Episodios

  • Sistema Faemg Senar lança o 1º Congresso Nacional da Carne
    Apr 30 2025

    Durante a Expozebu, em Uberaba, que aconteceu no último sábado (26), o Sistema Faemg Senar anunciou oficialmente o lançamento do Congresso Nacional da Carne (CONACARNE), que acontece nos dias 18 e 19 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte. A primeira edição do evento promete reunir mais de 2 mil participantes e promover discussões estratégicas sobre o futuro da cadeia da carne no Brasil.
    O CONACARNE nasce com a missão de conectar os principais elos do setor — produtores, indústria e varejo — em torno de temas essenciais como mercado e sustentabilidade. A programação contará com palestras magnas e técnicas sobre pecuária de precisão e gestão até o comportamento do consumidor, com foco na modernização e valorização da produção de carne bovina no país.
    Além disso, o Congresso também será palco de uma discussão sobre os mitos que envolvem a pecuária brasileira, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade ambiental.

    Más Menos
    3 m
  • Prazo para produtor rural negociar multas ambientais termina em julho
    Apr 28 2025

    O Sistema Faemg Senar chama a atenção para que produtores rurais com multas ambientais em Minas possam negociar esses valores com descontos de até 50%. O prazo para aderir ao Programa de Conversão de Multas Ambientais (Pecma) vai até 10 de julho. A adesão é aberta a pessoas físicas e jurídicas autuadas por infrações ambientais, que se comprometam a quitar os valores devidos e a não ajuizar ações para prorrogar o pagamento. A iniciativa foi implantada, neste ano, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e o objetivo é buscar a resolução de infrações ambientais, garantindo que os recursos arrecadados sejam investidos rapidamente em projetos de recuperação ambiental, proteção da fauna e flora e educação ambiental.

    A Semad começou a analisar os primeiros pedidos de adesão ao Pecma e o Sistema Faemg Senar, em parceria com os Sindicatos de Produtores Rurais, já está apoiando os produtores rurais que firmaram seus termos em Minas Gerais junto ao órgão ambiental, garantindo o suporte necessário para que o produtor tenha acesso ao benefício de forma segura e legal.

    Más Menos
    4 m
  • Cultivo de baunilha é nova aposta de produtores de café
    Apr 25 2025

    Diversificar e inovar sempre foi uma marca registrada de Paula Dias e Pedro Rodrigues Dias, produtores da Serra da Mantiqueira. À frente da Grandpa Joel’s Coffee, o casal já se destacava pela produção de cafés especiais e mel. Agora, a paixão pelo campo ganhou um novo aroma: a baunilha. A especiaria, rara e delicada, passou a ser cultivada na propriedade, colocando os produtores entre os pioneiros na região e reforçando o compromisso da família com a diversidade e a originalidade no campo.
    Com 15 anos de parceria pessoal e profissional, Pedro e Paula uniram as experiências que trouxeram da Califórnia e de Nova York à paixão pela agricultura, transformando a antiga fazenda da família de Pedro em um polo de inovação rural. Lá, tradição e criatividade se encontram em iniciativas como o turismo rural, a produção de mel familiar e as embalagens de café que carregam sementes para o consumidor plantar o próprio pezinho em casa — um convite a viver, de perto, a conexão com a terra.
    O cultivo da baunilha começou de forma curiosa: uma reportagem despertou o interesse de Paula. Anos depois, ao encontrar uma muda, levou-a para a fazenda e iniciou, por conta própria, os primeiros cuidados com a planta.

    Más Menos
    4 m
  • Acesso ao crédito: Agro mineiro investe em novas tecnologias para aumentar produtividade e reduzir custos
    Apr 23 2025

    Principal atividade exportadora de Minas Gerais no primeiro bimestre de 2025, com 43% do volume total, foi o agronegócio. Por trás desse crescimento que superou setores tradicionais como a mineração, está uma indústria que investe em modernização de máquinas e processos que ofereçem aos produtores rurais novos métodos e tecnologias para irrigação, armazenamento e fertilização biológica. Diante dos diversos desafios climáticos e econômicos, o foco, segundo os empresários, é desenvolver soluções que permitam o aumento da produtividade com redução de custos.
    O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) tem importante papel estratégico ao financiar projetos tanto para quem desenvolve soluções em inovação, quanto para os produtores que contratam esses produtos. Em 2024, o agro foi responsável por 40% dos R$ 3,5 bilhões liberados em crédito pelo Banco.

    Más Menos
    3 m
  • Exportações do agro mostra quebra de recorde e oportunidades do cenário externo
    Apr 20 2025

    As exportações do agronegócio mineiro registraram o melhor trimestre da série histórica, iniciada em 1997. O setor se consolidou à frente dos resultados da mineração com uma fatia de 45,3% do total das exportações do estado, número que cresceu desde o último balanço, que registrou 43%. A receita gerada pela venda de produtos do agro atingiu US$ 4,5 bilhões, com um volume de 3 milhões de toneladas. O destaque desse levantamento, no entanto, é o crescimento de mais de 260% na exportação de ovos, impulsionada pelo surto de influenza aviária que varreu os Estados Unidos.
    O mês de março também se revelou o melhor desempenho de um mês isolado em toda a série histórica. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, observou-se um crescimento de 26% na receita de janeiro a março, embora o volume tenha registrado uma redução de 14,2%. O levantamento também apontou valorização do preço médio das commodities agropecuárias por tonelada de aproximadamente 47%. Já os produtos exportados pelos demais segmentos da economia mineira valorizaram, em média, apenas cerca de 13%.

    Más Menos
    4 m
  • Mineira JPA Agro impulsiona o agronegócio com tecnologia e crédito desburocratizado
    Apr 18 2025

    Falar que o agronegócio é um dos pilares da economia brasileira e mineira já é uma rotina. No entanto, o financiamento para o setor continua sendo um desafio para o crescimento cada vez mais expressivo da produção. Com a participação do BNDES no crédito rural diminuindo com o passar dos anos e as taxas de juros mais altas no país, produtores enfrentam obstáculos para acessar recursos, especialmente os pequenos e médios agricultores.
    Minas se destaca não apenas pela expansão produtiva, mas também pela presença de alternativas e soluções. Uma dessas facilitadoras é a JPA Agro, de Lavras, no sul do estado, que vem transformando a concessão de crédito no agro com agilidade, abrangência e inteligência de mercado.

    Más Menos
    5 m
  • Região do Cerrado Mineiro alcança cinco milhões de selos emitidos para cafés industrializados e fortalece liderança global
    Apr 16 2025

    A Região do Cerrado Mineiro, comemora um um marco inédito em 2024: a emissão de cinco milhões de selos de Denominação de Origem (DO) para cafés industrializados. No dia internacional do café, comemorado dia 14 de abril, vale o destaque de que o número reflete não apenas a qualidade e a consistência dos grãos produzidos na região, mas também a expansão da presença no mercado global, alcançando mais de 50 países.
    Os avanços não param por aí. Em relação ao café verde certificado com o selo DO, a região registrou um crescimento de 160% em 2024, passando de 115 mil para 300 mil sacas certificadas. Essa evolução demonstra a crescente valorização do café da Região do Cerrado Mineiro entre torrefadores e consumidores internacionais.

    Más Menos
    4 m
  • Terroir dos cafés especiais de Capelinha ganha destaque
    Apr 14 2025

    A Chapada de Minas, localizada no Vale do Jequitinhonha, destaca-se como uma região produtora de cafés especiais. Composta por 22 municípios, incluindo Capelinha, a área conta com aproximadamente 5.800 produtores de café arábica, gerando cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.
    Segundo o CEO da Jequitinhonha Alimentos, Luiz Carlos Moreira Barbosa, o município de Capelinha tem se consolidado como referência na produção de cafés especiais, graças a um terroir privilegiado.
    Estudos da EMATER-MG e do Programa Certifica Minas Café, indicam que a região reúne condições ideais para o cultivo de cafés de alta qualidade. Além disso, pesquisas da EPAMIG apontam que o solo e o microclima da região favorecem o desenvolvimento de grãos com características sensoriais diferenciadas.

    Más Menos
    3 m
adbl_web_global_use_to_activate_webcro768_stickypopup