Episodios

  • Na Ponta da Língua - Aprender e apreender: entenda a diferença entre as palavras
    Jan 12 2026
    No programa Na Ponta da Língua desta segunda-feira (12), o professor Carlos André explica a diferença entre “aprender” e “apreender”, duas palavras parecidas, mas com significados distintos. Ele também fala sobre o termo “bioimpedância”, muito usado no mundo fitness, detalhando o que significa e a origem da palavra.

    Ainda durante o quadro, o professor responde à pergunta de um ouvinte da CBN sobre a postura correta durante a execução do Hino Nacional em cerimônias oficiais. Carlos André esclarece se quem está à mesa deve olhar para a bandeira ou para o público, reforçando orientações de comportamento em eventos formais.
    Más Menos
    10 m
  • Na Ponta da Língua - Carlos André explica a origem do nome Venezuela e a diferença entre estada e estadia
    Jan 5 2026
    No programa Na Ponta da Língua desta segunda-feira (05), o professor Carlos André explicou a origem do nome Venezuela, que significa “pequena Veneza”, em referência às casas sobre palafitas vistas por Américo Vespúcio no Lago Maracaibo. O quadro também esclareceu a diferença entre os termos estada e estadia, destacando o uso correto na língua portuguesa. A edição contou ainda com a participação de ouvintes, uma explicação sobre o efeito Dunning Kruger na interpretação de textos e uma reflexão a partir da música Relicário, de Nando Reis, sobre memória, afeto e o valor dos momentos vividos.
    Más Menos
    11 m
  • Na Ponta da Língua - Carlos André explica a origem das palavras “fulano, beltrano e sicrano”
    Dec 29 2025


    No programa na Ponta da Língua desta segunda-feira (22), o professor Carlos André explica a origem das palavras “fulano, beltrano e sicrano”, confira!
    Más Menos
    11 m
  • Na Ponta da Língua - Carlos André explica a origem da palavra “Noel”
    Dec 22 2025
    No programa na Ponta da Língua desta segunda-feira (22), o professor Carlos André explica a origem da palavra Noel e se ela deve ser escrita com inicial maiúscula ou minúscula. Confira!
    Más Menos
    10 m
  • Na Ponta da Língua - Cordialidade, uso correto de palavras e dúvida sobre crase
    Dec 15 2025
    Na Ponta da Língua desta segunda-feira (1), o professor Carlos André explicou por que a palavra “cordialidade” não tem, necessariamente, um significado positivo e orientou sobre o uso da crase na expressão “a crédito”, após a forma “à crédito” ter sido vista em uma das ruas comerciais mais conhecidas de Goiânia, detalhando a regra gramatical e orientando sobre a forma correta de uso.
    Más Menos
    10 m
  • Na Ponta da Língua - Entenda a origem da palavra ‘mulato’
    Dec 1 2025
    Na Ponta da Língua desta segunda-feira (1), o professor Carlos André explicou a origem da palavra “mulato” e sobre o uso correto das aspas no final de um parágrafo. Ele detalhou que a expressão tem raízes históricas controversas e abordou como a palavra passou a ser usada ao longo do tempo, além de orientar sobre a pontuação adequada em frases que terminam com trechos entre aspas. Também respondeu à pergunta de Luiz Cláudio, reforçando quando o ponto deve ficar dentro ou fora das aspas conforme a construção da frase.
    Más Menos
    10 m
  • Na Ponta da Língua - 'Preto’ e ‘Negro’ qual a expressão correta?
    Nov 17 2025
    No programa Na Ponta da Língua desta segunda-feira (17), o professor Carlos André explicou que, na semana da Consciência Negra e especialmente no dia 20 de novembro, surge com frequência a dúvida sobre o uso correto: “preto” ou “negro”. Segundo ele, as duas formas estão corretas, mas possuem aplicações diferentes.

    O professor detalhou que “negro” costuma ser associado a um aspecto ideológico e histórico, enquanto “preto” se refere ao termo mais específico e direto. A escolha entre um e outro, portanto, depende do contexto de uso.
    Más Menos
    7 m
  • NA PONTA DA LÍNGUA - Na Ponta da Língua - Por ora ou por hora? Saiba a diferença entre as expressões
    Nov 11 2025
    No quadro de hoje, o professor Carlos André esclarece a diferença entre as expressões “por ora” e comenta o tema da redação do Enem 2025, que abordou o idadismo, preconceito com base na idade. O professor destaca a importância de discutir o assunto entre os jovens e reforça como o tema reflete desafios sociais atuais.
    Más Menos
    9 m
adbl_web_global_use_to_activate_DT_webcro_1694_expandible_banner_T1