Vinhão, para que te quero? Podcast Por  arte de portada

Vinhão, para que te quero?

Vinhão, para que te quero?

Escúchala gratis

Ver detalles del espectáculo

Acerca de esta escucha

Pinta lábios e dentes, faz arreganhar as gengivas e consegue ter uma acidez abominável. É amado e odiado. Popularmente conhecido como vinho verde tinto, o Vinhão é feito com a casta homónima, mal amada por muitos, adorada por poucos, mas rijos.

Os que o abominam provaram demasiadas vezes vinhões de ‘fixa 15’ — gíria do sector que se refere a uma acidez fixa, simplificando, aquela que é perceptível em prova de 15, uma coisa maluca, como veremos daqui a nada. Os rijos juram a pés juntos que o tinto retinto é a melhor harmonização para a comida minhota. Pelo São Martinho, correm a comprar o vinho novo, porque dita a tradição que o Vinhão tem de ser do ano. E defendem o Vinhão com arrebatamento — como o governante minhoto que em Outubro último tomou a sua defesa (e foi criticado por isso).

Recentemente provámos um Vinhão que fugia à regra, com acidez fixa de 6,5 / 7, cheio de fruta boa e macio, macio. E isso levou-nos a convidar para esta conversa Fernando Machado. Está há 40 anos na Quinta das Arcas, onde é responsável pela viticultura e enologia e onde faz o Primoris, que esgota no dia em que é lançado.

O podcast Consultório de Vinhos é produzido e apresentado por Ana Isabel Pereira, com sonoplastia de Miguel Sousa e locução de Isidro Lisboa.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

adbl_web_global_use_to_activate_T1_webcro805_stickypopup
Todavía no hay opiniones