• Os livros da semana: refugiados, escravatura, um longo diário e um poema medieval
    Jun 8 2024

    Na estante desta semana, há uma reportagem de uma antiga jornalista que voltou à escrita: Francisca Gorjão Henriques traça o retrato de três “Mulheres Refugiadas em Portugal”; há um “Atlas do Comércio Transatlântico de Escravos”, que é uma obra de referência a propósito da indústria da escravatura; há um novo volume (o sexto) do diário do diplomata Marcelo Duarte Mathias, desta vez com o título “A Desoras” e correspondente aos anos de 2017 a 2023; e há a primeira tradução portuguesa integral da mais antiga canção de gesta, a célebre “Canção de Rolando”, do século XI.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    5 mins
  • Buscas, suspeitas e uma condenação inédita
    Jun 7 2024

    É uma estreia: pela primeira vez, um antigo ministro foi condenado em tribunal por corrupção. Uma condenação inevitável, segundo o próprio, porque sem isso o sistema de justiça cairia em total descrédito. Há quem concorde, embora por razões opostas às de Manuel Pinho, o protragonista desta história. Num outro caso político-judicial, um antigo secretário de estado foi constituído arguido, mas quem teve de se explicar foi a antiga ministra. Marta Temido é cabeça-de-lista ao Parlamento Europeu e a investigação, com buscas em diversos locais, esta semana, entrou pela campanha eleitoral adentro, a três dias das eleições. Muito ativo, o governo decidiu mudar as regras para a admissão de imigrantes em Portugal, também em plena campanha eleitoral; fica a dúvida se o facto deste assunto ter sido intensamente explorado por certas forças políticas teve alguma coisa a ver com a pressa de apresentar servição antes do próximo domingo. Enquanto isso, a maioria de Governo acusa o PS e o Chega de terem um arranjinho. Até já lhe deu um nome: ‘cheringonça’. No parlamento, a proposta da AD para a redução do IRS foi chumbada, tendo sido aprovada a que o PS apresentou. Embora o sentido de voto do Chega tenha sido o mesmo: a abstenção. Afinal, quem é muleta de quem nesta legislatura perneta?

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    51 mins
  • Livros da semana: Kafka, Sattouf, Didion e Djaimilia
    Jun 1 2024

    Esta semana, na estante do programa com o nome em banho-Maria, antecipa-se uma efeméride no calendário da próxima segunda-feira. O centenário da morte de Kafka é o pretexto para a edição (e a recomendação) de “K.”, o ensaio de Roberto Calasso dedicado aos autor de O Processo. Assinala-se a edição portuguesa do sexto e último volume da magistral novela gráfica “O Árabe do Futuro”, de Riad Sattouf. Chega também agora a Portugal, em português, o livro de despedida de Joan Didion, falecida em 2021: “Vou Dizer-te o que Penso”. Por fim, as complexidades da questão da identidade racial estão presentes num pequeno volume da escritora Djaimilia Pereira de Almeida intitulado “O que é ser uma escritora hoje, de acordo comigo”.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    6 mins
  • Cenas inéditas e coisas que ainda não foi desta
    Jun 1 2024

    Nunca um ex-presidente americano tinha sido condenado em tribunal. Trump volta a tornar-se pioneiro e ninguém sabe bem que efeito eleitoral isso poderá ter. Nunca o PSD perdeu uma eleição na Madeira. Também não foi desta, embora tenha obtido voltado a obter o pior resultado de sempre. A manter-se o ritmo (lento) a que a redução de votos se está a processar, é obrigatório fazermos contas para tentarmos perceber daqui por quanto tempo (anos, décadas, séculos?) haverá alternância no poder da ilha. Enquanto isso, a campanha para as europeias já está agora fase oficial. Com líderes ausentes e líderes omnipresentes. E com temas que regressam quando menos se espera, como é o caso da questão do aborto. Vai ser uma correria até dia 9.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    52 mins
  • Os livros da semana: Bernard Lewis, Mithá, Óscar Lopes e Camões
    May 25 2024

    Na estante desta semana, começando pelo mais importante, há uma antologia da poesia de Camões anotada por Frederico Lourenço; um ensaio intitulado “O Médio Oriente e o Ocidente”, demonstrando que aquilo que está a acontecer tem raízes profundas e complexas; a obra de um deputado do Chega que revela quem é esse deputado do Chega; e uma reunião de artigos literários de Óscar Lopes até agora inéditos em livro e finalmente publicados sob o título “A Crítica do Livro”.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    7 mins
  • Javardice e linhas vermelhas
    May 25 2024

    Pouco se falou, esta semana, das eleições na Madeira. Falou-se alguma coisa das eleições europeias. E muito se falou do que pode e não pode ser dito no Parlamento. Surgiram, entretanto, linhas vermelhas até agora inéditas, na Europa: uma extrema-direita que deixou de aceitar outra extrema-direita. Uma coisa é certa: a javardice nos Passos Perdidos e em apartes parlamentares tomou conta da Assembleia da República. Há provas.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    51 mins
  • Durão Barroso e Ricardo Salgado: uma amizade iluminada pela China
    May 21 2024

    A 15 de setembro de 2023, no dia em que Cavaco Silva lançou o livro “O Primeiro-ministro e a Arte de Governar”, o autor poderia ter sido o único protagonista. E, mesmo que a divisão do palco não seja o forte do homem que, a seguir a António de Oliveira Salazar, mais anos esteve no centro do poder, naquele dia, Cavaco partilhou as honrarias com uma antiga criação sua, José Manuel Durão Barroso.

    Há 48 referências a José Manuel Durão Barroso na agenda de Ricardo Salgado. Na maioria delas, o, à época, presidente da Comissão Europeia é apresentado, apenas, pelas iniciais – JMDB.

    Quatro dezenas das referências ao nome de Durão Barroso na agenda de Ricardo Salgado correspondem a reuniões ou a notas que o banqueiro ia escrevendo. Em algumas delas, Salgado convocava Barroso para lhe dar conselhos, noutras pré-anunciava pedidos de ajuda muito concretos.

    Oiça aqui o terceiro episódio da Agenda de Ricardo Salgado, um podcast sobre 2268 dias de vida do velho banqueiro.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    29 mins
  • Aeroportos, pontes e alta velocidade: o milagre das obras sem custos
    May 18 2024

    O governo aprovou de uma penada três-grandes-obras. Teve a sua semana de glória. E parece que, como por milagre, vai ser tudo à borla. Sem sair um tusto dos cofres do Estado. Quando será isso? Não é para já. Enquanto a coisa não se concretiza, o aeroporto de Lisboa vai crescer, como queria a concessionária. Assim ninguém se aborrece. Nem o PS. Enquanto isso já estamos de novo em pré-campanha. Se é que alguma vez saímos dela. Os debates entre cabeças de lista mostraram até agora que não é com assuntos europeus que se vão extremar opiniões. Quanto ao número da alta traição “sem paralelo”, levado à cena na Assembleia da República pelo partido de Ventura, foi coisa despachada em hora e meia. Sem ponta por onde se pegue, concluiu o Parlamento. Entretanto, os desgraçados dos imigrantes que querem regularizar a sua situação tiveram uma boa introdução à maravilha de certos serviços públicos portugueses. Welcome, malta.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Show more Show less
    50 mins