Episodios

  • Planos de saúde usarem brechas para expulsar 'quem dá prejuízo' pode virar foco de CPI
    May 23 2024
    O comentarista Bernardo Mello Franco repercutiu os mais de 200 pedidos de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito contra planos de saúde que suspendem cobertura dos mais vulneráveis, como idosos, pessoas com deficiência e autistas. Segundo um levantamento da ANS, queixas de cancelamento unilateral pelas empresas cresceram 99% no primeiro semestre de 2024 em comparação a 2023, e o jornalista analisa que, apesar de ser legítimo instituições privadas visarem o lucro, é necessária uma regulamentação para minar casos abusivos.
    Más Menos
    5 m
  • Se confirmada, cassação de Castro será 'verdadeiro strike' na elite política do Rio de Janeiro
    May 21 2024
    Bernardo Mello Franco faz uma análise sobre o processo que pode levar à cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, do vice-governador do estado, Thiago Pampolha, e do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Rodrigo Bacellar. 'Se for confirmada a cassação, vai ser um verdadeiro strike na elite política do Rio de Janeiro, estado que já vem sendo assolado por escândalos há bastante tempo'.
    Más Menos
    6 m
  • Bolsonaristas abandonam Chiquinho Brazão, que deve ser cassado
    May 16 2024
    Diferentemente da votação em abril que, por pequena diferença, manteve a prisão do deputado Chiquinho Brazão, o Conselho de Ética da Câmara abriu o processo de cassação do deputado com 16 votos a 1. Para o comentarista Bernardo Mello Franco, mudança de postura de deputados do PL se deve a ter 'pegado muito mal para o bolsonarismo' a defesa da soltura do acusado de mandar matar Marielle Franco. O jornalista enfatiza que, pensando na próxima eleição, os parlamentares decidiram, então, 'jogar o companheiro ao mar'.
    Más Menos
    8 m
  • Parlamentares tentam se autopromover com fake news e minar confiança nas equipes de no RS
    May 14 2024
    O comentarista Bernardo Mello Franco analisa como informações falsas sobre tragédia no Rio Grande do Sul são mais do que um desvio do debate político, mas um negócio que, agora, conta com parlamentares que tentam monetizar fake news e desgastar os governos federal e estadual. O jornalista ainda reforça que é necessário haver regulamentação das redes sociais e responsabilização de campanhas de desinformação.
    Más Menos
    8 m
  • 'Ricardo Nunes é um candidato dividido: ser ou não bolsonarista?'
    May 9 2024
    Bernardo Mello Franco analisa as entrevistas dos pré-candidatos à prefeitura de São Paulo ao jornal O Globo. Ele destaca o candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB): 'ele quer o apoio de Bolsonaro e os votos que vem a partir disso; mas, não quer a rejeição ao ex-presidente e a possibilidade de perder as eleições por isso'.
    Más Menos
    7 m
  • É preciso, sim, politizar as enchentes no Rio Grande do Sul
    May 7 2024
    Chega a 90 o número de mortes provocadas pelas chuvas no estado. Mais de 1,3 milhão de pessoas foram afetadas pelos temporais. Outras 132 continuam desaparecidas. Diante do grave cenário, Bernardo Mello Franco reflete sobre a responsabilidade dos políticos pela tragédia: 'A política está, sim, na origem destes problemas que estamos enfrentando agora'.
    Más Menos
    7 m
  • Lula dá mau exemplo e comete crime eleitoral em campanha antecipada para Boulos no 1º de maio
    May 2 2024
    O comentarista Bernardo Mello Franco repercute a infração do presidente à lei eleitoral 'à luz do dia', em ato tradicional do Dia do Trabalhador, ao pedir votos para Guilherme Boulos, pré-candidato à Prefeitura de São Paulo. O jornalista pontua hipocrisias na legislação e muitas muito baixas e relembra que não vai ser a primeira vez que Lula vai ser punido por esse tipo de crime.
    Más Menos
    6 m
  • Inelegível, Bolsonaro usa feira agrícola para alavancar Tarcísio em 2026
    Apr 30 2024
    Bernardo Mello Franco faz uma análise sobre as movimentações políticas que ocorreram na maior feira agropecuária do país. O vice-presidente Geraldo Alckmin esteve presente, em uma tentativa de aproximação do governo Lula do setor do agronegócio. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro discursou ao lado de aliados, elogiou feitos do seu próprio governo e aproveitou para apresentar dois sucessores em potencial: governador de SP, Tarcísio de Freitas e governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
    Más Menos
    7 m