Episodios

  • “Se Mortágua não tivesse sido presa, estas semanas embarcadas teriam sido inúteis”
    Oct 2 2025

    Sousa Tavares fala do “desfecho anunciado” para os participantes da flotilha onde se misturou “um lado de preocupação genuína e outro de propaganda um pouco ridícula”. Sobre a campanha de Lisboa, os elogios vão para a CDU. Em destaque, a estratégia de Ventura em que “a mentira serve como arma política“

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    19 m
  • “Ventura está cada vez mais parecido com Donald Trump, que ele tenta imitar, mas é um Trumpzinho mediterrânico, que é uma coisa ridícula”
    Sep 25 2025

    O cronista do Expresso aborda o tema imigração, que é vista por Trump como “o flagelo das democracias e a grande ameaça”, num momento em que se definem novas regras de reagrupamento familiar para os estrangeiros que trabalham em Portugal. A imigração é um dos grandes temas desta edição do podcast Miguel Sousa Tavares de Viva Voz, vista lá de fora – nos EUA ou no Reino Unido, onde houve uma grande manifestação há duas semanas – e na perspetiva de Portugal, onde o Governo apresentou uma nova proposta da Lei de Estrangeiros, com uma série de alterações para ultrapassar o chumbo constitucional, nomeadamente na questão do Reagrupamento Familiar.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    26 m
  • Os líderes da Europa “capturados pelo lobby israelita” e o “país de parolos”
    Sep 18 2025

    Miguel Sousa Tavares considera que o mundo, na sua geração, nunca esteve tão perto da guerra como hoje e acusa a Europa, tal como a Rússia, de não contribuir para qualquer plano de paz. Critica ainda os líderes europeus por não condenarem as ações de Israel e diz que só as opiniões públicas podem fazer a diferença. Em análise ainda a distribuição de bónus pela venda do Novo Banco.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    19 m
  • Moedas “desnorteado, sem saber o que fazer” por causa da tragédia em Lisboa “partiu para o ataque e cedeu à pressão”
    Sep 11 2025

    Sousa Tavares critica a entrevista que o autarca deu à SIC. Considera que Moedas disse “tudo o que não pode”, ficou “prisioneiro” das suas palavras sobre Medina e foi “lastimável” ao falar de Jorge Coelho. Por comparação, o PS merece elogios. Em análise ainda a invasão do espaço aéreo da Polónia por drones russos. O cronista continua a acreditar que Putin não está interessado num conflito na Europa, “a menos que o homem seja doido”

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    20 m
  • A reunião do “eixo do mal” liderada pela China e o papel de Costa que se deixa “arrastar” por Von Der Leyen
    Sep 4 2025

    Miguel Sousa Tavares fala esta semana do encontro que juntou os presidentes da China, Russia e Coreia do Norte. Diz que se trata de um desafio "bem sucedido" do "movimento dos inconformados" à ordem instalada por Trump. Sobre as decisões europeias, admite que esperava mais de António Costa em relação a Gaza.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    25 m
  • Miguel Sousa Tavares sobre Montenegro e os incêndios: “Embora diga que esteve sempre ao leme, não vejo um português que o leve à letra”
    Aug 28 2025

    O cronista do Expresso não tem grande esperança de que algo mude no combate aos incêndios e na desertificação do interior: “O problema em Portugal é que, quando se faz uma comissão, ela apresenta as suas conclusões e elas vão imediatamente para a gaveta”

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    23 m
  • Miguel Sousa Tavares e as imagens do Pontal: “Havia uma emergência nacional a acontecer e uma festa com membros do Governo a festejarem”
    Aug 21 2025

    Os incêndios ocupam grande parte deste episódio do podcast Miguel Sousa Tavares de Viva Voz, com a decisão de seguir em frente com a Festa do Pontal a ser fortemente criticada: “Havia uma emergência nacional a acontecer e havia uma festa com membros do Governo a dançarem, a beberem e a festejarem, não se percebe bem o quê”. O anúncio da realização da Fórmula 1 no Algarve também merece um comentário: “Não é o Governo que oferece, são os contribuintes que oferecem. E depois gostava de saber porque é que vai haver 30 milhões para a Fórmula 1 e apenas houve 200 milhões para a prevenção de incêndios, por exemplo”.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    24 m
  • “Há sinais preocupantes da absoluta incompetência do Estado, o combate aos incêndios é um deles”
    Aug 14 2025

    O cronista do Expresso fala dos fogos que têm assolado o país e remata: “Não sei o que é que o PSD e Luís Montenegro vão festejar no Pontal”, na festa desta quinta-feira que marca o final das férias políticas. Trump é omnipresente no episódio desta semana. Aliás, o cronista vê o Presidente dos EUA a aproximar-se do “seu grande sonho de ser Prémio Nobel da Paz: “Seria uma coisa extraordinária que um homem que intimida o mundo inteiro, através de ameaças ou através de tarifas, fosse considerado o maior pacifista do mundo, mas eu já vi prémios Nobel serem atribuídos por razões políticas. Basta pensar que Kissinger [ex-Secretário de Estado dos EUA] foi Nobel da Paz, e portanto tudo é possível”.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    23 m