Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente Podcast Por Fundação Francisco Manuel dos Santos arte de portada

Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente

Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente

De: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Escúchala gratis

Obtén 3 meses por US$0.99 al mes + $20 crédito Audible

4 comunicadores, 4 especialistas, 4 temas - Economia, Sociedade, Política e Ciência -, todas as semanas no [IN] Pertinente. Um confronto bem disposto entre a curiosidade e o saber. Porque quando há factos, há argumentos.

[IN] Pertinente é um podcast da Fundação Francisco Manuel dos Santos que pretende dar respostas às perguntas de todos, contribuindo para uma sociedade mais informada.

Voz: Isabel Abreu; Banda Sonora: Fred Pinto Ferreira

© 2025 Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente
Ciencia Ciencias Sociales Economía
Episodios
  • EP 241 | CIÊNCIA: O que sabemos sobre o autismo?
    Nov 14 2025

    O que caracteriza a Perturbação do Espectro do Autismo? E quais são as causas e os mitos associados a esta perturbação? Neste episódio, a psiquiatra Rute Cajão e Rui Maria Pêgo mergulham no universo do autismo, com a bússola da Ciência.

    Em Portugal, uma em cada 1000 crianças terá autismo. Sendo uma neurodivergência, esta perturbação gera-se in utero, manifesta-se na infância e é crónica. Por esse motivo, Rute Cajão destaca: o diagnóstico precoce é fundamental para reduzir obstáculos e aumentar a qualidade de vida.

    Ao longo da conversa, a dupla aborda os mitos e enigmas que continuam a pairar sobre esta ‘forma de ser diferente’ – nas várias gradações do espectro –, e debate o olhar da sociedade perante o autismo.

    Como podem as famílias apoiar e ajudar quem sofre desta perturbação? Com uma forte carga genética – 80 a 90% dos casos são hereditários –, quais são os fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de se nascer com autismo?

    Descubra as respostas para estas e outras questões, neste episódio do [IN]Pertinente.

    REFERÊNCIAS E LINKS ÚTEIS

    Halpern, C, et al. «A Perturbação do Espetro do Autismo na Primeira Infância: O Modelo do Centro de Estudos do Bebé e da Criança de Avaliação Diagnóstica e Intervenção Terapêutica», Acta médica Portuguesa. Volume 34(10): páginas 657-663, 2021

    Xavier Ferreira e Guiomar Oliveira. «Autismo e Marcadores Precoces do Neurodesenvolvimento», Acta Médica Portuguesa. Volume 29(3): páginas 168-175, 2016.)

    Oliveira, Guiomar «Epidemiologia do Autismo em Portugal» (2005)

    Hutter, Carolyn. «Genome Wide Association Studies (GWAS)», National Human Genome Research Institute (atualizado a 30 de Setembro 2025)

    Lord, C., Brugha, T.S., Charman, T. et al. «Autism Spectrum Disorder. Nature Reviews. Disease Primers», 2020. Volume 6, artigo número 5

    Legislação Inclusividade Empresas: Lei 4/2019 de 10 de Janeiro

    Estatuto NEE Universidades: Despacho n.º 6255/2016, de 11 de maio, publicado no Diário da República n.º 91/2016, Série II, de 11 de maio de 2016, pp. 14812-14814.

    BIOS

    RUTE CAJÃO

    Médica psiquiatra, é assistente hospitalar de psiquiatria na Unidade Local de Saúde Arco Ribeirinho, EPE. Cofundadora da equipa multidisciplinar e consulta de jovens adultos com patologia grave de início precoce na mesma unidade. Vice-presidente da Secção de Perturbações do Neurodesenvolvimento da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental.

    RUI MARIA PÊGO

    Tem 36 anos, 17 deles passados entre a rádio, o teatro e a televisão. Licenciado em História pela Universidade Nova de Lisboa, e mestre em Fine Arts in Professional Acting pela Bristol Old Vic Theatre School. Já apresentou programas nos três canais generalistas de televisão, é autor da série satírica «Filho da Mãe» (Canal Q, 2015), e está hoje na Rádio Comercial, com o podcast «Debaixo da Língua».

    Más Menos
    48 m
  • EP 240 | POLÍTICA: O que torna uma sociedade justa?
    Nov 7 2025

    Será a justiça a maior virtude das instituições políticas? João Pereira Coutinho e Manuel Cardoso analisam à lupa várias conceções de justiça, defendidas por diferentes autores, e refletem sobre o papel da política na construção de uma sociedade justa.

    A justiça é um produto do poder soberano, como defendeu Thomas Hobbes, ou um princípio anterior ao Estado, como acreditava John Locke? Platão, que dedicou ao tema «A República», considerava a democracia um sistema político injusto, à luz da sua teoria da alma.

    A propósito da eterna tensão entre liberdade e igualdade, a dupla chega até ao séc. XX e à proposta de 'justiça como equidade', de John Rawls.

    Debate-se ainda a meritocracia, pela lente de Michael Sandel, bem como o papel da sorte e das contingências da vida no valor da conduta humana, de acordo com Martha Nussbaum.

    Para terminar, uma pergunta: será que deixamos um mundo justo às gerações futuras?

    Um episódio [IN]Pertinente, a não perder.


    REFERÊNCIAS ÚTEIS

    BIGGAR, Nigel, «Reparations: Slavery and the Tyranny of Imaginary Guilt» (Forum)

    HOBBES, «Leviatã» (BookBuilders)

    LOCKE, «Dois Tratados do Governo Civil» (Ed. 70)

    NOZICK, Robert, «Anarquia, Estado e Utopia» (Ed. 70)

    NUSSBAUM, Martha, «The Fragility of Goodness: Luck And Ethics In Greek Tragedy And Philosophy» (C.U.P.)

    PLATÃO, «A República» (Gulbenkian)

    RAWLS, John, «Uma Teoria da Justiça» (Presença)

    SANDEL, Michael, «Justiça - Fazemos o que Devemos?» (Presença)

    SANDEL, Michael, «A Tirania do Mérito» (Presença)

    SEN, Amartya, «A Ideia de Justiça» (Almedina)

    WHITE, Jonathan, «In the Long Run: The Future as a Political Idea» (Profile)

    BIOS

    MANUEL CARDOSO
    É humorista e um dos autores do programa de sátira política «Isto É Gozar Com Quem Trabalha», da SIC. Faz parte do podcast «Falsos Lentos», um formato semanal de humor sobre futebol. É o autor da rubrica radiofónica diária «Bem-vindo a mais um episódio de», nas manhãs da Rádio Comercial. Contribui semanalmente para o Expresso, desde 2023, com uma crónica semanal.

    JOÃO PEREIRA COUTINHO
    Professor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, onde se doutorou em Ciência Política e Relações Internacionais. É autor dos livros «Conservadorismo» e «Edmund Burke – A Virtude da Consistência». Ao longo de 25 anos tem assinado artigos na imprensa nacional e é colunista do diário brasileiro «Folha de S. Paulo», o maior jornal da América Latina.

    Más Menos
    43 m
  • EP 239 | SOCIEDADE: A história da diversidade religiosa em Portugal
    Oct 31 2025

    Portugal é um Estado laico, onde vigora a liberdade religiosa - mas até que ponto somos um país de ‘brandos costumes’? Neste episódio, o historiador Paulo Mendes Pinto e Hugo van der Ding percorrem o fio da História e analisam os credos e influências religiosas que moldaram a nossa identidade.

    Que relação existe entre a situação geográfica de Portugal e a diversidade religiosa que habitou o nosso território, ao longo dos séculos?

    Numa viagem que recua até ao século VIII a.c., a dupla percorre os 'cilindros compressores' da religião que moldaram Portugal: do domínio romano ao cristianismo, da presença muçulmana à sombra da Inquisição. Sem esquecer a antiguidade da presença judaica, anterior ao cristianismo, e o papel transformador do islamismo, que deixou marcas na língua, na ciência e na cultura portuguesas.

    Ao longo da conversa, debate-se também a evolução da religião católica em Portugal: da tolerância da 1ª Dinastia ao anticlericalismo do século XIX, da liberdade religiosa da I República ao retrocesso civilizacional do Estado Novo.

    Com o humor e a curiosidade que os caracterizam, Paulo Mendes Pinto e Hugo Van der Ding percorrem séculos de fé, imposição e convivência, para perceber até que ponto a diversidade religiosa desenhou — e continua a influenciar — a identidade portuguesa.

    Um episódio [IN]Pertinente, singular e plural, a não perder.

    LINKS E REFERÊNCIAS ÚTEIS

    Catálogo da exposição: «Heranças e vivências judaicas em Portugal»

    «Os mitos de origem e a etnicidade» (Visão, 2021)

    «A filiação latina: de Diana a Ulisses» (Visão, 2021)

    «Património Cultural Imaterial da Humanidade»

    BIOS

    Paulo Mendes Pinto

    Historiador e especialista em História das Religiões, com foco na mitologia antiga e no diálogo entre tradições religiosas. Docente da Universidade Lusófona desde 1998, coordena a área de Ciência das Religiões e é atualmente Diretor-Geral Académico do Ensino Lusófona – Brasil. Foi Embaixador do Parlamento Mundial das Religiões e fundador da European Academy for Religions. Comentador na CNN Portugal, colabora com o Público e a Visão e é autor de dezenas de livros e artigos científicos.

    Hugo van der Ding

    Locutor, criativo e desenhador acidental. Uma espécie de cartunista de sucesso instantâneo a quem bastou uma caneta Bic, uma boa ideia e uma folha em branco. Criador de personagens digitais de sucesso como a «Criada Malcriada» e «Cavaca a Presidenta», autor de um dos podcasts mais ouvidos em Portugal, «Vamos Todos Morrer», também escreve para teatro e, atualmente, apresenta o programa «Duas Pessoas a Fazer Televisão», na RTP, com Martim Sousa Tavares.

    Más Menos
    42 m
Todavía no hay opiniones