Episodios

  • Metalúrgico abandona profissão para se dedicar aos queijos finos de cabra
    Oct 3 2025

    Produzir alimentos saudáveis para a família sempre foi o objetivo do casal Alisson Hauck Dornellas de Castro e Rosimere Oliveira Alves Hauck. Para colocar em prática esse sonho, eles decidiram adquirir um sítio em Itaverava, na região central de Minas Gerais.
    Em 2016, Alisson, que era metalúrgico, e a esposa abandonaram os empregos para se dedicarem exclusivamente à produção dos queijos finos de cabra. O caprinocultor é responsável pela produção e processamento do leite, maturação dos queijos e embalagem final, enquanto Rosimeire cuida das vendas, que são realizadas em feiras, eventos agropecuários e também de forma virtual. Eles ainda contam com a colaboração de três funcionários, que auxiliam nos cuidados do rebanho de mais de 70 animais da raça Saanen.

    Más Menos
    4 m
  • Por ser mais raro, mel de abelhas sem ferrão pode custar até R$ 800 o litro
    Oct 2 2025

    Elas podem ser bem pequeninas, mais graúdas, de cores diversas. No Brasil são nativas cerca de 300 espécies de abelhas sem ferrão. Isso representa praticamente a metade das espécies já identificadas no mundo. E a meliponicultura, que é a criação racional dessas abelhas, também chamadas de nativas ou indígenas, está em expansão. Em Matozinhos, Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Meliponário Santa Rosa reproduz e comercializa mais de 20 espécies. O empreendimento recebe incentivo Emater-MG para expandir os negócios, através da elaboração de projeto para acesso ao crédito rural. Por lá, cerca de 90% da produção é da Uruçu Amarela, por ser mais produtiva, rendendo entre 3 a 5 litros de mel por ano, em cada colmeia.
    Embora produzam uma quantidade menor de mel, se comparadas com as abelhas com ferrão, as nativas possuem inúmeras vantagens, a começar pelo fato de serem mais amigáveis. Pode-se, por exemplo, andar por meio delas sem medo de uma ferroada. E o mel, por ser mais raro e mais rico em propriedades medicinais, também é mais valorizado no mercado. Um litro pode custar até R$ 800. Diferente das abelhas com ferrão, que produzem o mel em favo, as nativas fazem o mel em pequenos potes, o produto é mais líquido, menos doce e os sabores e cores variam bastante, a depender da espécie e da florada.

    Más Menos
    3 m
  • Cidade mineira é 2ª em número de cachaçarias registradas no país
    Sep 29 2025

    Um levantamento do Ministério da Agricultura e Pecuária mostra que a cidade de Alto do Rio Doce, no Campo das Vertentes, é a segunda do país com maior número de cachaçarias registradas. São 22, três a menos do que a cidade de Viçosa do Ceará (CE), que tem 25 e é a primeira da lista. Entre os dez municípios no topo do ranking, cinco são de Minas Gerais.

    Más Menos
    4 m
  • Instituto UbyAgro celebra um ano com projetos de sustentabilidade e inclusão social
    Sep 26 2025

    O Instituto UbyAgro acaba de completar um ano de atuação, reafirmando o compromisso de ampliar o impacto social e ambiental do agronegócio. Criado pelo Grupo UbyAgro, multinacional brasileira que, há 40 anos, transforma o agro com excelência em nutrição e defensivos agrícolas, a instituição atua como ponte entre o setor e as comunidades, desenvolvendo projetos de sustentabilidade, inclusão social, educação, cultura e inovação.

    Más Menos
    3 m
  • Entenda tudo o que o solo precisa antes de iniciar sua próxima safra
    Sep 24 2025

    Preparar o solo para uma nova safra é uma etapa importante para um bom desenvolvimento das plantas e para uma excelente colheita. Pensando nisso, a Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, preparou um checklist para colocar em prática sempre que for iniciar o plantio de uma nova safra.
    Valter Asami, gerente de produtos agronomicos da Cibra, explica que o principal item é a qualidade do solo.

    Más Menos
    4 m
  • Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais 2025 premia vencedores
    Sep 22 2025

    Os produtores Alexandre Honorato, André Luís de Faria, Fabiano Fonseca, Guilherme Maciel e Gustavo Pinheiro foram os grandes campeões do 18º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas. A premiação aconteceu no último dia 13, em Itanhandu, município que faz parte da região produtora do Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas.

    Más Menos
    4 m
  • Conacarne discute futuro da pecuária
    Sep 19 2025

    Belo Horizonte se tornou, nesta quinta-feira, o centro das discussões sobre o futuro da pecuária brasileira com a abertura do Congresso Nacional da Carne (Conacarne 2025), no Expominas. O evento, realizado pelo Sistema Faemg Senar e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), reuniu cerca de duas mil pessoas, entre produtores, especialistas, lideranças políticas e representantes das 27 federações estaduais de agricultura e pecuária.

    Más Menos
    5 m
  • Mais de 240 cachaças passam por avaliação do Concurso estadual
    Sep 16 2025

    O julgamento de avaliação sensorial do 2º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras aconteceu na semana passada em Belo Horizonte. Durante quatro dias, vinte e um jurados avaliaram 247 bebidas.
    A professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da comissão julgadora, Camila Argenta Fante, explica que a análise e avaliação dos atributos sensoriais são realizadas segundo metodologia desenvolvida especialmente para o concurso.

    Más Menos
    4 m