O Mundo a Seus Pés Podcast Por Ana França Hélder Gomes Catarina Maldonado Vasconcelos Pedro Cordeiro e Mara Tribuna arte de portada

O Mundo a Seus Pés

O Mundo a Seus Pés

De: Ana França Hélder Gomes Catarina Maldonado Vasconcelos Pedro Cordeiro e Mara Tribuna
Escúchala gratis

Obtén 3 meses por US$0.99 al mes + $20 crédito Audible

Podcast da secção de internacional do Expresso assinado por Ana França, Hélder Gomes, Catarina Maldonado Vasconcelos, Pedro Cordeiro e Mara Tribuna. Episódios semanais sobre assuntos que dominam a atualidade mundial, com jornalistas, correspondentes e outros convidados

2025 Expresso
Política y Gobierno
Episodios
  • Golpe de Estado na Guiné-Bissau? “Uma mascarada. Um autogolpe, sem dúvida”
    Nov 28 2025

    Os guineenses voltam a viver um regime de exceção com a tomada do poder por militares. O Presidente cessante, que terá perdido as eleições de domingo, fugiu para o Senegal, mas continua a ter os seus homens de confiança em Bissau.

    Fernando Jorge Pereira, correspondente do Expresso na Guiné-Bissau e Teresa Almeida Cravo, professora de Relações Internacionais na Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais são os convidados do jornalista Hélder Gomes.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    40 m
  • Uma visita do Expresso ao Kosovo, onde se fala muito de futuro mas a política ainda é “nós e eles”
    Nov 24 2025

    Um pequeno país com uma guerra muito recente por uma independência que ainda nem é reconhecida por todos os países da União Europeia. Foi em 2008 que nasceu o Kosovo, um país de maioria albanesa (mais de 90%), mas que a Sérvia continua a considerar como uma província sua, que lhe foi roubada, com a ajuda direta da NATO, que em 1999 bombardeou Belgrado por “razões humanitárias”.

    Esse ataque nunca foi aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU, e por isso é considerado ilegal à luz da lei internacional. Mas quem caminha em Pristina, a capital do Kosovo, depara-se em todo o lado com as homenagens dos habitantes aos maiores poderes da NATO, Reino Unido e Estados Unidos, em forma de bandeiras, nomes de ruas e avenidas e mesmo nos nomes das pessoas. “Tonibler” é um nome comum para um rapaz kosovar, devido à ligação do antigo-primeiro ministro britânico, Tony Blair, nessa decisão da NATO.

    Mas a norte ainda vivem muitos sérvios, por ter sido sempre a sua casa, e os seus direitos foram esquecidos neste novo Kosovo. O seu acesso à justiça é limitado, os seus direitos de associação também, a educação, a rede de apoios sociais, estabelecer um negócio, demonstrar livremente a sua religião, ortodoxa, tudo é mais difícil para um sérvio residente no Kosovo.

    E no horizonte, tanto para sérvios como para kosovares, a União Europeia, o mesmo sonho distante. De tempos a tempos, os problemas entre as duas comunidades voltam a ser notícia, trocam-se tiros, montam-se barricadas entre o norte e o sul, as forças de manutenção da paz voltam a ter de intervir, e, até agora, tudo isto tem passado com críticas mais ou menos duras de Bruxelas. No entanto, a guerra da Ucrânia está a voltar a fazer a Europa falar de “lados” certos e errados e os Balcãs Ocidentais, todos com pretensões de adesão à UE e todos eles em banho-maria há anos, ou décadas. A Sérvia deu início ao processo em 2009, tal como a Albânia. O risco de que possam passar a olhar para leste se desde lado se continuarmos sem lhes prestar atenção é real.

    O editor de internacional do Expresso foi convidado pelo Governo do Kosovo para uma visita ao país e neste episódio fala-nos de um país jovem, como muita vontade de um futuro europeu.


    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    22 m
  • COP30: é desta que vamos salvar o planeta?
    Nov 14 2025

    Em plena cimeira das Nações Unidas sobre o clima, chamamos ao debate um perito que há décadas se dedica às questões ambientais

    O convidado desta semana, Jorge Moreira da Silva, chegou de Belém no dia em que gravámos, tendo estado recentemente na Jamaica, onde pôde testemunhar os efeitos do furação Melissa naquela ilha das Caraíbas. Subsecretário-geral da ONU e diretor executivo da UNOPS, antigo eurodeputado e ministro do Ambiente, é a pessoa mais qualificada para explicar o que está em causa neste dossiê global.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    34 m
Todavía no hay opiniones