Episodios

  • Zé Rui de Pina [Música]
    Aug 1 2025

    A música tradicional cabo-verdiana atravessa uma fase de transformação, marcada por mudanças no estilo, influências contemporâneas e novas abordagens artísticas. A avaliação é do músico José Rui de Pina em entrevista ao Programa 50 anos,50 Vozes da Rádio Morabeza. Para o artista, apesar dos avanços registados ao longo dos anos, ainda há desafios a superar para garantir a valorização e preservação das raízes musicais cabo-verdianas, num contexto cada vez mais globalizado.

    Más Menos
    21 m
  • Samira Vera-Cruz [Cinema]
    Jul 31 2025

    A cineasta cabo-verdiana Samira Vera-Cruz considera que o cinema cabo-verdiano vive um momento único, com o surgimento de vários cineastas a mostrarem talento e a construírem trajectórias importantes. Em entrevista ao 50 anos, 50 vozes, a cineasta aposta que a questão do financiamento e distribuição nacional continua entre os principais desafios do sector.

    Más Menos
    39 m
  • Celestino Barros [TIC e Inovação Digital]
    Jul 30 2025

    Apesar dos progressos registados nos últimos anos, a inclusão digital em Cabo Verde continua marcada por desigualdades que impedem a participação plena de toda a população na sociedade do conhecimento. A avaliação é do investigador e pró-reitor para as Tecnologias de Informação e Dados (TID) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Celestino Barros.
    Em entrevista ao programa 50 Anos, 50 Vozes, Celestino Barros sublinhou que o país precisa enfrentar desafios estruturais significativos para garantir que ninguém fique para trás no processo de transição digital.

    Más Menos
    52 m
  • Dulce Lush [Língua & Educação]
    Jul 29 2025

    A consultora linguística, cultural e literária Dulce Lush considera que o acesso à língua portuguesa continua a ser uma promessa não cumprida da independência de Cabo Verde. Posição expressa em entrevista ao programa 50 anos, 50 vozes. Numa análise aos desafios enfrentados por Cabo Verde, Dulce Lush sublinha que, embora o país tenha registado progressos em diversos sectores, persistem custos significativos por não se ter enfrentado de forma plena o legado histórico, particularmente os traços herdados do período do partido único.




    Más Menos
    43 m
  • Júlio Silvão [Cinema]
    Jul 28 2025

    O cineasta Júlio Silvão, antigo presidente da Associação Nacional de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde, destaca a importância das salas de cinema na vida cultural do país. Em entrevista ao programa 50 anos, 50 vozes, Júlio Silvão lamenta o facto de, passados 50 anos sobre a independência de Cabo Verde, não existir actualmente nenhuma sala de cinema pública em funcionamento.

    Más Menos
    31 m
  • Emanuel Ribeiro [Teatro]
    Jul 25 2025

    O teatro cabo-verdiano é um espelho da história do país. A leitura é do encenador e escritor Emanuel Ribeiro, que destaca o percurso do teatro ao longo dos anos. Em entrevista ao 50 anos, 50 vozes, Emanuel Ribeiro aponta como desafio o desenvolvimento de uma dramaturgia própria.


    Más Menos
    25 m
  • Lourença Tavares [Protecção Infantil]
    Jul 24 2025

    A presidente da Associação Crianças Desfavorecidas, ACRIDES considera a educação como um dos grandes ganhos da independência.

    Em entrevista ao programa 50 anos, 50 vozes, da Rádio Morabeza, Lourença Tavares chama atenção para os desafios actuais, destacando a aposta da ACRIDES no desenvolvimento das competências das crianças nos saberes ser, estar e agir.

    Más Menos
    22 m
  • António Tavares [Dança]
    Jul 23 2025

    António Tavares, dançarino e director do Centro Cultural do Mindelo, destaca a importância de se apostar na dança como forma de expressão artística, valorização cultural e oportunidade para os jovens cabo-verdianos. António Tavares é o convidado de hoje do programa "50 anos, 50 vozes", da Rádio Morabeza.

    Más Menos
    33 m