Estação História Podcast Por RW Cast arte de portada

Estação História

Estação História

De: RW Cast
Escúchala gratis

Obtén 3 meses por US$0.99 al mes + $20 crédito Audible

O podcast Estação História é um espaço dedicado para falarmos sobre o ontem de alguém, algo ou um fato de relevância do Brasil e do Mundo.

A apresentação é de Diego Brião e a produção é da RW Cast.Copyright RW Cast
Mundial
Episodios
  • 234 | Primeiro de quatro mandatos de Angela Merkel na Alemanha tinha início há 20 anos
    Nov 19 2025
    A política Angela Merkel liderou a Alemanha por 16 anos entre 2005 e 2021. Há 20 anos, ela foi eleita para ocupar o posto de primeira-ministra e teve o mandato renovado em três ocasiões, ocupando um lugar destacado na história da política alemã das últimas décadas.

    “Chamou bastante a atenção a flexibilidade dela de fazer alianças com partidos tanto da direita como da esquerda para conseguir governar, já que o a Alemanha, ela não é um sistema, digamos assim, bipartidário, como seria, por exemplo, Estados Unidos, é um sistema que tem muitos partidos mais parecido com o Brasil, só que parlamentarista. Então, para governar, você tem que fazer aliança com outros partidos. É algo que chamava muita atenção era essa flexibilidade”, declarou Demétrius Pereira, professor do curso de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em entrevista concedida ao Estação História.
    Más Menos
    12 m
  • 233 | Ministério da Educação do Brasil era criado há 95 anos
    Nov 12 2025
    O Brasil, enquanto governo federal, criou o Ministério da Educação em 1930. Desde então, a pasta tem cumprido um papel decisivo no desenvolvimento das políticas da educação nacional. O Estação História 233 relembra momentos destacados da trajetória do órgão.

    “Ao longo dos seus 95 anos de existência, o Ministério da Educação foi decisivo para construir uma estrutura voltada a coordenar, à elaboração, à formulação e à implementação da política nacional de educação. Tiveram um importante papel as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema que estabeleceram as bases da organização escolar moderna desde o ensino primário até o superior. A aprovação da lei de diretrizes e bases da educação, a LDB, de 1961, depois revista em 1996, que definiram as competências para União, Estados e Municípios, criando assim um marco legal mais duradouro. Mas foi a partir da Constituição de 1988 e depois uma uma emenda constitucional que a educação tornou-se um direito de todos e um dever do Estado com ensino obrigatório dos 4 aos 17 anos. O país, desde então, expandiu muito a matrícula no ensino fundamental e médio, além da educação infantil”, afirmou ao Estação História a especialista em políticas educacionais Cláudia Costin, que é presidente do Instituto Equidade.info e ex-diretora global de Educação do Banco Mundial.
    Más Menos
    11 m
  • 232 | Mortes, destruição e lama: rompimento de barragem em Mariana completa 10 anos
    Nov 5 2025
    O desastre ocorrido na cidade de Mariana, no estado de Minas Gerais, matou 19 pessoas e gerou uma impactante repercussão no Brasil. O rompimento de uma barragem na região causou uma significativa devastação na região.

    “Em 5 de novembro de 2015, essa estrutura se rompeu, liberando 50 milhões de metros metros cúbicos de rejeitos de minério. Essa quantidade absurda de rejeitos foi despejada em cima praticamente da comunidade de Bento Rodrigues, que é uma comunidade rural localizada no município de Mariana, a mais próxima da do complexo minerador ali da Samarco. Nessa comunidade 19 pessoas morreram. (...) Os rejeitos de minério percorreram um trecho de 663 km. Isso configura o maior desastre ambiental em extensão do Brasil”, afirmou a escritora Gabriela de Paula Marcurio em entrevista concedida ao Estação História. Ela é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e autora do livro “A máquina do terror: a luta das pessoas atingidas pelo desastre da Samarco em Mariana” (EdUFSCar; 2015).
    Más Menos
    13 m
Todavía no hay opiniones