Episodios

  • PodCália # 130 - CAJU: A obra-prima da Liniker!
    May 9 2025
    Pare o que você estiver fazendo agora, e venha escutar esse episódio!
    É isso mesmo!
    Nosso podcast nunca foi pretencioso, nem perto disso.

    Mas existem discos que nos fazem sair do script.
    E esse é o caso de CAJU, segundo trabalho da cantora Liniker, que pode ser facilmente considerado o melhor álbum de música nacional lançado em 2024.

    Com muita diversidade rítmica, CAJU traz em suas faixas um mix de todas as facetas musicais que representam Liniker: seja no pagode e no samba, na MBP e no Soul, no Disco e no R&B.

    As letras pessoais e confessionais mostram o quanto a artista evolui, valorizando a conexão que criou com seu publico mais recente e também com o que lhe acompanhar desde a época de Os "Caramelows."

    Nas primeiras 24 horas do lançamento de CAJU, 13 das 14 músicas do álbum ficaram entre as 100 músicas mais tocadas do Brasil na plataforma de streaming Spotify, mostrando as proporções gigantescas que Liniker alcançou, mas que até certo ponto não é surpresa, afinal estamos falando da primeira brasileira transgênero a ganhar m Grammy.


    A melhor definição sobre o disco, ainda viria da explicação da própria cantora:


    " CAJU tem uma frieza que tenho enfrentado na minha vida pessoal com alguns afetos. Quis falar disso de uma forma muito aberta, jogando no ventilador. Estou cansada de ficar nessa coisa reducionista. Quero ser amada. Eu quero trocar, ter uma vida legal. Curtir como todo mundo curte, ter date. O fato de eu ser a Liniker não me possibilita isso".

    Por isso, mais uma vez o Daniel e Gigola repetem nesse espaço: Pare o que você estiver fazendo e venha escutar esse episódio.


    Caso você não goste do nosso podcast, então pare o que você estiver fazendo e vá escutar CAJU!
    Más Menos
    1 h y 3 m
  • PodCália # 179 - A Sociedade da Grã-Ordem Kavernista (part. de Sammyr Muradi, do podcast "Bota o Disco Aí")
    May 1 2025
    No ultimo dia 24 de abril perdemos o magnifico Edy Star.

    Edy foi conhecido pelas suas apresentações que misturavam diversos estilos debochados de teatro e que desafiavam as convenções sociais relativas à sexualidade. Por isso mesmo, ficou famoso por ter sido o primeiro artista brasileiro a revelar a sua homossexualidade.

    Mas além da partida de Edy, a data de 24/04 marca de forma triste a morte do ultimo integrante da Sociedade da Grã-Ordem Kavernista, um projeto musical formado junto ao seus amigos Raul Seixas, Sérgio Sampaio e Miriam Batucada. O nome do grupo surgiu porque os 4 amigos discutiam muito sobre como seria o mundo depois de uma guerra nuclear: todos voltariam às raízes, isto é, a viver nas cavernas

    "Sessão das 10", lançado no ano de 1971, possui arranjos contagiantes e letras cheias de humor e crítica social, o álbum mistura samba, soul e funk de forma única.


    Teria sido um sucesso, porém, boicotado e censurado foi recolhido do mercado apenas 2 meses depois de seu lançamento. De qualquer forma, a obra envelheceu muito bem, se tornando um disco "cult" e despertando a curiosidade de cada vez mais e mais pessoas, que hoje enxergam a imagem de ambos os artistas como marginais e membros da contracultura.


    A Grã-Ordem Kavertinas faz muita falta.


    E Edy Star fará também, afinal, como declama ao abrir o álbum:
    "Respeitável público!
    A sociedade Da Grã-Ordem Cavernista,
    pede licença para apresentar
    o maior espetáculo da terra"

    Más Menos
    1 h y 17 m
  • GringoCália Especial Pepe Mujica #4 - No Te Va Gustar: Este Fuerte Viento que Sopla
    Apr 25 2025
    Nesse segundo especial sobre musica Uruguaia, o assunto é o álbum "Este Fuerte Viento que Sopla" da banda No Te Va Gustar.

    Viva Pepe Mujica!
    Más Menos
    1 h
  • GringoCália Especial Pepe Mujica #3 - Rubén Rada: Quién Va A Cantar
    Apr 21 2025
    Nesse segundo especial sobre musica Uruguaia, o assunto é o álbum "Quién Va A Cantar" de Rubén Rada.
    Viva Pepe Mujica!
    Más Menos
    1 h y 1 m
  • GringoCália Especial Pepe Mujica #2 - Taiguara: Viagem
    Apr 10 2025
    Nesse segundo especial sobre musica Uruguaia, o assunto é o álbum "Viagem" de Taiguara.
    Viva Pepe Mujica!
    Más Menos
    1 h y 1 m
  • GringoCália Especial Pepe Mujica #1 - Jorge Drexler: Eco
    Apr 3 2025
    Nesse primeiro especial sobre musica Uruguaia, o assunto é o álbum "Eco" de Jorge Drexler.

    Viva Pepe Mujica!
    Más Menos
    53 m
  • PodCália # 128 - Elis, 1973
    Mar 27 2025
    No episódio dedicado ao álbum Elis (1973), o PodCália mergulha na complexidade do décimo primeiro disco de estúdio da icônica Elis Regina.

    Lançado em um momento de transformação na carreira da cantora, o álbum marca o segundo trabalho com os arranjos refinados de César Camargo Mariano, seu parceiro musical e futuro marido. Apesar da excelência técnica, o disco foi alvo de críticas na época, com alguns acusando Elis de priorizar o virtuosismo vocal em detrimento da emoção — uma discussão que o podcast explora com nuances, questionando até que ponto essa análise faz justiça à obra.

    Com dez faixas, "Elis" é um registro potente da música brasileira pós Tropicália, trazendo quatro composições de Gilberto Gil e outras quatro da dupla João Bosco e Aldir Blanc, então ainda em ascensão. Além disso, é importante destacar a polêmica envolvendo Beth Carvalho, e a gravação de "Folhas Secas", nona faixa do disco.


    Apesar de não figurar entre os trabalhos mais celebrados da artista, o trabalho de 1973 é uma joia subestimada: a produção impecável e a entrega vocal da cantora, longe de serem meramente técnicas, revelam camadas de sensibilidade que tocam o coração do ouvinte atento.


    O episódio, assim, convida o público a revisitar o álbum sem pré-conceitos — e a se emocionar com a maturidade de uma das maiores vozes do Brasil.


    * Este episódio é dedicado a memória da Golden Retriever: Elis Regina Folchetti.

    Más Menos
    54 m
  • GringoCália # 53 - Yankee Hotel Foxtrot: A obra do Wilco! (part. de Gui Martins)
    Mar 22 2025
    Aloha, galera do bem!


    No episódio de hoje mergulhamos em um dos álbuns mais icônicos e enigmáticos da música alternativa dos anos 2000: Yankee Hotel Foxtrot, da banda Wilco.


    Lançado em 2002, o disco é um marco na carreira da banda, misturando rock experimental, folk introspectivo e camadas sonoras inovadoras que desafiaram as convenções da época.


    No centro dessa obra-prima está a sensibilidade única de Jeff Tweedy, vocalista e compositor, cuja habilidade de transformar dor, dúvida e beleza em poesia musical é um dos pilares do álbum.


    Vamos explorar como a banda navegou por turbulências pessoais e profissionais para criar um trabalho que, décadas depois, continua a ressoar profundamente com ouvintes ao redor do mundo.


    Prepare-se para uma conversa que vai desde os detalhes da produção até o impacto emocional de canções, afinal de contas, "Jesus não chora"!

    Más Menos
    53 m
adbl_web_global_use_to_activate_webcro805_stickypopup