Nova Acropole Podcast Filosofia Podcast Por Nova Acrópole do Brasil arte de portada

Nova Acropole Podcast Filosofia

Nova Acropole Podcast Filosofia

De: Nova Acrópole do Brasil
Escúchala gratis

Nova Acrópole. Escola de Filosofia à Maneira Clássica. A Filosofia atemporal aplicada no cotidiano para viver melhor.All rights reserved Ciencias Sociales Filosofía
Episodios
  • Reflexões sobre o Fime: Divertidamente 2
    Jul 28 2025

    A animação Divertidamente 2 oferece uma rica oportunidade de refletirmos sobre o universo interior do Ser Humano. Nesta sequência, acompanhamos Riley entrando na adolescência, enfrentando os desafios naturais desta etapa: mudanças de escola, amizades, inseguranças e o surgimento de novas emoções como a ansiedade, a vergonha, o tédio e a inveja.

    Neste episódio do podcast filosófico da Nova Acrópole, os professores voluntários Paula Poloni e Gustavo Massen exploram, com base filosófica, como essas transformações internas são representadas de forma simbólica e educativa no filme. A crise de identidade vivida pela protagonista é analisada à luz do conceito de “senso de si”, destacando a importância da assimilação das experiências, inclusive das dolorosas, como fator essencial para a construção de uma personalidade equilibrada e madura.

    O episódio convida os jovens e adultos a refletirem sobre o poder das experiências vividas, a importância da educação de si mesmos e o papel fundamental dos valores humanos na formação do caráter.

    Confira as reflexões do filme Divertidamente 1

    Participantes: Paula Poloni, Gustavo Massen e Danilo Gomes
    Trilha Sonora: As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi

    Más Menos
    1 h y 4 m
  • A Amizade no cotidiano
    Jul 21 2025

    No terceiro e último episódio da Série especial sobre a Amizade, promovida pelo Podcast filosófico da Nova Acrópole do Brasil, os professores Marcelo Silveira e Danilo Gomes fazem uma síntese e encerram o tema com uma reflexão acerca da amizade na prática do cotidiano.

    Cada indivíduo possui valores que lhe são naturais e, por outro lado, necessita desenvolver outros que lhe faltam. Os amigos inspiram-se mutuamente e oferecem suporte para o cultivo das virtudes. A verdadeira amizade ultrapassa o âmbito do coleguismo e da camaradagem e tem como ponto de afinidade a busca da virtude. É a ante sala dos mais profundos sentimentos.

    Sua conquista passa por provas que exigem esforço, aceitação, fortaleza e sensibilidade, sem bajulação nem o peso do mundo emocional. O melhor amigo é aquele que sabe viver e deixar viver. Precisamos de bons modelos mentais dessa relação e podemos contar com inúmeros exemplos no cinema e na literatura, com histórias que retratam laços de verdadeiro amor e interesse na felicidade do outro e que se traduz em uma via para que cada um chegue acompanhado ao melhor de si mesmo.

    Participantes: Marcelo Silveira e Danilo Gomes

    Trilha Sonora: Concerto para piano e orquestra - opus 83 - Johannes Brahms

    Más Menos
    51 m
  • A Amizade na literatura filosófica
    Jul 14 2025

    Dando continuidade à série especial sobre a amizade, este segundo episódio do podcast filosófico da Nova Acrópole do Brasil propõe uma reflexão profunda sobre esse nobre vínculo humano. Os professores Danilo Gomes e Marcelo Silveira exploram a amizade à luz das obras de grandes pensadores como Platão, Aristóteles, Cícero e Khalil Gibran.

    Mais do que afinidades circunstanciais ou interesses passageiros, a verdadeira amizade se revela como um caminho de crescimento interior e compartilhado. É por meio dela que os seres humanos podem exercitar a excelência moral – a Arethe – segundo os ensinamentos da tradição filosófica clássica.

    A conversa aborda aspectos essenciais da amizade, como o cuidado mútuo, a liberdade, a franqueza, a adaptabilidade, e sobretudo, a veracidade consigo mesmo. Os filósofos destacam que somente ao cultivar uma relação genuína com o outro é possível vivenciar os frutos dessa jornada que conduz à virtude, à alegria e à fraternidade.

    A amizade filosófica, como destacam os autores citados, é alicerçada na busca do bem comum, na possibilidade da advertência construtiva e no compromisso recíproco de se tornar melhor, sempre com generosidade e autenticidade.

    Participantes: Danilo Gomes e Marcelo Silveira
    Trilha Sonora: Piano Sonata nº 17 em Ré Menor, Opus 31 – Beethoven

    Más Menos
    40 m
Todavía no hay opiniones