Chumbo e Soul Podcast Por Audible Originals e Rádio Novelo arte de portada

Chumbo e Soul

Chumbo e Soul

De: Audible Originals e Rádio Novelo
Escúchala gratis

OFERTA POR TIEMPO LIMITADO | Obtén 3 meses por US$0.99 al mes

$14.95/mes despues- se aplican términos.
Em oito episódios, Chumbo e Soul retrata a realidade da população negra durante a ditadura no Brasil, sob a ótica da música. É a história de como o Rio de Janeiro pegou fogo. De como centenas de milhares de jovens se levantaram nos anos 70 e 80, e como o Exército brasileiro olhou para aquilo e tremeu na base. É a história da ditadura vista das pistas dos bailes black, entre as chamas das remoções, com tragédias e heróis que não foram parar nos livros de história. Chumbo e Soul é um Original Audible, com produção da Rádio Novelo e narrado por Gilberto Porcidonio.Audible Originals e Rádio Novelo Ciencias Sociales
Episodios
  • 8. O baile todo
    Nov 19 2025
    Duas histórias, duas brigas nos tribunais brasileiros, separados por pouco mais de um século. Em 1913, trabalhadores negros vão até o STF na tentativa de continuar dançando na região portuária do Rio. Em 2019, um dos DJs mais famosos da cidade vai preso. Mudam os gêneros musicais, mudam os anos, mas as histórias continuam rimando.
    Más Menos
    45 m
  • 7. Duas ou três farsas
    Nov 19 2025
    No ano da Anistia, a saga de uma irmã que pede justiça pelo irmão. E no centenário da Abolição, uma manifestação encontra um limite. Da estátua de Zumbi à estátua de Duque de Caxias, fazemos um balanço: passada a ditadura, como separar as arbitrariedades do regime militar das arbitrariedades que marcaram séculos de história brasileira para a população negra? Houve anistia? Pra quem?
    Más Menos
    38 m
  • 6. Que bloco é esse
    Nov 19 2025
    Um desfile desafiador em Salvador e um assassinato que virou uma fagulha. “Um feio espetáculo” tomou as ruas de Salvador no começo de 1975: o primeiro desfile do bloco Ilê Aiyê. Três anos depois, um jovem negro trabalhador, rouba uma caixa de frutas e, dias depois, é preso, torturado e morto. Os militares tinham entendido errado a origem dos bailes, mas tinham intuído algo fundamental: eles eram, de fato, um perigo para o regime. Agora esse perigo toma as ruas.
    Más Menos
    43 m
Todavía no hay opiniones