Mundo Autista D&I Podcast Por Mundo Autista D&I arte de portada

Mundo Autista D&I

Mundo Autista D&I

De: Mundo Autista D&I
Escúchala gratis

OFERTA POR TIEMPO LIMITADO | Obtén 3 meses por US$0.99 al mes

$14.95/mes despues- se aplican términos.
Mundo Autista D&I é um podcast idealizado e apresentado pelas influenciadoras digitais e escritoras Selma Sueli Silva & Sophia Mendonça. Aliás, elas são mãe e filha, ambas com o diagnóstico de autismo. Inclusive, Selma & Sophia criaram o canal protagonizado por autistas mais antigo em atividade no YouTube brasileiro. Já neste podcast, elas discutem experiências e pesquisas sobre o autismo. Assim, a dupla mantém divertidas conversas sobre assuntos diversos, que vão desde sexualidade e relacionamentos até o etarismo e as nuances no diagnóstico da mulher autista. Dessa forma, o podcast teve lançaMundo Autista D&I Ciencias Sociales
Episodios
  • #25 - Lugar de fala não é garantia de sabedoria
    Jan 9 2026

    O conceito de "lugar de fala" tem sido frequentemente mal interpretado e distorcido, especialmente em debates online. Ao invés de ser compreendido como uma perspectiva individual moldada por vivências e conhecimentos específicos, o lugar de fala tem sido utilizado para silenciar e invalidar as vozes de outros. Essa distorção impede o diálogo construtivo e limita a troca de ideias, criando um ambiente onde a humildade e a abertura para aprender com diferentes perspectivas são deixadas de lado.


    É fundamental lembrar que o lugar de fala não garante automaticamente sabedoria ou conhecimento absoluto sobre um assunto. É preciso reconhecer que nossas experiências individuais moldam nossa compreensão do mundo e que, portanto, nossas percepções são limitadas. A busca por conhecimento requer humildade e a disposição para ouvir e aprender com aqueles que possuem vivências e perspectivas diferentes das nossas. Somente através do diálogo aberto e respeitoso poderemos construir um entendimento mais amplo e completo sobre os diversos temas que nos cercam.


    Leia o artigo que inspirou este episódio: https://omundoautista.uai.com.br/lugar-de-fala-nao-e-atestado-de-sabedoria/

    Más Menos
    8 m
  • #24 - Professor Universitário Autista: Entrevista com o Professor Doutor Gustavo Rückert
    Jan 2 2026

    “Professor Universitário Autista: Entrevista com o Professor Doutor Gustavo Rückert” é um originalmente um vídeo do canal Mundo Autista, agora disponível em podcast. O episódio teve lançamento em 15 de abril de 2025. Nesse vídeo, recebo o meu orientador, o Professor Dr. Gustavo Rückert, que é titular na UFPel. Tivemos, assim, uma conversa reveladora e emocionante sobre a realidade de ser um professor universitário autista no Brasil.


    O vídeo explora as barreiras enfrentadas desde a vida escolar hostil até a docência, a importância do diagnóstico tardio e a luta por um ambiente acadêmico verdadeiramente inclusivo para profissionais neurodivergentes. Dessa forma, o Professor Dr. Gustavo Rückert compartilha suas experiências com o mascaramento exigido em concursos públicos, o impacto da “corponormatividade” na saúde mental e a chocante falta de suporte institucional para docentes autistas.


    Por exemplo, Rückert considera que, com o diagnóstico, dar aula ficou mais autoconsciente. Para se preparar para concursos públicos, em vez de se dedicar a estudar as bibliografias das provas, ele ficava dias na frente de um espelho ou uma câmera ensaiando em frente ao espelho. O objetivo, com isso, era encontrar brechas no raciocínio para que pudesse olhar nos olhos da banca, por exemplo.


    “Nos concursos públicos, existe uma prova prática em que a gente precisa dar uma aula para uma banca. E na avaliação dessa aula, entram questões teóricas, mas também entram questões práticas que são mensuradas em coisas como domínio do conteúdo, domínio da sala de aula, que é uma coisa extremamente subjetiva e que inconscientemente acaba passando por elementos como olhar nos olhos, não se movimentar demais nem de menos. Ou seja, é toda uma noção de uma corponormativdade, no sentido que o corpo deve se portar de maneira aceita socialmente para aquele papel de professor, que é cobrada mesmo que inconscientemente.”, conta Gustavo Rückert.


    Sabendo do diagnóstico, porém, ele tornou-se mais consciente de seu corpo. Com isso, percebeu o que é natural ou não em sua comunicação. E o que deve evitar para minimizar quadros de ansiedade e depressão. Além disso, Gustavo lamenta que lugar da pessoa autista, e da pessoa com deficiência, geralmente não é pensado como esse lugar de protagonista. Porém, ele observa que há iniciativa de alguns professores para buscar iniciativas de suporte, como o registro dos profissionais autistas.


    Rückert também conta que foi o gosto pela literatura que o levou a ser professor universitário. Porém, hoje ele gosta do ofício de dar aula. ““Ser professor não é algo que escolhi, a docência que acabou me escolhendo. Claro que, muitas vezes, o desgaste dessa atuação profissional cobra caro do meu corpo. Mas eu gosto quando a gente tem esse tipo de interação que é respeitosa, que entende a forma de cada pessoa da sala de aula se comunicar, que permite que cada um desenvolva o seu potencial. Acho que isso traz uma satisfação muito grande. Eu não me vejo em outra profissão. Não consigo me ver trabalhando em qualquer outro lugar.”

    Más Menos
    21 m
  • #23 - Divórcio e Autismo
    Dec 19 2025

    Como lidar com pessoas que invalidam, agem com capacitismo ou crueldade, especialmente quando são profissionais da área da inclusão? 💔 Neste diálogo franco e emocionante, Sophia Mendonça e Selma Sueli Silva compartilham experiências dolorosas e estratégias para navegar relações difíceis, a hipocrisia no discurso inclusivo e o impacto da invalidação na vida autista.


    Explore a dor das crises autistas e o trauma da invalidação, a força do apoio familiar (com Selma defendendo Sophia), e a importância de estabelecer limites com quem não acolhe. Uma reflexão sobre a responsabilidade individual por comportamentos prejudiciais (versus traços neurodivergentes) e a necessidade de terapia contínua. Uma mensagem de resiliência e superação, aprendendo a "vencer um dia de cada vez". Assista e fortaleça-se!

    Más Menos
    9 m
Todavía no hay opiniones