Episodios

  • Taxa de juros mantida em 15%
    Dec 12 2025
    Taxa Selic permanece no maior valor dos últimos 20 anos. Paulo Pacheco faz sua avaliação das consequências dessa taxa de juros.
    Más Menos
    5 m
  • O que fazer com o 13º salário?
    Nov 28 2025
    Ao menos 4 em cada 10 consumidores pretendem usar a primeira parcela do 13º salário, que será paga nesta sexta-feira, para quitar dívidas e finalizar o ano com as contas mais regularizadas. Paulo Pacheco dá dicas para fazer um uso prudente do valor.
    Más Menos
    7 m
  • EUA retiram tarifa de 40% sobre produtos brasileiros após negociação diplomática
    Nov 21 2025
    Medida beneficia mais de 200 itens, incluindo carne bovina e café. Fiemg vê impacto positivo para a indústria mineira.
    Más Menos
    12 m
  • A ampliação da isenção ao imposto de renda
    Nov 7 2025
    O Senado Federal aprovou por unanimidade, nesta semana, o projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5.000. Paulo Pacheco explica a mudança e as consequências.
    Más Menos
    11 m
  • A venda da Copasa
    Oct 31 2025
    Pela terceira vez, a reunião em plenário para discutir a Proposta de Emenda à Constituição que retira a obrigatoriedade do referendo popular para a privatização da Copasa terminou em poucos minutos, sem qualquer debate sobre o tema. Paulo Pacheco avalia as possibilidades frente à possibilidada da venda da estatal.
    Más Menos
    8 m
  • Os impactos do tarifaço dos EUA ao estado de Minas Gerais
    Oct 24 2025
    Pesquisa da FGV revela que Minas Gerais lidera perdas com exportações para os EUA, após o tarifaço de Trump. Paulo Pacheco faz uma análise econômica dessa situação.
    Más Menos
    7 m
  • A situação das estatais mineiras
    Oct 17 2025
    Diante do projeto estadual de privatizar as estatais Cemig e Copasa, Paulo Pacheco faz uma análise sobre a situação das empresas.
    Más Menos
    9 m
  • Tempo de deslocamento para chegar ao trabalho
    Oct 10 2025
    Mais de um milhão de trabalhadores brasileiros levam mais de duas horas no trânsito de casa até chegar ao trabalho. Os transportes mais utilizados para o deslocamento são o automóvel e o ônibus. Já no quesito renda, um terço dos brasileiros recebe menos que um salário-mínimo. Os dados são do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo IBGE. Paulo Pacheco fala do impacto desse tempo na vida e na economia.
    Más Menos
    8 m