Neoliberalismo, financeirização e políticas públicas (Convidada: Carla Hirt) Podcast Por  arte de portada

Neoliberalismo, financeirização e políticas públicas (Convidada: Carla Hirt)

Neoliberalismo, financeirização e políticas públicas (Convidada: Carla Hirt)

Escúchala gratis

Ver detalles del espectáculo

Obtén 3 meses por US$0.99 al mes

Neste episódio do "Podcast Sem Fronteira", conversamos com a professora Carla Hirt, docente do IPPUR/UFRJ, sobre a intrínseca relação entre neoliberalismo, financeirização e políticas públicas.


Iniciamos o diálogo definindo os conceitos fundamentais de neoliberalismo e financeirização, identificando os principais marcos históricos que influenciaram esses processos no contexto brasileiro. Discutimos o papel do Estado nessa conjuntura e analisamos os modelos de desenvolvimento que estão atualmente em disputa no país.


Carla destaca que a financeirização contemporânea se caracteriza pelo fato de os agentes capitalistas passarem a ‘preferir’ a liquidez - uma parcela incomumente grande de seus recursos tende a permanecer sob forma "líquida” - ao invés de “imobilizarem” as mesmas em investimentos de perfil produtivo. Neste momento histórico, há o crescimento mais acelerado da riqueza financeira do que da riqueza real. Neste processo,o K (capital) portador de juros (remuneração da propriedade do capital) e K fictício (direito que os proprietários de títulos têm sobre o valor futuro a ser gerado) se caracterizam pela externalidade em relação à produção efetiva de “valor”. O processo de acumulação passa a ser dominado por imperativos rentistas que predominam sobre o capital como relação de produção (K-K' > K-M-K').


A conversa avança para o impacto desses processos na produção do espaço urbano e como a neoliberalização tem contribuído para a ampliação das desigualdades sociais. Por fim, Carla reflete sobre as contradições evidenciadas na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, debatendo como essas disputas se materializam no contexto escolar e na atuação dos movimentos sociais.


#psemfronteira #divulgaçaocientifica

Todavía no hay opiniones