Glosa ordinaria Podcast Por glosaordinaria arte de portada

Glosa ordinaria

Glosa ordinaria

De: glosaordinaria
Escúchala gratis

Um podcast sério sobre assuntos mais ou menos sérios para debater história, literatura e cultura medievais, sempre de olho em outras cronologias. Falamos sobre temas científicos mas também sobre quem trabalha nestes universos e os desafios que encontramos. Levantamos um pouco do véu sobre o trabalho académico, mas aqui ninguém fala de cátedra.Copyright 2023 All rights reserved. Arte Ciencia Ciencias Sociales
Episodios
  • #48 A Idade Média hoje
    Jul 1 2025

    No episódio de hoje do Glosa Ordinária, o Filipe e a Joana recebem como convidada Ana Rita Soares, professora da Universidade Complutense de Madrid e especialista em Medievalismos na Literatura Contemporânea portuguesa e espanhola. Numa conversa muito estimulante, começou-se por discutir o que é o Medievalismo e quando e como surgiu, para depois se falar de como a Idade Média tem sido recriada na literatura e também nas outras artes. Discutem-se os diferentes tipos de recriação medieval, a relação com a autenticidade, e o papel das obras medievalizantes hoje — Escapismo? Crítica social? Identidade? Um pouco de tudo? Venham descobrir mais sobre este tema fascinante!

    Más Menos
    1 h y 10 m
  • #47 As origens de Portugal II: Coimbra e Portucale
    Jun 17 2025

    No primeiro episódio, dedicado aos antecedentes do reino de Portugal, prometemos falar de Sisnando Davides. Como o prometido é devido, neste segundo episódio chegamos finalmente a Coimbra. Mas não ficamos por aí. No episódio de hoje, e tendo novamente como convidado o Professor Luís Carlos Amaral da Universidade do Porto, o Filipe e a Joana falam sobre o fascinante alvazil de Coimbra e do território que ele governou, de D. Teresa, mãe de Afonso Henriques, do seu percurso e do projeto político que a conduziu ao desfecho de São Mamede. Pelo caminho, cruzamo-nos ainda com outros agentes fundamentais no processo de formação de Portugal aos quais normalmente é dado pouco destaque.

    Más Menos
    1 h y 13 m
  • #46 Luís Vaz de Camões II
    Jun 3 2025

    Continuamos nos passos de Camões, na companhia de Zulmira Santos. Desta vez, detemo-nos na obra lírica e dramática do poeta. Como chegou até nós a poesia camoniana? Terá Camões realmente escrito todos os poemas que dizemos que são dele? Só alguns? Quais e como saber? Camões escreveu também peças de teatro: vale a pena descobri-las? E será que com estes dois episódios fica tudo dito sobre Camões? Estas são só algumas das perguntas que nos guiaram neste fascinante percurso. Venham connosco!

    Ligações:

    Jean-Marie Fragonard, La Liseuse, 1772: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Leitora Luís de Camões, primeiras edições das Rimas: 1595) https://purl.pt/14880 1598) https://purl.pt/14706 As composições de Camões publicadas em vida: Ode ao Conde de Redondo, publicada em 1563: https://purl.pt/22937 Soneto dirigido a dom Leonis Pereira, publicada em 1576: https://pt.wikisource.org/wiki/Vós_Nymphas_da_Gangetica_espessura Outros poemas referidos no episódio: 1) O dia em que nasci moura e pereça: https://pt.wikisource.org/wiki/O_dia_em_que_eu_nasci,_morra_e_pere%C3%A7a 2) Horas breves do meu contentamento: https://pt.wikisource.org/wiki/Horas_breves_de_meu_contentamento 3) Ode sexta - Pode um desejo imenso https://viciodapoesia.com/2015/01/18/camoes-pode-um-desejo-imenso/ 4) O poeta Simónides falando https://universosdesfeitos-insonia.blogspot.com/2024/05/uma-elegia-de-luis-de-camoes.html 5) Auto del Rei Seleuco http://be.ae2serpa.pt/ficheirosbiblioteca/livrosdodominiopublico/Autores.Portugueses/seculo.XVI/obras/Camoes_Elrei_Seleuco.pdf Grupo de teatro Maizum: https://www.teatromaizum.pt/producoes/ Edições críticas (Centro de Estudos Portugueses da Universidade de Genève): https://ciep-ge.ch/camoniana Fernando Bouza -Corre Manuscrito: https://books.google.pt/books/about/Corre_manuscrito.html?id=tKKMDAAAQBAJ&redir_esc=y Vitor Aguiar e Silva - Camões, labirintos e fascínios: https://loja.dglab.gov.pt/incompleto-cam%C3%B5es-labirintos-e-fasc%C3%ADnios Rui Loureiro - Camões em Macau: Um Mito Historiográfico: https://www.academia.edu/6982088Cam%C3%B5es_em_Macau_Um_Mito_Historiogr%C3%A1fico_2003 Eduardo Ribeiro - Camões em Macau: https://www.bertrand.pt/livro/camoes-em-macau-eduardo-ribeiro/14873805 Vanda Anastácio - Nota breve acerca de El rei Seleuco: http://www.vanda-anastacio.at/articles/1_Nota%20El-Rei%20Seleuco_locked.pdf Carlota Simões - As duas Vénus dos Lusíadas: https://www.academia.edu/113440631/VÉNUS_DEUSA_E_PLANETA_N_OS_LUSÍADAS Francisco Rico - Petrarca en siete minutos: https://www.youtube.com/watch?v=67YyGaNJcLE&ab_channel=Fundaci%C3%B3nJuanMarch Barbara Spaggiari e Rita Marnoto: Edição crítica de Camões na Academia das Ciências: https://www.youtube.com/live/7TPltFOBAE0?feature=shared Francesca de Rimini: https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisca_de_R%C3%ADmini João de Sacrobosco: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_de_Sacrobosco Sonho de Cipião (Cícero): https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Sonho_de_Cipi%C3%A3o
    Más Menos
    1 h y 40 m
Todavía no hay opiniones