Episodios

  • Então é natal…
    Dec 24 2025

    Neste episódio, Ostiodaletra entram no clima de Natal e, como sempre, fugindo do lugar comum. A resenha é sobre o Natal como manifestação social para além do seu apelo cristão. O papo é sobre música, cinema, literatura e política. Não há nada que esteja imune ao espírito natalino. FELIZ NATAL!


    Más Menos
    33 m
  • FOGUETE LATINO: CONSPIRAÇÃO, MPB, PUNK-REGGAE
    Dec 17 2025

    Neste episódio, Ostiodaletra simplesmente resenham. Falam do livro O Pêndulo de Foucault, de Umberto Eco; do livro Voando Baixo, de Willy Verdaguer; e do Álbum Rocket to Kingston, de Bobby Ramone. Nas resenhas, conspiração, história da música latino americana, e a mistura autêntica da velocidade do punk com calma do reggae.


    Más Menos
    13 m
  • “CANA” E CULTURA: TREMEMBÉ, DIÁRIO DE UM DETENTO, AGATHA CHRISTIE, JUDITH BUTLER E MUITO MAIS
    Dec 2 2025

    Neste episódio, Ostiodaletra adentram num tema de última hora: a detenção de pessoas ilustres ou não tão ilustres assim. Há muitas produções culturais a respeito da detenção, mas o que fazer se você é o detento? Uma possibilidade é adquirir cultura, já que ler ou estudar, por exemplo, dá o direito a remissão de pena. Mas no episódio em pauta há muito mais que isso! Tem a Série Tremembé, o filme Expresso da Meia Noite; tem a Liniker brilhando no Latin Grammy 2025, uma homenagem a Jards Macalé, Johnny Cash, Elvis e Racionais; tem Agatha Christie, e O Assassinato no Expresso do Oriente, Eric Hobsbawm e Judith Butler.


    Más Menos
    15 m
  • AS NEWS D’OSTIO - LÔ BORGES, PLANET HEMP, DIOMEDES, LEILA DINIZ E MAIS…
    Nov 17 2025

    Neste episódio, Ostiodaletra falam sobre acontecimentos culturais recentes e também comentam produções literárias, não-literárias e audiovisuais, entre as quais a série sobre a socialite Leila Diniz, o quadrinho Diomedes, o livro Planet Hemp: Mantenha o Respeito. E muito mais!

    Para quem quiser saber mais sobre a onda dos megaeventos musicais e as super turnês de bandas internacionais acesse o link

    https://www.youtube.com/watch?v=AFtbRNkgfII


    Más Menos
    13 m
  • Quem tem medo do Halloween?
    Oct 30 2025

    Neste episódio, Ostiodaletra percorre o sombrio mundo do Halloween. Celebrar a morte, enfrentar o medo e agradecer a vida, essa é, mais ou menos, a mensagem desta data, que é ao mesmo tempo pagã, ao mesmo tempo religiosa, ao mesmo tempo capitalista e imperialista. Ostiodaletra desvelam as origens deste festejo e sua apropriação pela indústria fonográfica e cinematográfica.


    Más Menos
    16 m
  • Deus e o Diabo na Terra do Sol: o Brasil precário de Glauber Rocha
    Sep 17 2025

    Neste episódio, Ostiodaletra comentam o icônico filme de Glauber Rocha: Deus e o Diabo na Terra do Sol. A estética da fome de Glauber é um retrato de um Brasil profundo, desnudado por uma estética engajada, mas muito longe de ser panfletária. Glauber é um gênio que aos 24 anos, com uma ideia e uma câmera na mão, em condições precárias, cria uma obra prima do cinema, obra obrigatória, obra ainda necessária e atual.


    Más Menos
    34 m
  • A PEDRA DO GÊNESIS: O TESTAMENTO MUSICAL DE RAUL
    Aug 13 2025

    Neste episódio, Ostiodaletra falam sobre o álbum de despedida de Raul Seixas, A Pedra do Gênesis. Mas não somente isso, durante o bate-papo a vida social e a vida de artista de Raul Seixas vai sendo revelada ou desvelada até que o mito dê lugar ao homem de carne e isso: o início, o meio, e, enfim, o fim.


    Más Menos
    40 m
  • BELCHIOR CANTA BALZAC, CANTA DRUMMOND, CANTA CABRAL
    Jul 10 2025

    Neste vídeo, mergulhamos na profunda relação entre música e literatura na obra de Belchior. No álbum Todos os Sentidos, a canção Divina Comédia Humana faz referência à Divina Comédia, de Dante Alighieri, e à Comédia Humana, de Balzac. Já as canções Pequeno Mapa do Tempo e Populus, meu Cão dialogam com o poema Congresso Internacional do Medo, de Carlos Drummond de Andrade. Do icônico álbum Alucinação, a faixa A Palo Seco se inspira no poema Palo Seco, de João Cabral de Melo Neto. Um passeio pela poesia e reflexão presentes na música de Belchior.


    Más Menos
    38 m