Episodios

  • Podcast: Brasil é um dos países mais ativos sexualmente do mundo, diz pesquisa
    Jan 11 2026

    O Brasil é o sétimo país mais ativo sexualmente do mundo em um estudo que cruza hábitos de vida, rotina, cultura e comportamento social. O dado foi divulgado pelo site Insider Monkey.

    Quem ocupa o topo do ranking é a Espanha, em que 72% da população afirma ter vida sexual ativa ao menos uma vez por semana. Mas o que estes dados retratam da realidade do povo brasileiro? Como a cultura e a rotina influenciam na forma de viver o prazer, o afeto e as relações? Este é o tópico da conversa com a sexóloga e terapeuta sexual Renata Dietze no Observatório Feminino deste domingo (11).

    A autoestima feminina também será assunto do programa. Em meio ao crescimento das discussões sobre padrões de beleza e aceitação corporal, os homens brasileiros demonstram uma percepção positiva sobre si mesmos. Segundo levantamento recente feito pela GQ Brasil, apenas 3% dos homens no país se consideram feios.

    Os dados indicam que nove em cada dez homens acreditam ter, ao menos, um nível de beleza dentro da média. Para os homens, os pontos negativos em relação a eles são: disfunção erétil e o envelhecimento.

    Por fim, há mais um capítulo da novela entre a apresentadora Cariucha e o médico Danilo Bravo. Após a troca de acusações entre os dois, o profissional de saúde foi submetido a uma perícia médica que confirmou que ele foi alvo de agressões.

    A apresentadora viralizou após afirmar ter sido vítima de agressão e expulsa de um imóvel pelo médico. O profissional da saúde, por sua vez, negou as acusações. Cariucha disse ter sido agredida e vítima de abandono, gerando comoção e reações de seguidores. Em resposta, o médico afirmou que as acusações são infundadas, destacando que ele próprio teria sido agredido após negar um beijo.

    Sobre o podcast

    O Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Os episódios também estão disponíveis nas plataformas de áudio e no YouTube da Rádio de Minas.

    Más Menos
    21 m
  • Transformações de famosos: procedimentos estéticos, harmonização facial e os impactos das redes sociais
    Jan 4 2026

    O Observatório Feminino deste domingo (4) discute as transformações de celebridades que ganharam destaque recentemente e movimentaram as redes sociais. Procedimentos estéticos, emagrecimento, harmonizações e até as chamadas “desarmonizações faciais” fazem parte de um fenômeno cada vez mais comum, impulsionado pela exposição digital, pela busca por padrões de beleza e, também, pelo desejo pessoal de mudança.

    Um dos casos mais comentados é o da atriz Samantha Schmütz. Após passar por uma consulta com o dermatologista da família Kardashian, ela viralizou nas redes sociais. O vídeo gravado depois dos procedimentos gerou uma enxurrada de comentários, debates e até questionamentos sobre sua identidade, com internautas duvidando se a pessoa nas imagens era, de fato, a atriz.

    Para aprofundar o tema, o programa recebe a dermatologista Manuela Panteliades, que analisa os impactos desses procedimentos, os limites da estética e a influência das redes sociais na percepção da própria imagem.

    Sobre o podcast

    O Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Os episódios também estão disponíveis nas plataformas de áudio e no YouTube da Rádio de Minas.

    Más Menos
    19 m
  • Babi Amaral mostra como rir da vida como ela é | Observatório Feminino
    Dec 28 2025

    O último Observatório Feminino de 2025 apresenta uma proposta simples e que pode ajudar a superar os desafios: rir da vida como ela é.

    Para isso, o programa convidou a atriz, produtora cultural, comunicadora e criadora de conteúdo Babi Amaral, que transforma situações cotidianas em humor nas redes sociais.

    No Instagram, Babi mostra que o caos do dia a dia, quando visto com ironia e afeto, pode virar alívio e identificação.

    Más Menos
    22 m
  • Podcast destaca ação de Natal para população em situação de rua de BH | Observatório Feminino
    Dec 21 2025

    Natal é tempo de mesa farta, de encontro, de família reunida. Mas nem todo mundo tem mesa. Nem todo mundo tem casa. Pra quem vive nas ruas, a ceia natalina vai muito além da comida. Ela representa cuidado, acolhimento e, principalmente, dignidade.

    Para refletir sobre o assunto, o podcast Observatório Feminino deste domingo (21) recebe Renata Camargo, empresária e coordenadora do Projeto Comida Que Abraça, para falar sobre a realização da Ceia de Natal voltada à população em situação de rua e à entrega de kits-ceia em comunidades de Belo Horizonte.

    Sobre o podcast

    O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.

    Más Menos
    22 m
  • A presença de mulheres acima dos 50 anos no mercado de trabalho | Observatório Feminino
    Dec 14 2025

    O Observatório Feminino discute neste domingo (14) um movimento que está mudando o mercado de trabalho no mundo: a crescente presença das mulheres acima dos 50 anos. Enquanto líderes globais se preocupam com os impactos do envelhecimento da população, os números mostram uma virada importante.

    Um novo relatório da OCDE revela que nunca houve tantas mulheres de 50 a 59 anos ganhando espaço profissional. Elas estão se qualificando mais, assumindo novas responsabilidades e ocupando funções estratégicas. O avanço é expressivo pois, entre 50 e 54 anos, a participação feminina no mercado cresceu mais de 10%. Entre 55 e 59 anos, o aumento passa de 18%.

    A explicação vai além da experiência acumulada. São mulheres que continuam estudando, se adaptam às novas tecnologias e trazem habilidades que nenhuma máquina substitui, como visão ampla, inteligência emocional e maturidade para lidar com crises.

    Para aprofundar essa conversa, o podcast recebe Jacqueline Rezende, coordenadora e professora da Fundação Getulio Vargas, consultora empresarial sênior, mentora de executivos e conselheira de negócios.

    Sobre o podcast

    O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.

    Más Menos
    22 m
  • O interesse das mulheres pelas narrativas do True Crime | Observatório Feminino
    Dec 7 2025

    O True Crime - histórias reais de crimes - virou um dos gêneros favoritos do público brasileiro e só cresce, seja na TV, nas plataformas de áudio ou no streaming, como a Netflix. E tem um detalhe importante: são as mulheres que lideram esse movimento. No Spotify, elas produzem a maior parte dos programas e representam 75% da audiência. Nos Estados Unidos, uma pesquisa mostrou que o dobro de mulheres consome True Crime em relação aos homens.

    No YouTube, Jaqueline Guerreiro — dona do maior canal brasileiro sobre o tema — tem 87% do público feminino. E no TikTok, criadoras como Giulia Carvalho somam milhões de seguidores e bilhões de visualizações na hashtag #truecrime.

    Mas por que nós, mulheres, nos interessamos tanto por essas narrativas? Especialistas apontam que existe uma busca por compreensão e proteção. Mulheres são maioria entre as vítimas de violência no mundo — e conhecer essas histórias é uma forma de tentar entender como, por quê e quando a violência acontece.

    Pra gente falar sobre esse assunto quem está conosco no Observatório hoje é a criminóloga e professora de Inteligência Criminal, Cláudia Pádua.


    Más Menos
    21 m
  • Podcast discute pensão para filhos de vítimas de feminicídio | Observatório Feminino
    Nov 30 2025

    O Observatório Feminino aborda neste domingo (30) um tema que expõe a violência contra a mulher no Brasil. A partir de dezembro, filhos de vítimas de feminicídio, crianças e adolescentes que tiveram suas vidas marcadas de forma permanente, devem começar a receber a pensão garantida por lei.

    O benefício assegura um salário mínimo mensal, atualmente R$ 1.518. Para ter direito, a renda familiar per capita deve ser igual ou inferior a 25% do salário mínimo. O decreto nº 12.636/2025 também garante o benefício a filhos de mulheres trans vítimas de feminicídio e a dependentes sob tutela do Estado.

    O pedido deve ser feito pelo representante legal da criança ou adolescente, com exceção do autor do crime. A análise e a concessão ficarão sob responsabilidade do INSS.

    O valor representa uma forma mínima de reparação diante de uma perda irreparável. Por trás dos números, estão famílias que buscam reconstruir suas vidas após a violência e o rompimento abrupto de vínculos afetivos.

    Para discutir o tema, o podcast recebe a advogada Lhigierry Moreira, presidente da Comissão de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Instituto Brasileiro de Direito das Famílias (IBDFAM) em Minas Gerais e integrante da comissão nacional da entidade.

    O programa também aborda um relatório da ONU que aponta que, em 2024, uma mulher foi assassinada por alguém próximo — companheiros, pais, irmãos ou tios — a cada 10 minutos. Além disso, discute um novo decreto aprovado pelo Papa Leão 14, no qual o Vaticano afirma que, para os católicos, um único cônjuge é suficiente para uma vida conjugal plena.

    Sobre o podcast

    O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.


    Más Menos
    21 m
  • Gestão estratégica, reputação e credibilidade nas redes sociais | Observatório Feminino
    Nov 23 2025

    O Observatório Feminino dessa semana discute temas que vão da importância da reputação à segurança de mulheres e à saúde masculina. A especialista Ana Luisa Almeida, sócia-fundadora da ALL+ e autora do capítulo de abertura do livro “Mulheres na Gestão da Reputação”, destacou como propósito, ética e coerência se tornaram estratégicos para a construção de confiança pessoal e corporativa.


    O programa também apresentou o Plinq, aplicativo criado pela jornalista Sabrine Matos e lançado em Curitiba, que permite consultar antecedentes criminais de potenciais parceiros amorosos. A ferramenta surgiu após o caso de feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte e busca aumentar a segurança de mulheres em novos relacionamentos.

    Na área da saúde, o governo de Minas Gerais anunciou um novo protocolo para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Homens com PSA alterado terão acesso garantido à ressonância magnética, exame que deve substituir o toque retal na maioria dos casos. A medida integra as ações do Novembro Azul.

    Más Menos
    21 m
adbl_web_global_use_to_activate_DT_webcro_1694_expandible_banner_T1