• Ana Gomes: “Era politicamente irresponsável que o PS viesse dizer que aprova o Orçamento de Estado”
    Jun 16 2024

    As avaliações de Ana Gomes sobre o significado das eleições Europeias não poupam nenhum partido, muito menos os dois grandes. O que está a correr mal para a AD? "Não está a aprender porque não capitaliza a descida do Chega. Todo o discurso do primeiro-ministro sugere que continuará a esticar a corda, a não negociar com o PS e a trabalhar para se vitimizar e precipitar eleições quando entender que é útil". E para o PS? Segundo a comentadora, o partido tem de fazer uma reflexão sobre as causas "óbvias" pelas quais ganhou por tão pouca margem: "Polícias, professores e a bagunça que é a AIMA, resultado das teimosias de António Costa". Para se manter em jogo, "tem de resistir a todas as pressões para aprovar o Orçamento de Estado, era politicamente irresponsável que o fizesse”. Ouça a crítica em podcast, emitida na SIC Notícias a 16 de junho.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    22 mins
  • Especial Europeias (III): "O Chega conseguiu a proeza de perder mais de 500 mil votos em três meses"
    Jun 9 2024

    Depois de conhecidos os resultados das eleições europeias, André Ventura disse no seu discurso que o Chega passou "de 0 a 400 mil votos". Ana Gomes prefere olhar de outra perspetiva: "O Chega conseguiu a proeza de perder mais de 500 mil votos em três meses", em comparação aos que obteve nas legislativas. Já sobre a vitória do PS, diz que serve para reforçar a trajetória "coerente" de Pedro Nuno Santos, num PS agora “bastante diferente do de António Costa”. A Luís Montenegro "ficou-lhe bem" declarar o apoio à candidatura do ex-primeiro-ministro à presidência do Conselho Europeu. Oiça aqui em podcast as notas de Ana Gomes nesta noite eleitoral.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    4 mins
  • Especial Europeias (II): "António Costa precisa do apoio do Governo português para o Conselho Europeu, portanto, não quis participar nas eleições"
    Jun 9 2024

    Criou-se as expetativa de que António Costa participaria na campanha do PS? "Os jornalistas perguntavam e Marta Temido não podia furtar-se a responder", diz Ana Gomes. A comentadora explica que o PS foi a votos sem a presença do antigo primeiro-ministro: "Os resultados do PS são sem António Costa. O antigo primeiro-ministro precisa do apoio do Governo português para o Conselho Europeu, portanto, não quis participar nas eleições"

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    3 mins
  • Especial Europeias (I): "Extrema-direita no Parlamento Europeu é o cavalo de Tróia de Putin"
    Jun 9 2024

    Perante a previsão dos resultados do PPE e dos Socialistas e Democratas, talvez Ursula Von Der Leyen não tenha de abrir a porta às negociações com a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni. Ana Gomes explica o xadrez no Parlamento Europeu e diz que a extrema-direita na Europa é o cavalo de Tróia de Putin: "Marine Le Pen foi abertamente financiada por Putin. A AFD na Alemanha a mesma coisa. Viktor Orbán está a tentar federar toda a extrema-direita e também serve Putin. A extrema-direita é o cavalo de Tróia de Putin. Vamos ver se reagrupa no Parlamento Europeu".

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    4 mins
  • Ana Gomes: “Neste caso, o alvo foi o povo turco, mas e se fosse o povo judeu? Aguiar Branco ficava caladinho e quietinho?”
    May 19 2024

    Uma semana de polémicas no parlamento. Por um lado, André Ventura associa o povo turco a uma ideia de pouco trabalhador e preguiçoso. Por outro lado, os ataques ao presidente da Assembleia da República, José Aguiar Branco, após não tomar qualquer atitude perante o discurso do líder da bancada do Chega. Afinal, Aguiar Branco deve ou não deve intervir nestes casos? E, se sim, de que forma deve proceder? Ouça a análise de Ana Gomes na versão podcast do programa ao qual dá o nome, emitido na SIC Notícias no dia 19 de maio.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    25 mins
  • Ana Gomes: "O Presidente Macron disse que a Europa pode morrer e é um facto, estamos a ser atacados de fora mas também por forças internas"
    May 12 2024

    Ana Gomes salienta a importância das eleições europeias, tendo em conta os desafios que a União Europeia enfrenta, realçando que "precisamos de eurodeputados críticos da própria Europa, não precisamos de 'eurobeatos', assim a Europa não avança." A comentadora alerta ainda para as força internas que querem destruir a UE e "servir as forças de Putin", identificando o Chega e o ADN como partidos dessa família europeia. Quanto à política nacional, Ana Gomes diz que finalmente o governo começou a governar e considera positiva a medida dos medicamentos gratuitos para idosos, mas ainda tem dúvidas do caminho tomado relativamente à habitação, e não encontra "medidas contra a especulação imobiliária." Ouça o programa em podcast emitido na SIC Notícias a 12 de maio.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    24 mins
  • Ana Gomes sobre violência no Porto: “Justiça popular nunca se justifica num estado de Direito e democrático”
    May 5 2024

    Ana Gomes manifesta-se sobre os casos de violência no Porto no seu espaço habitual de comentários. “A eleição de 50 deputados da extrema-direita criou um clima que instiga muitas pessoas a pensar que pode fazer justiça por si e contra imigrantes”, lamenta. Sobre este tema, recorda a sua importância dos imigrantes para a economia portuguesa e pede que o seu processo de integração seja feito de forma “digna”, embora reconheça a herança pesada do SEF para a AIMA que tem 400 mil processos em atraso na atribuição de documentos. Em análise está também o Manifesto pela Justiça, assinado cinquenta personalidades, que é uma longa crítica ao Ministério Público e os acordos de paz que tardam em chegar para pôr fim à situação de Gaza, “o novo Vietnam”. Ouça o programa em podcast emitido na SIC Notícias a 5 de maio.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    20 mins
  • A bonita festa dos 50 anos do 25 de Abril e a tragédia da descolonização
    Apr 28 2024

    Ana Gomes começa por citar Chico Buarque, “Foi bonita a festa, pá”, para descrever as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril. Em relação às palavras de Marcelo Rebelo de Sousa sobre a reparação histórica às ex-colónias, a comentadora relembra que a descolonização “foi uma tragédia” e que a guerra, que durou 13 anos, causou 50 mil mortos e muitos casos de stress pós-traumático que deram origem a alcoolismo e violência doméstica. A questão é muito relevante para Ana Gomes, que apenas discorda da forma como o tema foi abordado pelo Presidente da República. O comentário foi exibido na SIC Notícias a 28 de abril.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    23 mins