Episodios

  • Ep. 124 - Cláudia Clemente
    Nov 24 2025

    Licenciada em Arquitectura, Cláudia Clemente tem-se destacado como escritora, realizadora de cinema, argumentista e fotógrafa. Estreou-se com o livro de contos "O Caderno Negro", em 2003, a que se seguiram mais quatro incursões nas ficções breves, um romance, uma peça de teatro e uma biografia ("Tatuagens de Luz: para uma imagem de Leonor de Almeida"). Realizou seis curta-metragens, três documentários e a longa "Quatro Mulheres à Beira da Água". Foi argumentista em séries televisivas, como "Snu", "A Espia" e "A Marquesa de Alorna", que a RTP exibirá no próximo ano. Na sua mais recente exposição de fotografias, "Plastic Bitch", prossegue um trabalho de auto-representação, servindo-se do seu corpo como "matéria-prima para a criação de personagens" que, neste caso, são espelho de uma sociedade hiperconsumista.
    Cláudia Clemente trouxe para este programa as seguintes obras:

    "Rapto", de Leonor de Almeida, edição da autora (incluído no volume com a poesia completa de Leonor de Almeida, "Na Curva Escura dos Cardos do Tempo", Ponto de Fuga)
    "A Fuga de Wang-Fô", de Marguerite Yourcenar, Contexto (tradução de Luís Miguel Nava)
    "Contos Completos", de Julio Cortázar, em dois volumes, Cavalo de Ferro (tradução de Miguel Filipe Mochila, Isabel Petterman e Rita Graña)

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    31 m
  • Ep.120 - Inês Lourenço
    Oct 20 2025

    Esta semana, o Biblioteca de Bolso esteve no festival Lisbon Revisited - Dias de Poesia, que decorreu entre 17 e 19 de Outubro, para conversar com Inês Lourenço, uma das participantes no encontro. Nascida em 1942, no Porto, formou-se em Estudos Portugueses na Faculdade de Letras, tendo trabalhado nos CTT e no ensino secundário. Estreou-se em 1980, com "Cicatriz 100%", primeiro de uma lista 18 livros (alguns deles antologias), que vai até ao mais recente: Ainda o Lugar Incerto da Procura, editado pela Glaciar, em 2024. Entre 1987 e 1999, coordenou e editou a revista Cadernos de Poesia - Hífen. Em 2023, a Câmara Municipal do Porto atribuiu-lhe a medalha de mérito da cidade.Inês Lourenço trouxe para o programa os seguintes livros:


    "Os Fidalgos da Casa Mourisca", de Júlio Dinis, Relógio D'Água
    "O Prazer do Texto", de Roland Barthes, Edições 70 (tradução de Maria Margarida Barahona)
    "Poesia", de Eugénio de Andrade, Assírio & Alvim

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    25 m
  • Ep. 123 - Dora Batalim Sottomayor
    Nov 17 2025

    Especialista em livros infantis, professora e investigadora na área da pedagogia das artes, Dora Batalim Sottomayor já coordenou o Serviço Educativo da Bedeteca de Lisboa e montou várias bibliotecas escolares. Dá aulas no ISPA e foi coordenadora pedagógica da Pós-graduação em Livro Infantil da Universidade Católica de Lisboa. Assume funções de consultadoria editorial junto da Assembleia da República e é tradutora e revisora de literatura para crianças, além de autora do livro "O Macaco do Rabo Cortado" (na Livros Horizonte), com ilustração de Gonçalo Viana.Dora Batalim Sottomayor trouxe para este programa as seguintes obras:


    "O Meu Livro de Cozinha", versão portuguesa de Maria de Lurdes Modesto, Verbo
    "Contos Tradicionais Portugueses", escolhidos e comentados por Carlos de Oliveira e José Gomes Ferreira, com ilustrações de Maria Keil, Iniciativas Editoriais
    "Gramática da Fantasia - Introdução à Arte de Contar Histórias", de Gianni Rodari, Caminho (tradução de José Colaço Barreiros)

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    35 m
  • Ep.123 -Daniel Blaufuks
    Nov 10 2025

    Nascido no seio de uma família de refugiados judeus alemães, em 1963, Daniel Blaufuks fez a sua formação entre Lisboa (na AR.CO), Londres (Royal College of Arts) e Nova Iorque (Watermill Foundation). Trabalha sobretudo com fotografia e vídeo, em obras que se aproximam muitas vezes de universos literários, explorando a ligação entre o tempo e o espaço. Realizou, entre outros, os documentários "Sob Céus Estranhos" (2002) e "Um Pouco Mais Pequeno do que o Indiana" (2006). É director de imagem da revista literária Granta em Língua Portuguesa, editada pela Tinta da China, em cujo catálogo vai publicando os seus livros e álbuns fotográficos. O mais recente de todos acaba de ser lançado e tem como título Tentativa de Esgotamento (depois do adeus).Daniel Blaufuks trouxe para este programa os seguintes livros:


    "W ou le souvenir d'enfance", de Georges Perec, Gallimard
    "Austerlitz", de W. G. Sebald, Quetzal (tradução de Telma Costa)
    "Não Pai", de Daniel Blaufuks, Tinta da China

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    37 m
  • Ep. 122 - Jorge Reis-Sá
    Nov 3 2025

    Biólogo de formação, Jorge Reis-Sá, 48 anos, fundou as Quasi Edições, em 1999, e nunca mais abandonou o universo do livro. Após o fecho das Quasi, em 2009, trabalhou três anos na Babel, e vem-se dedicando à função de consultor editorial de várias instituições, editoras e autarquias. Dirige ainda a colecção de poesia da Imprensa Nacional. Como autor, publicou romances, contos, crónica, poesia e literatura infantil. O volume que recolhe a totalidade da sua obra poética, Prado do Repouso (A Casa dos Ceifeiros), venceu o Prémio Literário Fundação Inês de Castro, em 2024. Na RTP3, apresentou os programas "Mil Vezes Camões" e, mais recentemente, "Mil Vezes Camilo".
    Jorge Reis-Sá trouxe para este programa os seguintes livros:

    "Horto de Incêndio", de Al Berto, Assírio & Alvim
    "Todos os Nomes", de José Saramago, Porto Editora
    "O Sorriso do Flamingo", de Stephen Jay Gould, Gradiva (tradução de Carlos Marques da Silva)

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    33 m
  • Ep.121 - Marta Hugon
    Oct 27 2025

    Cantora e compositora, Marta Hugon manteve sempre um pé na música e outro na literatura. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, escreve para publicidade e é professora na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas. Criou, com Mariana Norton e Joana Machado, o projecto Elas e o Jazz. Em 2024, estreou-se na literatura de ficção com "Souvenir" (Tinta da China), um conjunto de contos cosidos pelo fio da memória. Este seu primeiro livro acaba de ser distinguido com o Prémio Irene Lisboa. Marta Hugon trouxe para este programa as seguintes obras:

    • "O Tempo, Esse Grande Escultor", de Marguerite Yourcenar, Relógio D'Água (tradução de Helena Vaz da Silva)
    • "Passos Perdidos", de Paulo Varela Gomes, Tinta da China
    • "A Civilização do Espectáculo", de Mário Vargas Llosa, Quetzal (tradução de Cristina Rodriguez e Artur Guerra)

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    29 m
  • Ep. 119 - Alda Rodrigues
    Oct 13 2025

    Hoje tradutora literária a tempo inteiro, Alda Rodrigues começou por trabalhar no campo da lexicografia, coordenando a edição ou actualização de vários dicionários. Depois, fez um doutoramento em Teoria da Literatura, antes de se dedicar a trazer para a nossa língua autoras que escrevem em inglês, como Marilynne Robinson, Jane Austen, Katherine Mansfield, Rachel Cusk, Deborah Levy ou Jamaica Kincaid. Assina ainda a coluna "Faca de Papel", na revista Forma de Vida, e é autora do blogue Cinéfilo Preguiçoso, com o escritor Alexandre Andrade, convidado no episódio 41 do Biblioteca de Bolso.
    Alda Rodrigues trouxe para este programa os seguintes livros:

    "Apresentação do Rosto", de Herberto Helder, Porto Editora
    "Silent Woman: Sylvia Plath and Ted Hughes", de Janet Malcolm, Granta Books
    "The Principles of Uncertainty", de Maira Kalman, The Penguin Press

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    28 m
  • Ep.118 - José Gardeazabal
    Oct 6 2025

    Autor tardio e muito prolífico, José Gardeazabal estreou-se literariamente em 2015, com o livro "História do Século XX", vencedor da primeira edição do Prémio de Poesia INCM/Vasco Graça Moura. Com o seu nome civil, José Tavares, doutorou-se em Harvard e é professor de Economia na Universidade Nova de Lisboa. Na última década, publicou um total de 15 livros, incluindo teatro, ensaio, literatura infantil, e seis romances, o último dos quais, "Origami", foi lançado pela Companhia das Letras no final de 2024. No jornal "Expresso", publica regularmente ensaios sobre grandes temas da actualidade (a democracia, a política internacional, a Europa), abordados de uma perspectiva filosófica.
    José Gardeazabal trouxe para este programa os seguintes livros:

    "Física da Tristeza", de Gueorgui Gospodinov, Relógio D'Água (tradução de Monika Boneva e Paulo Tiago Jerónimo)
    "Felizes Anos de Castigo", de Fleur Jaeggy, Alfaguara (tradução de Ana Cláudia Santos)
    "Breviário de Decomposição", de Emil Cioran, Edições 70 (tradução de Miguel Martins)

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    27 m