O Mundo a Seus Pés Podcast Por Ana França Hélder Gomes Catarina Maldonado Vasconcelos Pedro Cordeiro e Mara Tribuna arte de portada

O Mundo a Seus Pés

O Mundo a Seus Pés

De: Ana França Hélder Gomes Catarina Maldonado Vasconcelos Pedro Cordeiro e Mara Tribuna
Escúchala gratis

Podcast da secção de internacional do Expresso assinado por Ana França, Hélder Gomes, Catarina Maldonado Vasconcelos, Pedro Cordeiro e Mara Tribuna. Episódios semanais sobre assuntos que dominam a atualidade mundial, com jornalistas, correspondentes e outros convidados

2025 Expresso
Política y Gobierno
Episodios
  • “Se retirarmos os ativistas, agricultores e indígenas que defendem os territórios brasileiros, eles ficam mais vulneráveis a interesses capazes de tudo, até de matar”
    Sep 29 2025

    Pelo menos 142 defensores do ambiente — como ativistas, agricultores e indígenas — foram assassinados em 2024 e outros quatro desapareceram, segundo o relatório da Global Witness, uma organização não-governamental que se foca em direitos humanos e na crise climática. Mais de 80% dos casos ocorreram na América Latina, e o Brasil, nação-irmã de Portugal, é o quarto país mais mortal para defensores de questões ambientais (12 homicídios). O Brasil é o quarto país mais perigoso para quem defende o ambiente: 12 ativistas foram assassinados no ano passado, segundo um relatório divulgado este mês. Oiça o último episódio do podcast O Mundo A Seus Pés com Adriana Ramos, secretária-executiva do Instituto Socioambiental, no Brasil.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    14 m
  • “O reconhecimento da Palestina é fundamental e mostra oposição clara à política de Israel”, diz antigo secretário-geral-adjunto da ONU
    Sep 22 2025

    Além do reconhecimento do Estado da Palestina, o antigo secretário-geral-adjunto da ONU Victor Ângelo fala da urgência de reforma da organização e aponta a “timidez” de Guterres na abertura de debates necessários.

    Uns aplaudem e defendem que o reconhecimento da Palestina só peca por tardio, outros dizem ser apenas simbólico e não ser este o momento certo para o fazer, outros ainda questionam-se que Estado estará a ser verdadeiramente reconhecido e também há quem descreva a proatividade de Paris e Madrid neste processo como uma fuga em frente dos seus líderes para desviar atenções dos problemas domésticos.

    Seja como for, uma dezena de governos ocidentais vão reconhecer o Estado da Palestina na semana de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas, que arranca agora em Nova Iorque.

    Victor Ângelo, conselheiro em segurança internacional e antigo secretário-geral-adjunto da ONU, sublinha que “este reconhecimento é fundamental”. Mesmo com o previsível veto posterior dos Estados Unidos no Conselho de Segurança, o gesto “mostra claramente que a comunidade das nações não está de acordo com a política seguida pelo Governo de Israel em relação à Palestina e o isolamento crescente não só de Israel mas também dos Estados Unidos” nesta questão.

    Com 32 anos da sua vida dedicados às Nações Unidas, refere igualmente que “Israel está a fazer tudo o que pode para não permitir a criação de um Estado palestiniano viável”.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    37 m
  • Assassínio de Charlie Kirk é gasolina atirada para cima de uma América já em chamas
    Sep 13 2025

    O homicídio a tiro do ativista Charlie Kirk, no passado dia 10 de setembro, chocou os Estados Unidos da América e acendeu ânimos num país já de si polarizado. O apoiante de Donald Trump, de 31 anos, intervinha num debate numa faculdade do estado de Utah quando foi assassinado. Oiça este episódio do podcast O Mundo a Seus Pés com Pedro Cordeiro, Diana Soler e Catarina Maldonado Vasconcelos.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    38 m
Todavía no hay opiniones