação é com o início da série histórica, em 2018, o crescimento da letalidade policial é ainda maior: 65%.

    As ocorrências em 2024, de acordo com o relatório, aponta que a maioria dos autores era composto por militares, cerca de 98%. Também informaram que 30% das mortes eram provocadas pelo tráfico de drogas, 30%, e em seguida, as ocorrências ligadas a roubos e furtos e pelas ações de cumprimento de mandados.

    Para debater o tema, o ‘Palavra Aberta’ recebe o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais, Wagner Dias Ferreira, e também, o secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco.

    Más Menos
    22 m
  • Especialistas em economia analisam os ajustes do Imposto de Renda | Palavra Aberta
    Mar 22 2025

    O ‘Palavra Aberta’ desta semana debate sobre os ajustes do Congresso Nacional em relação à isenção do Imposto de Renda para aqueles que recebem até R$ 5 mil reais. Pela proposta, os trabalhadores que recebem entre cinco e sete mil reais irão pagar menos imposto devido a uma isenção parcial.

    Para àqueles que recebem até 600 mil reais ao ano haverá uma tributação maior, além de uma cobrança de imposto fixo implicada a 10% em rendimentos a partir de um milhão por ano, e com taxação de dividendos. Atualmente, é dispensado o pagamento do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 2.259,20.

    Para debater o tema, o ‘Palavra Aberta’ recebe o advogado tributarista, sócio do escritório Almeida Melo Sociedade de Advogados e doutor em Direito Tributário João Paulo Fanuch, e também, o mestre em Administração, contador e professor da Newton Paiva Franz Petrucelli.

    Sobre o podcast

    O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no YouTube da Rádio de Minas.

    Más Menos
    24 m
  • Os trinta anos do SUS na avaliação de especialistas | Palavra Aberta
    Mar 15 2025

    A demora no atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS) será a principal preocupação do Ministério da Saúde nesta nova gestão. Alexandre Padilha, que assumiu a pasta nesta semana, afirmou que reduzir o tempo de espera será uma "obsessão" de seu trabalho à frente do órgão.

    Esse gargalo histórico da saúde pública mobiliza também o setor privado, universidades, estados e municípios, que serão incluídos no debate para encontrar soluções efetivas, segundo o novo ministro.

    O SUS completa 35 anos em 2024. Criado pela Constituição de 1988 e implantado em 1990, o sistema realiza cerca de 3 bilhões de atendimentos por ano, sendo a única alternativa de acesso à saúde para 70% da população brasileira.

    Afinal, quais são os desafios enfrentados pelo SUS ao longo dessas mais de três décadas? Como reduzir a fila de espera por atendimentos especializados? Quais estratégias podem melhorar a eficiência do sistema?

    Para discutir essas questões, o Palavra Aberta recebe o diretor jurídico do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, o pediatra Marconi Moura, e o advogado especializado em Direito de Saúde, Mário Aguirre.

    Más Menos
    24 m
  • Podcast debate a regulamentação do transporte de motos por aplicativo em BH
    Mar 8 2025

    O assunto sobre o projeto que pode regulamentar o serviço de transporte de motos de passageiros em Belo Horizonte está em evidência desde janeiro de 2025, quando houve um protesto dos motoboys em frente à Prefeitura da capital mineira expressando preocupação com uma possível suspensão de suas atividades.

    O tema tomou novos rumos no final de fevereiro quando, em uma reunião entre vereadores, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais e representantes dos aplicativos 99 e Uber e dos motociclistas, definiu que um projeto de regulamentação da atividade em BH será apresentado em até 90 dias, ou seja, aproximadamente em maio deste ano.

    Para debater o assunto, o Palavra Aberta desse sábado (8) recebe um dos principais especialistas de trânsito de Belo Horizonte: José Carlos Mendanha Ladeira. Ele foi funcionário de carreira da BHTrans por 33 anos, sendo 9 como diretor de Sistema Viário. Além dele, também participa do episódio, o presidente da Frente Nacional de Apoio ao Motorista Autônomo (Famma), Paulo Xavier.

    Más Menos
    24 m
  • Palavra Aberta: especialistas analisam atual situação política de Lula e Bolsonaro
    Feb 22 2025

    O ‘Palavra Aberta’ desta semana debate a situação política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vive época de popularidade em baixa: segundo pesquisa do Datafolha divulgada em 14 de fevereiro, a aprovação do governo Lula despencou em dois meses, passando de 35% para 24%. A reprovação do governo também é recorde, passando de 34% para 41%.


    Principal opositor de Lula, Jair Bolsonaro não colhe os frutos desta impopularidade. Na terça-feira (18), a Procuradoria Geral da República denunciou Bolsonaro e mais 33 pessoas por tentativa de golpe de Estado no fim de 2022. O ex-presidente, que já estava inelegível, agora pode ser condenado à prisão pelo Supremo Tribunal Federal.

    Com as eleições presidenciais “batendo à porta”, em 2026, surge o questionamento sobre o futuro político de Lula e Bolsonaro.

    Para debater o tema, o ‘Palavra Aberta’ recebe o cientista político, doutor em Ciência Política e professor da PUC Minas Malco Camargos e o advogado, mestre em Direito e especialista em Direito Penal Lucas Azevedo de Lima.

    Sobre o podcast


    O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.

    Más Menos
    24 m

Los mejores audiolibros

Desde los favoritos de todos los tiempos hasta lo más popular ahora, hemos reunido los mejores audiolibros en todos los géneros.
¡Elige tu favorito, corre por nuestra cuenta! Solo para clientes nuevos. Se renueva automáticamente a US$14.95/mes después de 30 días. Cancela en cualquier momento.
adbl_web_global_use_to_activate_webcro805_stickypopup