Navio dos Loucos

De: Navio dos Loucos
  • Resumen

  • Três professores de História se juntam com uma única missão: te fazer rir e descobrir os encantos da matéria mais incrível do mundo. Os integrantes são: Mateus Gusmão, um filósofo pavunense; Douglas Coutinho, o homem, uma máquina, uma besta enjaulada com ódio, ensina y ensina. E eu, autor dessa descrição, Matheus Viug, o blogueiro e fanfarrão do grupo. Nossas redes sociais são @naviodouloucos @mateusggusmao @coutinho92 e @viugdehistoria.
    Navio dos Loucos
    Más Menos
Episodios
  • Cruzadas #65 | Navio dos Loucos
    Dec 23 2021
    A terra é cruzada. O mar é cruzada. E o coração dos islâmicos, hereges e de toda sorte dos desviantes da moral cristã ocidental são cruzados pelas espadas e lanças dos cavalheiros. O mundo ocidental se debruça sobre o oriente, naquele que foi o maior embate religioso do mundo medieval, o de maior proporção. Que de tão grandioso mudou os rumos da história. Ponto de inflexão. Não triunfa o cristianismo sobre o islamismo. Mas muito se apropria, as moedas, o intelecto, os temperos e o comércio. Intolerante e transformadora. Ali fora reiventado e reavivado o olhar violento sobre o outro. Para o triunfo de um, a necessária queda do outro. Um sentimento reinterpretado historicamente mas que insiste em reaparecer a cada invasão sobre o Oriente Médio, Ásia, América, África. Uma cruzada imperialista. Uma cruzada ocidental. O navio mergulha em mais um tema com aquela assinatura que você já conhece.
    Más Menos
    1 h y 41 m
  • 1ª Guerra Mundial #64 | Navio dos Loucos
    Nov 28 2021
    Voa o homem. O homem liga e sua voz corre por distâncias, mas não grita. E molda o ferro como massa de modelar. O homem encurta o tempo. E parece que ele não terá limites. Os burascos que rasgam o chão, acabam com as fronteiras. O limite é cavado a sangue, fezes e barro. As trincheiras são o limite humano e moral. E ela é recheada por um nacionalismo exacerbado. Homem sobre o homem. Não é um francês morto, não é um marroquino morto, é um homem morto. Mas os canhões parecem não ter sentimentos. Versalhes não é um tratado de paz, é um armistício de vinte anos. De um mundo que não terá mais onde se esconder. Não haverá mais trincheiras. Não haverá refúgio. E sobre os escombros de um mundo combalido se erguerá o Nazi-fascismo. O Navio dos loucos apresenta aquela que foi a Grande Guerra. O marco do século XX. Solta o play!
    Más Menos
    1 h y 42 m
  • Lovers Rock #63 | Navio dos Loucos
    Nov 19 2021
    Lovers rock é o dono do corpo. O samba é o dono do corpo. O blues é o dono corpo. A diáspora é a dona do corpo que insiste em resistir e não se entrega. A resistência é a dona do corpo. Steve McQueen em mais um episódio da série Small Axe desvela de uma maneira sútil e despretensiosa a sociabilidade negra na Inglaterra dos anos 70. O amor negro, a música negra, a amizade negra, a estética negra, as identidades negras. Longe de clichês, longe sobretudo de estereótipos, Lovers Rock é uma aula de cinema, história e militância. Viver e ser feliz na Inglaterra dos 70 era um ato revolucionário, ainda mais se fosse feito no transe de uma equipe de Dub ou num canto coletivo do refrão. Solta o play, o navio está de volta!
    Más Menos
    1 h y 19 m
adbl_web_global_use_to_activate_webcro768_stickypopup

Lo que los oyentes dicen sobre Navio dos Loucos

Calificaciones medias de los clientes

Reseñas - Selecciona las pestañas a continuación para cambiar el origen de las reseñas.