Episodios

  • AULA ABERTA: Pessoas Trans nos Esportes
    Feb 6 2025
    Não é raro ver nas redes sociais comentários de ódio e transfobia sempre que falamos sobre a presença de pessoas trans nos esportes. Para quebrar preconceitos e tirar dúvidas sobre a inclusão - ou falta dela, nos esportes, convidamos Miriel Emma e Érika Paula para uma conversa mediada por Dante Olivier.
    Más Menos
    1 h y 4 m
  • AULA ABERTA: Militarização das escolas públicas
    Oct 31 2024
    Nesta edição de “Qual o Babado?”trazemos o seguinte babado: o que é a Militarização das Escolas Públicas? Abrimos o diálogo, discutimos e refletimos sobre a tematica pensando na estrutura atual da educação pública, do impacto e consequências que vem se encaminhando, o quanto isso afeta a população mais vulnerável e principalmente a comunidade LGBTQIAPN+. Para essa conversa chamamos Antônio Silva e Thiago Torres, o Chavoso da USP e teremos a mediação de Lucila Lang. “Qual o babado?” que se propõe a ser uma roda de conversa aberta e informal para discussão de temas amplos, não necessariamente para se chegar em soluções objetivas, concretas e de curto prazo que muitas vezes não existem, mas sim como avançar na discussão de temas urgentes, e chamar mais pessoas para as conversas e proposições de respostas e caminhos possíveis. Sobre os participantes: Thiago Torres, mais conhecido como Chavoso da USP, tem 24 anos, é da Zona Norte de São Paulo e formado em Ciências Sociais pela USP. Tem um canal no YouTube onde fala de sociologia, política e cultura periférica, além de palestrar em escolas públicas, Fundações CASA, cursinhos populares, ocupações etc. Antônio Ferreira da Silva professor de Filosofia em Osasco, militante sindical atuando na resistência e luta contra o projeto de destruição da escola pública do atual governo, um dos coordenadores da secretaria LGBTQIA+ da Apeoesp Subsede Osasco e, também atua na organização da Parada do Orgulho LGBTQIA+ da cidade, além de militante da Resistência da oposição.
    Más Menos
    1 h y 43 m
  • AULA ABERTA: Racismo e Militarização nas Favelas e Periferias durante a Pandemia com Gizele Martins
    Sep 21 2020
    Diante do histórico genocídio das populações de periferias e favelas do país, em sua grande maioria pessoas negras, pela Polícia Militar e suas variações, a configuração ganhou novos agravantes sob o contexto da pandemia e do isolamento social. A "Aula Aberta: Racismo e Militarização nas Favelas e Periferias durante a Pandemia" foi ministrada por Gizele Martins, moradora da MARÉ (RJ), Jornalista e Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas.
    Más Menos
    1 h y 13 m
  • AULA ABERTA: Renda Básica Cidadã com Leandro Ferreira
    Jul 19 2020
    Com o isolamento social, a pauta a respeito da viabilidade da implementação de uma renda básica cidadã ganhou mais espaço nas mídias sociais e tradicionais e em discussões entre partidos políticos e entidades sociais. Assim, a Aula Aberta propõe fazer uma explanação e uma reflexão sobre a ideia da Renda Básica, o que é, quais suas viabilidades e o que ela solucionaria. A aula será ministrada por Leandro Ferreira que é mestre em políticas públicas pela Universidade Federal do ABC, onde defendeu a dissertação "Renda Básica - Implementação e Controvérsia" e pesquisador do Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento (CEDE) da UFRJ. Também preside a Rede Brasileira de Renda Básica desde 2019, organização voltada para a pesquisa e promoção de iniciativas de aperfeiçoamento de transferências de renda com foco na sua expansão e universalização. Trabalhou no Senado Federal junto ao gabinete do ex-Senador Eduardo Suplicy e como Técnico da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.
    Más Menos
    1 h y 4 m
  • AULA ABERTA: Violência Doméstica em Tempos de Pandemia com Mariana Ferreira
    Jul 15 2020
    Com o isolamento social e a necessidade de se manter dentro de casa, vieram as notícias e dados a respeito do aumento da violência doméstica em todo o Brasil. Se antes da pandemia este problema já era enfrentado por uma grande parte das mulheres brasileiras, agora a situação ficou ainda mais grave. Quais são as formas da violência doméstica? Que dados oficiais temos para falar sobre Violência Doméstica nesse período? Quais os achismos ou constatações? Para ministrar essa aula, convidamos Mariana Ferreira, sexóloga criminal com atuação em violência sexual e transtornos psiquiátricos e médica legista do Estado de São Paulo. É formada pela Universidade de Marília-SP (UNIMAR), com pós-graduações pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-FMUSP; Também é especialista em Sexualidade Humana, Medicina do Trabalho, Bioética e Medicina do Tráfego.
    Más Menos
    54 m