Episodios

  • #46 - UM ESTUDO SOBRE A CERÂMICA DE CORINTO - Alexandre Carneiro Cerqueira Lima, Professor Titular de História Antiga (IHT/HISTÓRIA - UFF)
    Jun 25 2024

    Vivemos em um mundo povoado por imagens. Nossas vidas estão sempre em constante registro por máquinas fotográficas, câmeras e celulares.

    Na Grécia Antiga, os objetos carregavam significado e registravam o cotidiano. Em Corinto durante os séculos VII e VI a.c., os artesãos utilizavam a produção de vasos e outros objetos para a produção de narrativas pictóricas.

    O Professor Alexandre Carneiro, em seu livro "O espaço do fabulo - representações de animais e monstros na cerâmica coríntia (VII-VI séculos a.C.", procura compreender essas narrativas e o trabalho desses artesãos.

    CRÉDITOS: RUNNING FREE by muzaproduction https://pixabay.com/pt/music/acao-running-free-109691/

    Más Menos
    37 m
  • #45 - A AUTOBIOGRAFIA FICCIONAL DE UM HISTORIADOR - Daniel Aarão Reis Filho, Professor Titular de História Contemporânea (IHT/HISTÓRIA - UFF)
    Feb 15 2024

    Às vésperas do aniversário de 60 anos do golpe militar de 1964, o historiador Daniel Aarão Reis lança o livro "Na corda bamba: memórias ficcionais" (Editora Record). Ele nos apresenta um retrato ficcionalizado da experiência de uma geração de jovens e da sociedade brasileira nas sombrias décadas de 1960 e 1970.

    Estruturada em três partes – “Ditadura”, “Exílio” e “Retorno” –, a narrativa se desenrola por meio de contos que acompanham os traumáticos acontecimentos do período – a partir de personagens plurais, tanto progressistas de esquerda quanto apoiadores do golpe. Ambientadas no Rio de Janeiro, em Argel, Paris, Santiago, Havana e de volta ao Rio de Janeiro, as histórias retratam, com sensibilidade e não raras vezes humor, o cotidiano, as vivências e as dores daqueles jovens cheios de ideologia e sonhos.

    O livro marca a estreia do autor na literatura e pode ser considerado uma ficção histórica, com muitos aspectos autobiográficos, já que Daniel Aarão Reis esteve entre os jovens que resistiram e lutaram contra o golpe. Como bem escreveu na orelha Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação, Na corda bamba “nos presenteia com esta afortunada incursão numa ficção inspirada em sua vasta experiência de vida”. Uma maneira de relembrar esse momento difícil da história do Brasil.

    CRÉDITOS: RUNNING FREE by muzaproduction https://pixabay.com/pt/music/acao-running-free-109691/

    Más Menos
    50 m
  • #44 - PASSADO, PRESENTE E FUTURO DA FAIXA DE GAZA - Isabela Agostinelli dos Santos, Doutora em Relações Internacionais (PPGRI SAN TIAGO DANTAS - UNESP, UNICAMP, PUC-SP)
    Nov 29 2023

    O que tem ocorrido na Faixa de Gaza e em Israel desde 7 de outubro não surgiu do nada e nem de repente. Limpeza étnica, expulsões, privações, prisões sem julgamento, bombardeios, entre outros eventos são alguns dos elementos que povoam o cotidiano de palestinos da Faixa de Gaza e da Cisjordânia.

    Para entendermos um pouco mais do que vem ocorrendo na Faixa de Gaza, a história da região e dos palestinos e o que podemos esperar do futuro da região conversamos com Isabela Agostinelli dos Santos, Doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Na sua tese "Morte e vida palestina: a reorientação tática do colonialismo israelense na Faixa de Gaza", defendida este ano, ela explica a história desse trecho da Palestina e as formas de dominação israelense antes e depois da retirada do bloco de assentamentos israelenses de Gush Katif em 2005.

    Ela vem aqui explicar sobre sua pesquisa, o contexto histórico da região, o desenrolar da ocupação desde 2005 e o que ela espera para o futuro dos palestinos

    Não há melhor forma para compreendermos o que os palestinos de Gaza passam do que ouvirmos quem pesquisa a fundo a região e seus habitantes.

    CRÉDITOS: RUNNING FREE by muzaproduction https://pixabay.com/pt/music/acao-running-free-109691/

    Más Menos
    1 h y 2 m
  • #43 - O SAQUE DAS RIQUEZAS DA AMAZÔNIA - Gilberto de Souza Marques, professor da Faculdade de Economia (UFPA)
    Nov 14 2023

    A Amazônia é uma região de grandes riquezas naturais e culturais. Mas as riquezas naturais são alvo do interesse de empresas multinacionais e de potência estrangeiras como os Estados Unidos.

    Para falarmos sobre as riquezas da região e de como tais recursos tem sido alvo de saques conversamos com Gilberto de Souza Marques, Professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Pará. Ele é coautor do capítulo de "Acumulação de capital e saque de recursos naturais na Amazônia" junto com as professoras Nazira Camely (Faculdade de Economia - UFF) e Indira Rocha Marques (Faculdade de Geografia e Cartografia - UFPA), presente no livro "Economia Brasileira - Uma reconstrução necessária" (HUCITEC Editora), organizado pelos pelos professores Fernando Augusto Mansor (UFF) e Victor Leonardo de Araújo (UFF).

    Venha descobrir como as riquezas brasileiras são levadas e como o poder público trata de forma negligente a região norte.

    CRÉDITOS: RUNNING FREE by muzaproduction https://pixabay.com/pt/music/acao-running-free-109691/

    Más Menos
    54 m
  • #42 - ROCK DOS ANOS 60 E 80 - Luís Fellipe Fernandes Afonso, Doutor em História (PPGHC-UFRJ)
    Oct 24 2023

    Como podemos comparar o mesmo estilo musical em épocas distintas? Qual é a importância do estudo sobre a música no Brasil, especialmente o rock nos anos 60 e 80?

    Sobre isso, Luís Fellipe Fernandes Afonso, doutor em História (PPGHC-UFRJ), vem falar sobre sua pesquisa no doutorado. Ele fala sobre suas motivações, suas fontes, as dificuldades enfrentadas principalmente pela pandemia do COVID-19 e por uma reflexão a respeito da memória do rock brasileiro.

    Venha conhecer um pouco mais sobre um ritmo musical atemporal.

    CRÉDITOS: RUNNING FREE by muzaproduction https://pixabay.com/pt/music/acao-running-free-109691/

    Más Menos
    36 m
  • #41 - UMA BRASILEIRA NA NASA - Raquel Gomes Gonçalves Farias, Doutoranda em Biotecnologia (USP)
    Oct 19 2023

    Quando falamos em viagens para Marte, sempre pensamos nas formas como os seres humanos poderão sobreviver e viver em condições tão inóspitas.

    Ainda que a viagem para Marte seja uma realidade pouco distante, as pesquisas para que isso ocorra e que tenhamos condições para a manutenção da vida já é real e concreta.

    Neste episódio conversamos com Raquel Gomes Gonçalves Farias, Doutoranda em Biotecnologia (USP), sobre as pesquisas que ela desenvolve. Ela explica sua pesquisa com microalgas, na qual estuda resistência delas quando submetidas a condições similares às de Marte e como uma tecnologia viva de produção de oxigênio pra quando o ser humano for pra Marte. Vamos conhecer o caminho percorrido por ela desde a Baixada Fluminense até a NASA.


    CRÉDITOS: RUNNING FREE by muzaproduction https://pixabay.com/pt/music/acao-running-free-109691/

    Más Menos
    1 h y 19 m
  • #40 - A PERCEPÇÃO HUMANA SOBRE HUMANOS VIRTUAIS - Victor Flávio de Andrade Araujo, Doutorando em Ciência da Computação (PUCRS)
    Sep 23 2023

    Vivemos cercados por tecnologia no nosso cotidiano. Assistentes virtuais, personagens e cenários criados por computação gráfica, inteligência artificial e jogos eletrônicos com personagens cada vez mais reais. E como percebemos esses personagens cada vez mais parecidos conosco?

    Victor Flávio de Andrade Araujo, Doutorando em Ciência da Computação (PUCRS), fala como é a nossa percepção em relação a esses elementos e como em sua pesquisa ele tenta aprofundar o entendimento sobre a nossa relação entre o real e o virtual.


    CRÉDITOS: RUNNING FREE by muzaproduction https://pixabay.com/pt/music/acao-running-free-109691/

    Más Menos
    52 m
  • #39 - A PESQUISA ARQUEOLÓGICA NO BRASIL - Victor Guida de Freitas, Doutorando em Arqueologia/PPGArq (Museu Nacional/UFRJ)
    Sep 7 2023

    Como a pesquisa arqueológica é feita no Brasil? Como é o trabalho de pesquisa de um arqueólogo?

    Para sabermos um pouco mais sobre isso e muito mais, conversamos com Victor Guida de Freitas, Doutorando em Arqueologia pelo Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional/UFRJ. Ele fala sobre a pesquisa que desenvolve no doutorado, focada nos remanescentes humanos pós-incêndio da exposição do Museu Nacional, incêndio ocorrido em 2 de setembro de 2018; sobre o seu trabalho de pesquisa no mestrado, no qual tratou dos Sambaquieiros, uma das primeiras populações do litoral brasileiro, além de outros assuntos.

    Venha conhecer um pouco mais sobre a arqueologia e o trabalho desenvolvido.


    CRÉDITOS: RUNNING FREE by muzaproduction https://pixabay.com/pt/music/acao-running-free-109691/

    Más Menos
    58 m