Reportagem Especial Podcast Por Rádio Senado arte de portada

Reportagem Especial

Reportagem Especial

De: Rádio Senado
Escúchala gratis

OFERTA POR TIEMPO LIMITADO. Obtén 3 meses por US$0.99 al mes. Obtén esta oferta.
Reportagens abordando temas de interesse da sociedade. Cultura, história do Brasil e direitos da cidadania. Veiculação dentro do programa Conexão Senado. Disponível na internet.Senado Federal Política y Gobierno
Episodios
  • Alguém para conversar? O uso de chatbots e deepfake na saúde mental
    Sep 5 2025
    Na semana que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), a Rádio Senado apresenta a reportagem especial “Alguém para conversar? O uso de chatbots e deepfake na saúde mental”. Produzida pelos jornalistas Leila Herédia e Maurício de Santi, a série será veiculada em cinco episódios no programa Conexão Senado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, na Rádio Senado FM. Os episódios também estarão disponíveis em senado.leg.br/radio e nos principais agregadores de podcast. A reportagem mostra como cresce o número de pessoas que recorrem à inteligência artificial em busca de acolhimento emocional. Especialistas alertam, porém, para os riscos desse tipo de interação, que pode oferecer respostas frias ou inadequadas e, em alguns casos, agravar situações de fragilidade psicológica. A série também destaca usos positivos da tecnologia quando há mediação profissional, além de discutir medidas de proteção para usuários e os esforços de regulamentação em debate no Congresso Nacional. Produzida pela Rádio Senado, a reportagem especial busca ampliar o debate sobre os limites, desafios e responsabilidades no uso da inteligência artificial em temas tão sensíveis quanto a saúde mental.
    Más Menos
    30 m
  • Rota IA: Um novo tempo nas estradas do Brasil
    Aug 11 2025
    A série especial "Rota IA: Um novo tempo nas estradas do Brasil" mergulha nos impactos da inteligência artificial no transporte rodoviário de cargas, destacando como essa tecnologia está revolucionando o setor com mais eficiência e responsabilidade. Os quatro programas abordam questões como inovação tecnológica, segurança nas estradas, criação de novos empregos e práticas sustentáveis, mostrando como essas mudanças estão moldando o presente e o futuro do transporte no Brasil. Com reportagens produzidas pelo jornalista Vladimir Spinoza, a série revela como a IA está transformando a logística ao automatizar processos, otimizar rotas e reduzir erros humanos, o que resulta em menos acidentes e emissões de poluentes. Especialistas em tecnologia, representantes do setor e profissionais das estradas trazem análises aprofundadas sobre os avanços tecnológicos e as perspectivas para o futuro. Entre eles, Vanina Dursk, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina, que avalia que as mudanças já são perceptíveis no setor de logística. “O profissional poderá ter mais tempo para pensar e estudar soluções inteligentes às operações que realmente importam", afirma. A série detalha, ainda, como as ferramentas de inteligência artificial estão criando um transporte mais seguro, com sistemas inteligentes capazes de prever problemas e auxiliar motoristas em tempo real. O programa também explora o impacto da otimização de rotas, ajudando a evitar congestionamentos, reduzir custos e diminuir o impacto ambiental. E, contrariando mitos sobre a substituição completa da força de trabalho, a reportagem especial apresenta histórias de como novos empregos estão sendo criados a partir da relação entre humanos e máquinas. Os profissionais de hoje precisam de qualificação para operar ferramentas modernas, apontando para um futuro com mais oportunidades e diferentes perfis de atuação. Os episódios da reportagem especial "Rota IA: Um novo tempo nas estradas do Brasil” serão veiculados no programa Conexão Senado, às 8h30 da manhã. Os áudios também podem ser acessados e baixados na página da Rádio Senado na internet: https://www12.senado.leg.br/radio ou na plataforma de áudio da sua preferência.
    Más Menos
    30 m
  • O Brasil pré-histórico: tesouros arqueológicos da Serra da Capivara
    Jun 27 2025
    Maior nome da arqueologia brasileira, Niède Guidon morreu no último dia 4 de junho, aos 92 anos, em São Raimundo Nonato (PI). Suas pesquisas na Serra da Capivara, sudeste do Estado, reescreveram a história sobre a chegada do Homo sapiens às Américas. Mas seu legado ultrapassa a ciência: ela foi a principal responsável pela criação do Parque Nacional que conserva as riquezas naturais e culturais daquela parte da caatinga; e teve papel decisivo na transformação socioeconômica da região. Na reportagem “O Brasil pré-histórico: tesouros arqueológicos da Serra da Capivara”, o jornalista Celso Cavalcanti percorre as paisagens e os paredões de pinturas rupestres do Parque; conversa com quem trabalhou e conviveu ao lado de Niède; e descreve os registros que comprovam a presença humana no Piauí há dezenas de milhares de anos. O conteúdo, dividido em quatro episódios, está disponível na íntegra em senado.leg.br/radio e nos principais agregadores de podcast.
    Más Menos
    25 m
Todavía no hay opiniones