Episodios

  • Mil e Uma Noites: quem reparou que os meus olhos falavam de solidão e de dor?
    Dec 19 2025

    Em Estremoz, lemos cadernos, cartas e manuscritos que permanecem em arquivos informais. Mas também livros e jornais. Textos que, apesar da sua formalidade, parecem quase todos escritos à margem da literatura oficial e agora são trazidos para o espaço público, para serem lidos, debatidos e pensados em conjunto. São duplamente marginais por serem de mulheres do Alentejo. Ainda assim, ricas ou pobres, as mulheres do Alentejo conseguem olhar o mundo e pensar sobre ele. Socorrem-se de Deus e dos sentidos, pedem paz, saúdam a liberdade de Abril - que nunca esquecem.

    Cátia Terrinca e Marta Reis Jardim tomam essa liberdade como mote para brincar com as palavras de hoje.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    41 m
  • Mil e Uma Noites: Abstracto Triste
    Dec 12 2025

    Cucha Carvalheiro é uma das actrizes cuja voz nos pega na mão e leva de viagem. Nela, moram muitas personagens, muitas vidas, muitas frases, algumas canções, sorrisos, risos. A actriz é morada de mentiras importantes e da possibilidade de nos abstrairmos da mentira para mergulhar: na alegria, na paz, no luto, nas lutas, na tristeza. Hoje, mergulhamos na tristeza e abrimos o peito das muitas mulheres que souberam encontrar a mãe das tristezas sem a calar. É uma sessão poética, noturna, simples, que Cucha Carvalheiro partilha com Cátia Terrinca.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    26 m
  • Nadámos em Rios de Prata
    Dec 5 2025

    A partir da pesquisa feita em Lagoa, a convite da Bóia - associação cultural, nadámos num rio de prata imprevisto. Um rio que levou muitas mulheres a outros lugares, mulheres-escola, mulheres-viagem, mulheres-sonho, mulheres-conserveiras, mulheres-anedotas, mulheres-mulheres-mulheres-mulheres. Muitas nos falaram da observação da pobreza ou da riqueza nos corpos dos outros, sempre intocáveis, à distância de quem nasce em berços opostos, ajudando a entender um Algarve do qual poucas vezes falamos, mas que aqui vamos escutar nas vozes de Cátia Terrinca e de Mariana Ramos Correia.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    50 m
  • De volta para casa
    Nov 28 2025

    A casa, o lugar a que tantas mulheres pertencem, por obrigação, necessidade, convicção, fuga. Estar DE VOLTA PARA CASA será, eventualmente, habitá-la de uma outra forma. Trocar cozinhas por escritórios, encontrar um lugar da mulher só, só da mulher, onde ela possa sossegar de cuidar dos outros e evadir-se corpo adentro. Se tantas de nós tiveram um lugar só delas, ao longo de tantos tempos, como a cozinha, podemos agora regressar a casa e ter uma secretária só nossa, onde o tempo pare, duas vezes por dia, para cozinhar poemas, crónicas, cartas, peças?

    Cátia Terrinca e Mariana Ramos Correia regressam a casa com textos de Ana Marques, Ana Teresa Pereira, Ana Simões Pereira, Graça Cid, Luísa Monteiro, Maria Helena, Maria José de Almada Negreiros, Ofélia de Freitas e de Raquel Serejo Martins.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    30 m
  • Elvas, meu coração raiano
    Nov 21 2025

    Elvas é um casulo no Alto Alentejo. Do seu coração muralhado, cresceram e nasceram mulheres revolucionárias, fortes e marcantes. Cresceram outras tantas. Falamos de Adelaide Cabette, de Virgínia Guerra Quaresma, Maria Olga Moraes Sarmento, entre outras. Mulheres que na viragem de século, viraram mentalidades e vidas para que outras, como nós, que vieram depois, possam ser mais livremente. E dessa liberdade, da dureza que ela encerra, que nos falam e escrevem tantas outras mulheres: Aldina Falcato, Branca Flor, Alexandra Rodrigues, Ivone Bravinho, Joana Leal, Maria do Céu, Maria do Céu Ponce Dentinho, Maria José Travelho Rijo, Maria Vicente, Paula Moreira, Raquel Soeiro de Brito, Sandra Rogeiro e Vitorica Mendes. Entre as vozes de Cátia Terrinca e de Mariana Vital Ferreira, ouvimos outras: são depoimentos de quem nem sempre escreveu no papel, mas que guardou a vida na garganta.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    46 m
  • Estórias de tempos que já lá vão
    Nov 19 2025

    Elizabeth Pinard e Cátia Terrinca dão voz a ESTÓRIAS DE TEMPOS QUE JÁ LÁ VÃO, uma sessão de pesquisa que foi gravada ao vivo no Jornal Público e que convoca textos de autoras que nos permitem sentir a passagem do tempo - ou perguntar-nos como é que ele passa. Se é cíclico, se é linear, se é anda para trás, para a frente, em espirais.

    Ana Maria Matute, Cacilda de Castro, Catarina da Fonseca, Graça Matos Sousa, Lília da Fonseca, Manuela Nogueira, Maria Alberta Menéres e Teresa Tudela constroem a desejada máquina do tempo. Nós? Viajamos a bordo.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    23 m
  • Crónicas Autobiográficas
    Nov 19 2025

    Crónicas autobiográficas é o título da sessão que propõe uma viagem a bordo da sensibilidade de mulheres escritoras como Maria Lamas, Maria Archer, Fernanda de Castro, Natércia Freire e Maria Velho da Costa, que foram pioneiras na forma como se serviram da crónica como espaço de desenvolvimento do pensamento e ativismo regular e público.

    As vozes são de Cátia Terrinca e de Mariana Bragada - que trazem para a contemporaneidade textos que, se calhar, poderiam ter sido escritos agora.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    23 m
  • Da Macilenta Paz à Embriaguês Noturna (parte 2)
    Nov 1 2025

    Na Figueira da Foz, passámos duas semanas a ouvir estórias de mulheres. Em muitas delas, parecia existir uma noite longa. De noite, deitados os filhos e esquecida a labuta, mergulhavam alma adentro para encontrar versos, palavras, poemas. Assim, compusemos esta sessão longa como as noites, dividida em dois episódios, com poemas entrelaçados através das vozes de Cátia Terrinca e de Cheila Lima, que ora cantam, ora sussurram, ora gemem, ora contam. Talvez o feminismo amanheça.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    29 m
adbl_web_global_use_to_activate_DT_webcro_1694_expandible_banner_T1