Pautas Femininas Podcast Por Rádio Senado arte de portada

Pautas Femininas

Pautas Femininas

De: Rádio Senado
Escúchala gratis

Os temas mais importantes que afetam a vida das mulheres entram em debate no Pautas Femininas, uma parceria da Rádio Senado com a Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Produção e a presentação: Ana Beatriz Santos e Ritta Zumba Toda quinta-feira, às 21h. Disponível na internet às quintas-feirasSenado Federal Política y Gobierno
Episodios
  • Violência patrimonial e os impactos na autonomia das mulheres
    Jul 17 2025
    O programa Pautas Femininas desta semana aborda um tipo de agressão muitas vezes invisível, mas com efeitos graves: a violência patrimonial. Prevista na Lei Maria da Penha, ela envolve o controle financeiro, destruição de bens, impedimento de acesso ao próprio dinheiro ou à herança. A advogada Ana Flávia Mendes Lopes, entrevistada pela jornalista Renata Cruz, da TV Senado, explica como esse tipo de violência está ligado a outros abusos, como a violência moral, psicológica e física e como essa atitude costuma fazer parte de um ciclo que pode levar a casos extremos, como o feminicídio.
    Más Menos
    10 m
  • Senado Federal discute a criação da Rede Nacional de Observatórios da Mulher
    Jul 14 2025
    O programa Pautas Femininas desta semana apresenta os principais destaques da audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal que debateu a criação da Rede Nacional de Observatórios da Mulher. A proposta visa reunir esforços entre instituições públicas e sociedade civil para sistematizar dados, monitorar políticas e produzir diagnósticos precisos sobre a realidade das mulheres brasileiras. Atualmente, a Rede Nacional de Observatórios da Mulher tem 54 observatórios parceiros vinculados ao poder público, universidades e sociedade civil.
    Más Menos
    10 m
  • Cota nas eleições
    Jul 4 2025
    O programa Pautas Femininas desta semana fala sobre a participação das mulheres na política. Enquanto dados da ONU Mulheres apontam retrocessos da presença feminina na política ao redor do mundo, no Brasil a discussão gira em torno da reforma do Código Eleitoral. Especialistas e parlamentares analisaram, em abril deste ano, durante uma reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania no Senado Federal, os impactos das cotas para mulheres, a importância da representatividade e o risco de retrocesso com a retirada de punições para partidos que não cumprirem o índice mínimo de candidaturas femininas.
    Más Menos
    10 m
Todavía no hay opiniones