Quer saber como você pode trilhar a jornada para ser um profissional de tecnologia de excelência?
Participe da Masterclass gratuita "Como Se Tornar Um Profissional Insubstituível"
Dia 04 de agosto de 2025 às 20:30h -> https://landing.leveluptech.com.br/lf37s3jl/p/lp-podcast
Se inscreva na newsletter pra receber os melhores conteúdos sobre liderança técnica direto na sua caixa de entrada: https://www.leveluptech.com.br/newsletter
---
Na última semana fiquei pensando sobre que assunto eu poderia trazer nessa edição da newsletter. Daí lembrei de algo que acredito fazer total sentido:
Enquanto tentava pensar em um tema, passou um filme pela minha cabeça. E esse filme basicamente me fez lembrar das vezes em que eu aproveitei uma boa oportunidade que mudou minha trajetória. Alguns exemplos:
- Em 2016 fui convidado para compor a equipe de segurança ofensiva da FAB;
- Em 2018 fui convidado para ser instrutor convidado da especialização em guerra cibernética do Exército Brasileiro, atuação que durou dois anos;
- De 2018 a 2020 fui contratado para liderar projetos de pentest e red teaming em alguns órgãos relevantes como ANATEL, BNDES, SEFAZ-MG e CNMP;
- Em 2020 aceitei a proposta para começar a atuar como Líder Técnico de uma equipe de segurança ofensiva em uma grande empresa brasileira;
- Em 2022 a passei a atuar como Tech Lead e conselheiro técnico em uma das maiores consultorias de segurança cibernética do Brasil, atuando inclusive em projetos internacionais.
Depois de refletir um pouco sobre essas oportunidades, pude entender que a minha capacidade técnica foi o fator menos relevante que levou às ofertas.
Então o que, de fato, me ajudou a conquistar esses marcos tão importantes?
Nossa capacidade técnica é muito importante, porque ainda temos que executar aquilo para o qual somos contratados. Mas o verdadeiro destaque profissional vem das seguintes características:
- Excelência Técnica: nunca parar de buscar o domínio daquilo que fazemos.
- Comunicação Técnica: aprender que comunicar claramente minhas ideias é o que fazia as pessoas dizerem “Caramba! Ele fala muito bem!”.
- Liderança Técnica: entender que ser líder é sobre inspirar e multiplicar impacto, não sobre cargo.
- Pensamento crítico: entender que pensar criticamente vem de saber fazer as perguntas certas, na hora certa e do jeito certo .
Esses pilares não são apenas conceitos bonitos; eles mudaram minha vida profissional, me abriram portas inimagináveis e continuam sendo essenciais, especialmente num mundo cada vez mais dominado pela IA.
O que eu estou consumindo:
📚 Livro que estou lendo e recomendo:
"Critical Thinking Logic Problem Solving" de Neuronswaves Labs.
🎧 O que estou ouvindo/assistindo:
Entrevista com Simon Sinek no "The Diary of a CEO".
Citação que me inspirou essa semana:
"As pessoas valorizam muito autenticidade. Isso gera muito valor pra elas." – Jefferson Fisher