Episodios

  • "Governo Lula, hora nenhuma, se identificou com a oposição de Maria Corina Machado na Venezuela"
    Oct 10 2025

    A líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, disse estar “em choque” após ganhar o Prêmio Nobel da Paz de 2025, anunciado pelo Comitê Norueguês do Nobel, em Oslo, nesta sexta-feira, 10. O órgão afirma que concedeu o prêmio a ela “por seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”. "Ela é a 20ª mulher a ganhar a honraria, a principal líder da resistência democrática na Venezuela. É uma mulher corajosa que enfrente o autocrata Nicolás Maduro, capaz de qualquer coisa e que está destruindo o País. É curioso o contraste: não foi Donald Trump, dos Estados Unidos, e foi a venezuelana Maria Corina Machado, em um momento em que os norte-americanos estão colocando embarcações, drones e aviões num cerco ao país latino. Só não fica muito bem para o Brasil porque o governo Lula, hora nenhuma, se identificou com a oposição dela e, ao contrário, tentou ficar muito perto de Maduro. Brasil não foi um apoiador firme da oposição e de Machado", diz Eliane.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    18 m
  • "Morte da MP foi sinal do Centrão a Lula: 'não suba no salto, nos trate bem'"
    Oct 9 2025

    Em derrota para o governo Lula, a Câmara dos Deputados retirou de pauta nesta quarta-feira, 8, a Medida Provisória (MP) 1303, com medidas de arrecadação alternativas ao aumento maior do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF). Foram 251 votos contra 193. "Lula estava 'nadando de braçada' desde que ganhou do bolsonarismo com o discurso dos 'ricos versus pobres'. Depois ganhou de presente o ataque à soberania brasileira, a bandeira da defesa da Democaracia. Aí o Centrão mostra sua força; o bloco está hora com Lula, hora com o bolsonarismo e, neste caso, se uniu contra a MP, que simplesmente morreu, porque tinha prazo. Foi um claro sinal do Centrão a Lula: 'não suba no salto, nos trate bem'", avalia Eliane.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    20 m
  • "Quaest não é efeito de acertos de Lula, mas de erros do bolsonarismo"
    Oct 8 2025

    A aprovação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está no melhor patamar desde janeiro, quando houve a crise do Pix, seguida do escândalo do INSS e do tarifaço americano às exportações brasileiras. De acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 8, a gestão do petista é aprovada por 48% dos entrevistados e desaprovada por 49%. A Quaest entrevistou presencialmente 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 5 de outubro. O nível de confiança é de 95%. "Em seis meses, a distância entre aprovação e desaprovação caiu de 17 pontos para um. A tendência é que na próxima já tenhamos um cruzamento em que Lula tem uma popularidade maior. Isso significa que o presidente 'joga parado'; não é efeito de seus grandes acertos, mas dos grandes erros do bolsonarismo, que foi dando tudo de bandeja para Lula", diz Cantanhêde.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    19 m
  • "Coisas estão encaminhadas para abrir avenida de possibilidades para o Brasil"
    Oct 7 2025

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira, que pretende “começar a fazer negócios com o Brasil”, após o que classificou como “uma ótima conversa” por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O republicano voltou a dizer que os dois países vão estreitar laços econômicos e comerciais, assim como tinha antecipado em seu post no início da tarde na Truth Social. "Como os dois têm muita habilidade para capturar simpatias, trocaram brincadeiras; teve esse clima bom. Eles trocaram os números pessoais de telefone; do ponto de vista diplomático, isso é muito relevante. As coisas estão bem encaminhadas para abrir uma avenida de possibilidades para o Brasil. Foi um golaço para Lula", diz Cantanhêde.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    19 m
  • "Acho que nem Bolsonaro acredita mais em anistia"
    Oct 6 2025

    O bolsonarismo volta às ruas nesta terça-feira, 7, para defender o perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro, mas em um ato considerado modesto. A escolha foi por uma caminhada em Brasília, em dia útil e sem protestos na Avenida Paulista, em São Paulo, e em Copacabana, no Rio. O motivo foi que o tamanho das manifestações contra a PEC da Blindagem e a anistia em setembro pegou de surpresa a oposição, que agora evita comparações para não passar a imagem de que reúne menos gente que a esquerda. "Essa manifestação vai confirmar como o bolsonarismo está definhando. Silas Malafaia, o pastor que está menos cuidando da suas ovelhas que cuidando de salvar a pele de Bolsonaro, é o organizador e já mudou a expressão, o que mostra que estão sem força de mobilização. Acho que nem o ex-presidente acredita mais em anistia", diz Eliane.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    16 m
  • "Congresso era um no começo do ano, não fez nada, agora corre para recuperar imagem"
    Oct 3 2025

    A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 2, o regime de urgência para proposta legislativa que torna crime hediondo a adulteração de bebidas alcoólicas. O projeto é de 2007 e engloba a adição de ingredientes que possam causar risco à vida ou grave ameaça à saúde em alimentos. No texto, um dos casos citados é a adulteração de leite com soda cáustica, mas a proposta ganha tração agora no contexto das intoxicações relacionadas à falsificação de bebidas com metanol, que já causaram mortes no País. "Depois da Blindagem - uma votação em causa própria - e a anistia, os civis foram pra rua e teve manifestação em todas as capitais do Brasil. Aí o Congresso considerou que tinha de recuperar e voltar aos trilhos do bom-senso [com as pautas populares]. E vem aí o pacote sobre segurança pública e a reforma administrativa. No começo do ano a Casa Legislativa era uma, não fez nada, e agora corre atrás do prejuízo para recuperar a imagem", afirma Cantanhêde.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    19 m
  • "Aprovação sobre IR é vitória da sociedade e tentativa da Câmara se recompor com a opinião pública"
    Oct 2 2025

    O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira, 1º, por unanimidade, o projeto de lei que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil - promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Como compensação à isenção para a base da pirâmide, o texto tributa contribuintes de alta renda. "Este projeto, originalmente do Governo e uma promessa de campanha do presidente, demorou três anos para ser aprovado. É um baita ganho para os brasileiros. Foi uma solução objetiva e sem questionamentos; a oposição gritou, mas não tinha argumentos. É uma vitória da sociedade e uma tentativa da Câmara se recompor com a opinião pública", avalia Eliane.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    20 m
  • Eliane sobre intoxicações por metanol: "Todos ainda estão batendo cabeça"
    Oct 1 2025

    O Estado de São Paulo investiga cinco mortes e 15 casos de contaminação com suspeita de intoxicação por metanol. O governo paulista também vai fechar estabelecimentos suspeitos de vender bebidas contaminadas e descartou envolvimento do Primeiro Comando da Capital (PCC) nas adulterações. A hipótese de elo com a facção foi levantada pela Associação Brasileira de Combate à Falsificação. No domingo, 28, a entidade havia apontado que a substância usada para adulterar as bebidas poderia ser a mesma importada ilegalmente pela facção para ser misturada nos combustíveis. "A política sempre dá um jeito de se misturar com estas questões então a Polícia Federal desconfia da participação do PCC e o próximo passo é investigar se a facção está por trás das intoxicações - mas Tarcisio negou publicamente os indícios nesta direção. A situação mexe com os ministérios da Saúde e da Justiça, PF e o governo de São Paulo inteiro, mas todos ainda estão 'batendo cabeça'", afirma Cantanhêde.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    20 m