Episodios

  • Luís Marques Mendes: “Os resultados das Europeias deram-nos mais estabilidade, mostraram que ninguém ganha com uma crise política”
    Jun 16 2024

    Que Europa vamos ter nos próximos cinco anos? Luís Marques Mendes analisa os resultados da noite eleitoral do domingo passado e garante duas coisas sobre o novo cenário no Parlamento Europeu. Primeiro, que “a extrema-direita cresceu menos do que o que se previa” e, avaliando o panorama geral, “não podemos dizer que há uma tendência europeia para o crescimento, cada caso é um caso”. Segundo, apesar deste facto, “os dois motores do projeto europeu estão gripados, a França e a Alemanha, e isso não é bom para a Europa”. E o que nos dizem os resultados sobre a política nacional? “Há estabilidade, ninguém ganharia com uma crise política. Nem AD nem PS têm maioria absoluta ou de Governo”. E quanto ao futuro de Costa no Conselho Europeu? O comentador considera que "António Costa tem qualidades e perfil”, mas deixa o aviso: “Macron, Meloni e Sanchez três imponderáveis que podem colocar entraves às eleições de amanhã”. Ouça Luís Marques Mendes em podcast que a 16 de junho, dia em que o programa foi emitido na SIC, também se debruça sobre as medidas na imigração e a situação dos professores.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    33 m
  • Especial Europeias (III): "Estas eleições reforçaram a autoestrada que havia para Costa ser presidente do Conselho Europeu"
    Jun 10 2024

    Luís Marques Mendes considera que estas eleições europeias reforçaram a "autoestrada que havia" para António Costa ser presidente do Conselho Europeu: "Luís Montenegro criou o facto político da noite ao apoiar António Costa. Vai falar-se muito disso nos próximos tempos". O facto político, mas não o caso político. Esse é a "derrota do Chega", defende o comentador: depois destas eleições, "o Chega continua a ter a mesma força parlamentar, mas a força política não é a mesma". Sobre Pedro Nuno Santos, o comentador da SIC considera inteligente o sucessor de António Costa não se assumir como fator de instabilidade: "Essa é a atitude mais correta".

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    5 m
  • Especial Europeias (I): "O Chega está em contraciclo. É uma derrota estrondosa"
    Jun 9 2024

    Confirma-se aquilo que as sondagens já apontavam: o aumento da extrema-direita no Parlamento Europeu. Marques Mendes diz que, quando comparado com isso, o Chega está em contraciclo: "É uma derrota estrondosa". Oiça aqui o podcast da edição especial da SIC na noite das eleições europeias.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    6 m
  • Marques Mendes: “Quem perder as eleições fica enfraquecido”
    Jun 2 2024

    Ao contrário do que sucedeu com as eleições de 10 de março, não há, desta vez, “qualquer dramatismo no horizonte”. Ganhe quem ganhar, perca quem perder, “nem o governo cai nem vai haver mudanças nas lideranças partidárias”. Ainda assim, mesmo não havendo qualquer dramatismo, haverá sempre consequências políticas em função dos resultados. No seu habitual espaço de opinião na SIC, o comentador Marques Mendes falou ainda sobre Zelensky em Portugal, o plano para a Saúde e a baixa do IRC.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    37 m
  • "O PS na Madeira, ao fim de 50 anos, não consegue ganhar uma eleição. É um caso de estudo"
    May 26 2024

    Esta semana, Luís Marques Mendes começa pelas eleições na Madeira. "Estas foram as condições mais adversas que o PSD Madeira alguma vez teve para ir a eleições e as condições mais fáceis que o PS alguma vez teve para ganhá-las. No entanto, acontece tudo ao contrário". No seu espaço habitual de comentário, na SIC, o comentador diz que "o PS na Madeira é um caso de estudo" por não ter conseguido, ao fim de 50 anos, ganhar uma eleição. Oiça o podcast

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    36 m
  • “O coro de críticas dá a impressão que Aguiar Branco cometeu um crime, mas não cometeu. Não tem a obrigação de intervir, mas na minha opinião devia intervir fazendo um reparo sempre que há intervenções injuriosas ou ofensivas”
    May 19 2024

    Esta semana Luís Marques Mendes começa o seu comentário com números sobre o património do Estado e uma eventual reforma. O comentador fala ainda sobre a possibilidade de um inquérito parlamentar à Santa Casa da Misericórdia, a decisão de Luís Montenegro sobre o novo aeroporto, a campanha para as eleições europeias e ainda a polémica no debate da AR e o coro de críticas contra Aguiar Branco. Oiça aqui o habitual espaço de comentário na SIC, emitido a 19 de maio.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    35 m
  • Marques Mendes sobre medidas sociais: "É a reconciliação da AD com pensionistas e reformados, são propostas muito ambiciosas e um combate à pobreza"
    May 12 2024

    “Esta semana o governo começou verdadeiramente a governar e ganhou a iniciativa política”, defende Luís Marques Mendes. O comentador acredita que o completo solidário para idosos e a gratuitidade de medicamentos são propostas que permitem “a reconciliação da AD com pensionistas e reformados, é um combate à pobreza” e classifica as medidas como “muito ambiciosas do ponto de vista social.” Marques Marques prevê ainda que o governo acelere o ritmo e que “nos próximos dias seja anunciado Alcochete como a nova localização do aeroporto, seguindo a proposta da Comissão Técnica Independente.” Por fim, analisa a campanha para as europeias, os diferentes padrões nas exonerações feitas pelo executivo e as medidas apresentadas para a habitação. Programa emitido a 12 de maio, para ouvir em podcast.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    33 m
  • Marques Mendes sobre a Santa Casa: “Fica a sensação que estamos perante um saneamento político, explicar a decisão da exoneração de Ana Jorge é uma obrigação democrática”
    May 5 2024

    Esta semana, o Governo exonerou a mesa da Santa Casa da Misericórdia. Isto fez cair a provedora Ana Jorge. O comunicado foi emitido pelo Ministério do Trabalho, mas até agora nem a ministra Ana Mendes Godinho, nem o próprio Luís Montenegro, vieram apresentar explicações. Luís Marques Mendes olha para o caso com grande seriedade e está crente de que nos próximos tempos vai haver uma espécie de “teste do algodão à credibilidade da Ministra e da decisão”, pois “se escolher um político ligado ao PSD ou ao CDS, não se livra da acusação que isto é um saneamento político”. Quanto a outros casos reveladores da prestação do Governo, como o IRS ou a forma como lidou com a proposta das ex-SCUT, o comentador está convencido de que é preciso mostrar sinais “de coragem e capacidade de decisão”, algo que, a seu ver, não estará a fazer: “Duas decisões em trinta dias é pouco, é preciso mais”. Programa emitido a 5 de maio, para ouvir em podcast.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    31 m