Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente Podcast Por Fundação Francisco Manuel dos Santos arte de portada

Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente

Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente

De: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Escúchala gratis

OFERTA POR TIEMPO LIMITADO | Obtén 3 meses por US$0.99 al mes

$14.95/mes despues- se aplican términos.

4 comunicadores, 4 especialistas, 4 temas - Economia, Sociedade, Política e Ciência -, todas as semanas no [IN] Pertinente. Um confronto bem disposto entre a curiosidade e o saber. Porque quando há factos, há argumentos.

[IN] Pertinente é um podcast da Fundação Francisco Manuel dos Santos que pretende dar respostas às perguntas de todos, contribuindo para uma sociedade mais informada.

Voz: Isabel Abreu; Banda Sonora: Fred Pinto Ferreira

© 2026 Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente
Ciencia Ciencias Sociales Economía
Episodios
  • EP 249 | CIÊNCIA: O papel das hormonas na saúde da mulher
    Jan 9 2026

    Sabia que as hormonas sexuais têm impacto no sistema imunitário das mulheres? No arranque da sexta temporada, o endocrinologista Ricardo Rangel e a comunicadora Filipa Galrão explicam porque é a mulher é «um ser cíclico», que passa por períodos de transições hormonais com forte impacto no organismo e no comportamento.

    A nova dupla do [IN]Pertinente Ciência conversa sobre a relação entre o intestino, as hormonas e a saúde da mulher, revelando como a alimentação, o sono, o desporto, e até as viagens influenciam este equilíbrio.

    Ricardo Rangel fecha o primeiro episódio com um alerta importante: da mesma forma que nos preparamos para diferentes situações da nossa vida, podemos (e devemos) também preparar-nos para as diferentes transições fisiológicas que sabemos que vamos atravessar.

    Porque uma vida saudável e equilibrada começa por conhecer bem o próprio corpo, não perca este [IN]Pertinente.

    REFERÊNCIAS E LINKS ÚTEIS

    Ruehr, L., Hoffman, K., May, E., Münch, M., Schlögl, H. & Sacher, J., «Estrogens and human brain networks: A systematic review of structural and functional neuroimaging studies», Frontiers in Neuroendocrinology, Volume 77, 2025
    101174,

    Wieczorek, K., Targonskaya, A. & Maslowski, K., «Reproductive Hormones and Female Mental Wellbeing», Women 2023, 3(3), 432-444

    Fett, Rebecca, «It Starts with the egg - How the science of egg quality can help you get pregnant naturally, prevent miscarriage, and improve your odds in IVT»

    Felice Gersh, M. D. - «PCOS SOS - A Gynecologist's lifeline to naturally restore your Rhythms, Hormones, And Happiness»

    Mosconi, Lisa - «Menopausa: o seu cérebro em mudança» (Ideias de Ler, 2025)

    Lemos, Patrícia - «Não é só Sangue - Uma Conversa sobre o Ciclo Menstrual» (Influência, 2021)

    Site «O Círculo Perfeito», de Patrícia Lemos

    BIOS

    Ricardo Rangel

    Médico, licenciado pela Universidade do Porto, especialista em Endocrinologia e Nutrição. Com foco na saúde da mulher, integra nutrição, estilo de vida para restaurar a função endócrina e metabólica: «do intestino às hormonas».

    Filipa Galrão

    Estudou Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica. Depois da Mega Hits e da Renascença, é agora uma das novas vozes da Rádio Comercial. Já deu à luz 1 livro infantil - Que Estranho! - e 2 filhos.

    Más Menos
    38 m
  • EP 248 | SOCIEDADE: O que sabemos sobre direitos humanos?
    Jan 2 2026

    Os direitos humanos são uma conquista do passado ou um desafio do futuro? No primeiro de três episódios dedicados ao tema, Hugo van der Ding e o jurista Marco Ribeiro Henriques mergulham no universo dos princípios que defendem a dignidade de todos os seres humanos.

    Em 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Mas a história deste documento não começa nem acaba aí. O especialista e o comunicador recuam até 500 a.C., para perceber como os ideais de direitos humanos evoluíram ao longo dos séculos.

    Nesta viagem, a dupla reflete também sobre a vigência política dos direitos humanos e de como a sua aplicação varia de país para país, dependendo de contextos culturais, sociais e económicos.

    A conversa explora ainda o carácter evolutivo destas normas, que nunca estão fechadas ou concluídas. Pelo contrário, evoluem com a sociedade, dando origem a sucessivas dimensões – e já vamos na 5.ª geração, com novos direitos a emergir em resposta a desafios globais, tecnológicos e ambientais.

    O episódio termina com um alerta: os direitos humanos enfrentam, atualmente, ameaças reais e constantes. Defendê-los não é apenas um exercício teórico, mas uma responsabilidade coletiva, em nome das gerações futuras. Não esqueçamos que os direitos que hoje damos por garantidos só existem porque alguém, antes de nós, decidiu não ficar indiferente.

    Para começar o ano com os pés no presente, a olhar para o futuro, não perca este [IN]Pertinente.

    LINKS E REFERÊNCIAS ÚTEIS

    Bobbio, Norberto «A Era dos Direitos»

    Hunt, Lynn «Inventing Human Rights: A History»

    Documentário «13th» (Netflix)

    Documentário «Human», de Yann Arthus-Bertrand

    Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    «Audiovisual Library of International Law»

    BIOS

    Marco Ribeiro Henriques

    Jurista, especialista externo da Comissão Europeia, com foco na avaliação de programas, análise de impacto e revisão de políticas públicas nos domínios da justiça, inovação social e direitos fundamentais. Professor universitário em Direito da Inclusão Social e Direitos Humanos.

    Hugo van der Ding

    Locutor, criativo e desenhador acidental. Criador de personagens digitais de sucesso como a «Criada Malcriada» e «Cavaca a Presidenta», autor de um dos podcasts mais ouvidos em Portugal, «Vamos Todos Morrer», também escreve para teatro e, atualmente, apresenta o programa «Duas Pessoas a Fazer Televisão», na RTP, com Martim Sousa Tavares.

    Más Menos
    43 m
  • EP 247 | SOCIEDADE: A religião em Portugal no pós 25 de abril
    Dec 26 2025

    O 25 de Abril não transformou apenas o panorama sociopolítico nacional, também alterou o mapa da fé em Portugal. No último episódio desta temporada, o historiador Paulo Mendes Pinto e o comunicador Hugo van der Ding exploram os efeitos da democracia na consagração da liberdade de crenças e cultos.

    A dupla analisa o impacto dos movimentos migratórios na diversidade religiosa: do crescimento das comunidades evangélica e muçulmana, resultante dos fluxos migratórios das antigas colónias, aos efeitos da imigração brasileira e do leste europeu, nas décadas de 80 e 90, até aos fenómenos da atualidade.

    Olhando para o século XXI, o especialista explica ainda como o 11 de Setembro alimentou a islamofobia e radicalizou o discurso político, deixando marcas profundas na perceção pública das diferenças religiosas.

    Um episódio [IN]Pertinente a não perder sobre fé, democracia e pluralismo.

    LINKS E REFERÊNCIAS ÚTEIS

    TEIXEIRA, Alfredo «Religião na Sociedade Portuguesa» (FFMS, 2019)

    «Identidades religiosas e dinâmica social na Área Metropolitana de Lisboa» (estudo FFMS)

    «Lisboa, um laboratório de diversidade religiosa em Portugal» (Da Capa à Contracapa, FFMS)

    BIOS

    Paulo Mendes Pinto

    Historiador e especialista em História das Religiões, com foco na mitologia antiga e no diálogo entre tradições religiosas. Docente da Universidade Lusófona desde 1998, coordena a área de Ciência das Religiões e é atualmente diretor-geral Académico do Ensino Lusófona – Brasil.

    Hugo van der Ding

    Locutor, criativo e desenhador acidental. Criador de personagens digitais de sucesso como a «Criada Malcriada» e «Cavaca a Presidenta», autor de um dos podcasts mais ouvidos em Portugal, «Vamos Todos Morrer», também escreve para teatro e, atualmente, apresenta o programa «Duas Pessoas a Fazer Televisão», na RTP, com Martim Sousa Tavares.

    Más Menos
    44 m
Todavía no hay opiniones