Episodios

  • António Vitorino: “É um momento de grande aperto europeu. Há um desafio à reformulação da narrativa fundadora da UE”
    Jan 9 2026

    Guerra na Ucrânia, as tensões na Venezuela e as ameaças dos EUA sobre a Gronelândia. O continente europeu encontra-se debaixo de um véu de incertezas económicas, sociais e geopolíticas, tendo como um dos principais causadores os EUA de Donald Trump. Quais os desafios que aguardam a Europa neste momento da verdade? Ouça a análise de Miguel Monjardino e de António Vitorino, a propósito dos 25 anos da SIC Notícias.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    40 m
  • Manuel Cardoso: “Os políticos têm se esforçado de mais para usarem uma linguagem pueril, achando que só com alguma condescendência é que os jovens os entendem”
    Jan 9 2026

    Desinteressados, desiludidos ou com ímpeto de reimventar? As emoções dos jovens ligadas à política são distintos. Com as eleições presidenciais a aproximar-se, resta saber se as campanhas dos diferentes candidatos estão a conseguir um dos grandes objetivos. Chegar aos jovens. Ouça o comentário de Adriana Cardoso, Francisco Guimarães e Manuel Cardoso, numa entrevista a propósito do aniversário de 25 anos da SIC Notícias.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    22 m
  • Mariana van Zeller e Sofia Pinto Coelho no Tribeca 2025. Killer Content: Why We’re Obsessed With True Crime
    Nov 17 2025

    O crime real tornou-se um vício coletivo — entre podcasts, séries e documentários, não conseguimos parar de ver. Na segunda edição do Tribeca Lisboa, Ana Peneda Moreira modera uma conversa com as jornalistas Mariana van Zeller e Sofia Pinto Coelho sobre o fascínio humano pelo medo, a ética de retratar a escuridão e a linha ténue entre o horror e a empatia.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    51 m
  • José Condessa, Joaquim de Almeida, Augusto Fraga, Helena Caldeira e Afonso Pimentel no Tribeca 2025. Rabo de Peixe: The Phenomenon of the Portuguese Netflix Series
    Nov 16 2025

    De uma vila piscatória nos Açores a top 10 global da Netflix, “Rabo de Peixe” é a história local que conquistou o mundo. A segunda temporada estreou-se em outubro e na segunda edição do Tribeca Festival Lisboa, o criador Augusto Fraga junta-se aos atores José Condessa, Joaquim de Almeida, Helena Caldeira e Afonso Pimentel para revisitarem a criação da série e das personagens, o impacto em Rabo de Peixe e o efeito cultural inesperado que transformou uma série portuguesa num fenómeno global. A conversa foi moderada pela jornalista Cristiana Reis.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    1 h y 3 m
  • César Mourão, Augusto Fraga e Daniel Oliveira no Tribeca 2025: Creativity Across TV, Comedy and Fiction
    Nov 12 2025

    Criatividade, versatilidade e o impulso de criar. O que faz um artista saltar do palco para a televisão? Da comédia para a emoção? Do texto para o improviso? E um realizador da publicidade para a ficção? De histórias de 30 segundos para episódios empolgantes de 45 minutos?

    É precisamente isto que Daniel Oliveira explora com o ator e humorista César Mourão e o realizador de 'Rabo de Peixe' Augusto Fraga, nesta conversa sobre criatividade na TV, na comédia e na ficção. Ouça aqui a talk que aconteceu a 30 de outubro no palco 'The Stage' do festival Tribeca.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    56 m
  • Catarina Martins: “Não desisto de fazer frente à extrema-direita”
    Nov 11 2025

    Catarina Martins apresentou a sua candidatura à Presidência da República no passado mês de outubro, na cidade do Porto. A eurodeputada e ex-coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) afirma querer ser “a Presidente que protege a democracia, uma democracia forte que esteja presente em todos os aspetos das nossas vidas”. Em entrevista à SIC Notícias, Catarina Martins, que conta com o apoio do BE, sublinha que a esquerda deve reconsiderar o seu posicionamento e as propostas apresentadas, em particular para conter o avanço da extrema-direita, reconhecer os erros e procurar soluções em diálogo com "toda a gente". Para a candidata a Belém, o Presidente da República deve ser guardião das instituições do Estado democrático e utilizar a sua magistratura de influência para promover debates políticos que possam contribuir para soluções para o país.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    20 m
  • Ricardo Araújo Pereira, Daniel Oliveira, José Maria Pimentel e Ricardo Costa no Tribeca 2025: Tug-of-War Between Political Correctness and Cancel Culture
    Nov 11 2025

    Da esquerda à direita, a cultura do cancelamento é uma nova censura? E qual é o efeito do alargamento do espaço público na política e na criação artística? Ricardo Araújo Pereira, Daniel Oliveira e José Maria Pimentel debatem os limites da liberdade de expressão, com a moderação de Ricardo Costa no Tribeca Film Festival 2025. O debate centra-se na cultura de cancelamento, o politicamente correto e as suas implicações na liberdade de expressão e na democracia contemporânea, em Portugal e no resto do mundo. Ricardo Araújo Pereira, Daniel Oliveira e José Maria Pimentel discutem a diferença entre censura social e censura estatal, o papel das redes sociais no alargamento do espaço público e o impacto da “guerra cultural” entre movimentos identitários e reações conservadoras. O diálogo, gravado ao vivo a 01 de novembro no Tribeca, reflete sobre o poder, a empatia e os limites da linguagem num tempo de grande polarização e discursos dogmáticos.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    1 h y 7 m
  • António José Seguro: “Podia ficar sentadinho no sofá, a gozar a praia da Foz do Arelho ou as minhas vinhas em Penamacor, mas senti um apelo e julgo que posso dar um contributo ao país”
    Oct 21 2025

    O ex-líder do PS está de regresso à política e candidata-se à Presidência da República, numa altura em que o país está dividido e a democracia posta à prova. António José Seguro quer ser visto como moderado, defensor da ética na vida pública e uma alternativa de estabilidade num tempo de radicalização, agravamento das tensões sociais e incerteza internacional. Em entrevista à SIC, conduzida por Clara de Sousa, afirma que a sua candidatura é “suprapartidária”, mas diz estar “muito grato por um partido fundador da democracia portuguesa” ter expressado apoio. O candidato quer dar um contributo para a união, num país que considera “muito dividido, extremado e polarizado”. Oiça aqui a entrevista emitida na SIC e na SIC Notícias a 20 de outubro.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    1 h y 3 m
adbl_web_global_use_to_activate_DT_webcro_1694_expandible_banner_T1