Liberdade a sério  By  cover art

Liberdade a sério

By: Podcasts CM Jornal
  • Summary

  • José Jorge Letria foi um dos cantores que desafiou a ditadura e a polícia do regime. Cantou em locais cercados pela polícia de choque. Teve letras cortadas pela censura, que não pôde gravar em disco. Em palco chegou a arriscar a prisão ao dizer as estrofes censuradas. A canção política em Portugal e os seus intérpretes, de José Mário Branco a Adriano Correia de Oliveira e a José Afonso. As memórias da geração que foi mandada para a guerra num podcast especial de quatro episódios.
    Copyright Podcasts CM Jornal
    Show more Show less
Episodes
  • O canto político
    Apr 25 2024
    As memórias do amigo que escreveu, quando estava preso em Caxias, o poema 'Ao Zé Letria que sofre de azia'. As viagens com José Afonso até Santiago de Compostela, o regresso dos cantores políticos exilados, a cisão da esquerda e a organização das cooperativas de Canto Livre no pós-25 de Abril.
    Show more Show less
    21 mins
  • Operação 'Fim de regime'
    Apr 23 2024
    José Jorge Letria foi "puxado para dentro da história" por ter sido um dos civis contactados pelo Movimento das Forças Armadas para fazer o '25 de Abril'. Assistiu à entrada da coluna de Salgueiro Maia em Lisboa e sabia que a operação 'Fim de regime' podia dar banho de sangue. José Afonso nunca soube que a sua 'Grândola' ia ser uma das senhas da Revolução.
    Show more Show less
    17 mins
  • A senha do 25 de Abril
    Apr 21 2024
    A poesia é uma arma. O espetáculo no Clube Operário Marinhense venceu a polícia de choque e a GNR. 'Grândola Vila Morena' foi cantada pela primeira vez em Santiago de Compostela. A 29 de março de 1974, no mítico concerto no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, um militar ouviu a música de José Afonso e escolheu-a para senha do 25 de Abril.
    Show more Show less
    13 mins

What listeners say about Liberdade a sério

Average customer ratings

Reviews - Please select the tabs below to change the source of reviews.